11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Cirurgia plástica no rosto: quais as recomendações gerais?

Quais os cuidados com a cirurgia plástica no rosto

Resultados da cirurgia plástica no rosto dependem de cuidados em todas as fases, desde a consulta de avaliação até seguir as recomendações pós-operatórias. Confira!

A cirurgia plástica no rosto está entre os procedimentos mais buscados e, para que os resultados sejam satisfatórios, é importante que as pacientes cumpram as recomendações gerais informadas pela equipe médica nas diferentes etapas.

Na verdade, existem diversas cirurgias plásticas na face, como lifting facial, rinoplastia, mentoplastia, blefaroplastia e otoplastia. Apesar das particularidades de cada uma delas, alguns cuidados são comuns. Entenda melhor a seguir!

4 passos da cirurgia plástica no rosto

Para a realização de qualquer cirurgia plástica no rosto a paciente deve estar em um bom estado físico e mental, mas os bons resultados dependem diretamente da escolha de um cirurgião plástico confiável e cumprir as recomendações gerais.

1. Consulta de avaliação

A primeira recomendação para quem almeja fazer a cirurgia plástica no rosto é passar por uma consulta de avaliação com o cirurgião plástico escolhido.

O especialista vai avaliar diferentes aspectos como estrutura e harmonia facial, insatisfações da paciente, expectativas com a intervenção cirúrgica e outros.

A partir disso o procedimento poderá ser recomendado com a garantia de que está alinhado aos anseios da paciente.

2. Exames pré-operatórios

Qualquer cirurgia plástica demanda a realização de exames pré-operatórios para verificar se o paciente está em um bom estado de saúde.

É fundamental informar ao especialista a existência de doenças prévias, pois esse fator pode influenciar os exames prescritos que, em geral, incluem: hemograma, urina, cardíaco e, por vezes, de imagem.

3. Planejamento cirúrgico

No retorno ao médico com os resultados dos exames será possível fazer o planejamento cirúrgico, que consiste nos detalhes da cirurgia, como anestesia usada, associação de procedimentos, definição das alterações que serão feitas.

Também é nesse momento que o cirurgião plástico faz as recomendações referentes aos cuidados pré-operatórios, como interrupção de remédios anticoagulantes, alimentação, parar de fumar etc.

No dia da cirurgia plástica no rosto a paciente deve se encaminhar ao hospital no horário agendado, em jejum de 8 horas, sem joias, maquiagem e outros, com acompanhante e levando os itens essenciais na mala hospitalar.

4. Cuidados pós-operatórios

Após a cirurgia plástica no rosto a paciente recebe alta hospitalar com uma série de recomendações pós-operatórias da equipe médica, incluindo:

  • manter-se em repouso por cerca de 7 dias, retomando as atividades cotidianas aos poucos;
  • ir no retorno agendado para remoção dos pontos cirúrgicos;
  • fazer a higienização do local operado com sabão neutro e secar corretamente;
  • manter a cabeça mais elevada que o tronco usando dois travesseiros para descanso;
  • não se expor ao sol e usar sempre o protetor solar indicado pelo médico;
  • fazer compressas frias, sem pressionar peso sobre a face, para amenizar o inchaço;
  • ter uma alimentação mais leve, evitando alimentos que exigem intensa mastigação;
  • não fazer atividades físicas intensas sem autorização médica, o que pode levar de 30 a 90 dias, dependendo da recuperação e tipo de exercício;
  • tomar apenas a medicação prescrita que geralmente inclui analgésico, anti-inflamatório e antibiótico.

A recuperação e resultados dependem do tipo de cirurgia, mas o inchaço e hematomas resultantes do processo cirúrgico costumam regredir nas primeiras semanas, sendo possível visualizar as mudanças estéticas.

A obtenção de resultados mais satisfatórios com a cirurgia plástica no rosto depende de seguir corretamente todas as recomendações gerais da equipe médica, desde a consulta de avaliação até o pós-operatório. Agende sua consulta e saiba mais!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).