Cereais e dietas

Os cereais estão presentes todos os dias na nossa mesa e em todas as refeições. Conheça-os e desfrute do que cada um tem de melhor, usando-os corretamente na sua dieta de emagrecimento.

Cereais e dietas

Desde que acordamos e nos sentamos para o café até a última refeição do dia, os cereais estão presentes na nossa mesa: no pão e no bolo, nos flocos e nas bebidas de cereais, nas barras energéticas, no macarrão, enfim, numa grande variedade de alimentos. Vamos hoje aprender a conhecer e distinguir diferentes tipos de cereais e a usá-los em uma dieta de emagrecimento.

O que são os cereais?

Cereais são as sementes de plantas com forma de espiga. Como exemplo de cereais mais comuns temos o trigo, o arroz, a aveia, o centeio e o milho. Outro cereal que é considerado o cereal do momento é a quinoa, chamado de super alimento.

Existem os cereais geralmente usados para o café da manhã, mas que já estão transformados. Esses não são os que procuramos. Hoje vimos apenas aqueles que são provenientes diretamente das espigas. Esses, além de mais saudáveis, ajudam nosso organismo a manter-se regulado e asseguram energia suficiente para o nosso dia a dia. Recomenda-se a utilização da versão integral dos cereais por ser mais saudável.

Quais os indicados para dietas de emagrecimento?

Vamos ver apenas três dos aconselhados, dada a sua grande importância. Destacam-se estes pela facilidade de uso e porque são fáceis de encontrar.

Aveia

A aveia é muito rica em fibras solúveis. Isso quer dizer que vai ser usada pelo organismo para absorver gorduras. É um alimento altamente usado pelos atletas e pelos frequentadores de academias. A aveia ajuda a regular o intestino, sendo por isso um dos cereais que pode ser usado numa dieta de redução de peso. Outro fator a seu favor é o preço. É um cereal que está ao alcance de todas as carteiras.

Centeio

Muito usado para pão e bolachas, este cereal dá uma sensação de saciedade e por isso é muito bom em dieta de emagrecimento. É rico em vitaminas e potássio que ajuda a regular a pressão arterial. Numa dieta para emagrecimento vai ajudar a nos manter satisfeitos por mais tempo e assim comermos menos. As suas propriedades ajudam a prevenir as doenças que são comuns nas pessoas com excesso de peso, nomeadamente a pressão arterial.

Quinoa

A quinoa é um cereal que está a ser muito divulgado nos últimos tempos. O seu interesse tem essencialmente a ver com suas propriedades nutricionais, que lhe valeram o título de super alimento. Constituído por uma mistura de vinte aminoácidos, este cereal possui dois que até então pensava-se serem exclusivamente provenientes dos animais. A sua combinação de nutrientes permite que os carboidratos presentes na sua constituição sejam de absorção lenta, evitando piques de glicemia no organismo. Isso ajuda no emagrecimento, juntamente com a sua capacidade de aceleração do metabolismo.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).