Cirurgia Plástica emagrece?

Há um post que está correndo as redes sociais que diz que “Todo gordo só pensa em duas coisas: comer e emagrecer”. Pois é, mas na realidade faltou um complemento: emagrecer rápido. E esse é mesmo o sonho de 99% da população, afinal, homem ou mulher, todo mundo sonha com uma fórmula mágica em que possa comer tudo o que gosta e emagrecer rapidinho – e muita gente acha que o nome dessa fórmula é cirurgia plástica.

Ledo engano, cirurgia plástica não emagrece não. O que emagrece é alimentação saudável, balanceada e com acompanhamento médico combinada a exercícios físicos adequados ao seu perfil. A cirurgia plástica, mesmo em sua forma mais procurada, a lipoaspiração, reduz o volume corporal, mas não tem o emagrecimento como objetivo.

Segundo o IBGE, 48% das mulheres brasileira estão acima do peso

De acordo com estudo sobre obesidade feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 48% das mulheres e mais da metade dos homens brasileiros está acima do peso. Emagrecer pode ser difícil, mas como conseguir não é segredo: basta gastar mais do consome. Para quem pensa que lipoaspiração é a solução, alguns dados bem simples provam o contrário.

Para começar, ela é que nem um aspirador de pó, ou melhor, de gordura, que remove apenas a gordura localizada – não a generalizada. Além disso, a lipoaspiração só pode remover até 7% do peso total do paciente sob risco de comprometer a saúde além da conta.

Lipoaspiração trabalha deixando o contorno do corpo mais harmonioso

Nessa conta entram os procedimentos pós-operatórios, importantíssimos de serem seguidos à risca para que a recuperação seja total e tenha o resultado esperado: curativos, uso de acessórios como cintas, medicações e dieta balanceada comandada por um nutricionista, com exercícios físicos sob a batuta de um profissional qualificado. Como a lipoaspiração deixa o corpo com um contorno mais harmonioso deve ser encarada como um incentivo para emagrecer, não como um tratamento da obesidade. É preciso entender que as cirurgias plásticas, como a abdominoplastia além da lipo, não tratam os fatores que levam uma pessoa a engordar, portanto se o paciente estiver muito acima do peso a tendência é que volte a engordar e perca o efeito da intervenção.

 

Cirurgia plástica deve ser feita com o peso próximo do ideal

O ideal é que a pessoa esteja com o peso o mais próximo possível do peso ideal na ocasião da cirurgia, até porque quem está muito acima do peso tem mais risco de ter complicações, já que ele influencia no aumento da pressão arterial, altera o metabolismo, propicia o aparecimento de doenças que podem influenciar na cirurgia, aumenta o tempo da própria cirurgia e ainda torna a recuperação mais lenta, desgastante e difícil. Para quem tem excesso de sobrepeso, como os obesos, por exemplo, o indicado é um tratamento multidisciplinar de emagrecimento e, aí sim, depois de alcançado o peso ideal, ser feita a cirurgia plástica para tirar o excesso de pele e melhorar esteticamente o contorno no corpo.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Dalete Trindade da silva disse:

    Olá Luciana gostaria de saber que tipo de anestesia toma para fazer abdominoplastia e se para levantar os seios qual o tipo também

  2. Tania Leonello disse:

    Dra. Luciana, boa noite!!!
    Estou me preparando para fazer uma abdominoplastia (6 cm de musculatura aberta) e uma lipo nos culotes, meu médico pediu para que eu ficasse com um peso de 20 quilos sobre o abdômen durante 2 horas por dia, isso realmente é necessário??? Uso cinta abdominal, que já me aperta bastante e me sinto super incomodada com ela, esse aperto é o mesmo que se eu usasse o peso sobre o abdômen?? E outra dúvida eu fumo em média 5 cigarros por dia, corro risco??
    Desde já agradeço

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Tania!
      O tabagismo é sempre risco para qualquer tipo de cirurgia. Quanto ao uso de peso sobre o abdômen, trata-se de uma conduta pessoal de cada cirurgião. Nesse caso é melhor conversar com seu médico.

      Abraços!

  3. Luciana disse:

    Olá Dra Luciana;

    Seu site está muito bem estruturado e é super informativo. Estou tentando agendar uma consulta contigo, mas sua agenda é bastante ocupada, só para atecipar um pouquinho, gostaria de entender melhor esse detalhe do peso.

    Tive bebê há 8 meses e fiquei com barriga e flancos indesejados, estou acima de meu peso, creio que uns 10kg, tenho controlado a alimentação e infelizmente me falta tempo para praticar esportes. Sei que é necessário sua avaliação pessoalmente, mas quando fala de sobrepeso quantos kg é considerado sobrepeso? Minha ideia é fazer a abdminoplastia, lipo nos flancos e colocar silicone. Queria fazer tudo em uma unica cirurgia, mas queria entender se preciso perder uns kg antes. Quanto de gordura em Kg (se é que é correto dizer isso) se perde em uma abdminoplastia?

    Um abraço,

    Obrigada!

    Luciana

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Luciana!
      O ideal é que se mantenha com o IMC em até 25. Para isso é importante saber seu peso correto e sua altura. Claro que o quanto mais magra melhor.
      O IMC é calculado da seguinte forma:
      IMC = peso/altura²
      Na verdade esse é o ideal para um excelente resultado, mas não quer dizer que pacientes acima do peso não possam operar.
      O risco realmente é maior nesses casos e vai depender também da expectativa da paciente com o resultado oferecido pela cirurgia, ok?
      Beijos!

  4. aedila sampaio gonçalves disse:

    DRA LUCIANA PEPINo adoro ler tudo que posta,meu sonho é fazer plastica na barriga,ja que tive 6 gestaçoes,minha barriga fico muito flacida e horrivel,é meu sonho poder colocar um biquine um dia.como essa cirurgia é muito cara acho que vai ser so um sonho mesmo.desde ja agradeço abraços
    sua fan

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Aedila!
      Primeiramente, fico muito feliz que esteja gostando de nossa página. É muito gratificante saber que as nossas dicas podem ajudar e orientar vocês dia a dia 🙂
      Talvez você consiga alguma informação através da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ou postos do SUS. Eles são os melhores indicados pra te informar sobre serviços de cirurgia plástica realizadas gratuitamente em hospitais-escola.

      De qualquer forma, é importante que você saiba que hoje em dia as cirurgias plásticas ou tratamentos estéticos podem ser parcelados e por isto, estão bem mais acessíveis. Boa sorte!
      Beijos!