Cirurgia plástica no rosto: quais as recomendações gerais?

Resultados da cirurgia plástica no rosto dependem de cuidados em todas as fases, desde a consulta de avaliação até seguir as recomendações pós-operatórias. Confira!
A cirurgia plástica no rosto está entre os procedimentos mais buscados e, para que os resultados sejam satisfatórios, é importante que as pacientes cumpram as recomendações gerais informadas pela equipe médica nas diferentes etapas.
Na verdade, existem diversas cirurgias plásticas na face, como lifting facial, rinoplastia, mentoplastia, blefaroplastia e otoplastia. Apesar das particularidades de cada uma delas, alguns cuidados são comuns. Entenda melhor a seguir!
4 passos da cirurgia plástica no rosto
Para a realização de qualquer cirurgia plástica no rosto a paciente deve estar em um bom estado físico e mental, mas os bons resultados dependem diretamente da escolha de um cirurgião plástico confiável e cumprir as recomendações gerais.
1. Consulta de avaliação
A primeira recomendação para quem almeja fazer a cirurgia plástica no rosto é passar por uma consulta de avaliação com o cirurgião plástico escolhido.
O especialista vai avaliar diferentes aspectos como estrutura e harmonia facial, insatisfações da paciente, expectativas com a intervenção cirúrgica e outros.
A partir disso o procedimento poderá ser recomendado com a garantia de que está alinhado aos anseios da paciente.
2. Exames pré-operatórios
Qualquer cirurgia plástica demanda a realização de exames pré-operatórios para verificar se o paciente está em um bom estado de saúde.
É fundamental informar ao especialista a existência de doenças prévias, pois esse fator pode influenciar os exames prescritos que, em geral, incluem: hemograma, urina, cardíaco e, por vezes, de imagem.
3. Planejamento cirúrgico
No retorno ao médico com os resultados dos exames será possível fazer o planejamento cirúrgico, que consiste nos detalhes da cirurgia, como anestesia usada, associação de procedimentos, definição das alterações que serão feitas.
Também é nesse momento que o cirurgião plástico faz as recomendações referentes aos cuidados pré-operatórios, como interrupção de remédios anticoagulantes, alimentação, parar de fumar etc.
No dia da cirurgia plástica no rosto a paciente deve se encaminhar ao hospital no horário agendado, em jejum de 8 horas, sem joias, maquiagem e outros, com acompanhante e levando os itens essenciais na mala hospitalar.
4. Cuidados pós-operatórios
Após a cirurgia plástica no rosto a paciente recebe alta hospitalar com uma série de recomendações pós-operatórias da equipe médica, incluindo:
- manter-se em repouso por cerca de 7 dias, retomando as atividades cotidianas aos poucos;
- ir no retorno agendado para remoção dos pontos cirúrgicos;
- fazer a higienização do local operado com sabão neutro e secar corretamente;
- manter a cabeça mais elevada que o tronco usando dois travesseiros para descanso;
- não se expor ao sol e usar sempre o protetor solar indicado pelo médico;
- fazer compressas frias, sem pressionar peso sobre a face, para amenizar o inchaço;
- ter uma alimentação mais leve, evitando alimentos que exigem intensa mastigação;
- não fazer atividades físicas intensas sem autorização médica, o que pode levar de 30 a 90 dias, dependendo da recuperação e tipo de exercício;
- tomar apenas a medicação prescrita que geralmente inclui analgésico, anti-inflamatório e antibiótico.
A recuperação e resultados dependem do tipo de cirurgia, mas o inchaço e hematomas resultantes do processo cirúrgico costumam regredir nas primeiras semanas, sendo possível visualizar as mudanças estéticas.
A obtenção de resultados mais satisfatórios com a cirurgia plástica no rosto depende de seguir corretamente todas as recomendações gerais da equipe médica, desde a consulta de avaliação até o pós-operatório. Agende sua consulta e saiba mais!