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Consumir carboidrato à noite engorda?

Consumir carboidrato à noite engorda?

Saiba um pouco mais desse mito que perturba qualquer pessoa que começa a fazer dieta

Na hora de decidir pelo emagrecimento, uma das perguntas que torturam a mente das mulheres é se comer carboidrato à noite engorda. Se já não bastasse o mito de se alimentar no horário, esse é outro detalhe que gera dúvida na hora de montar – possivelmente – o último prato do dia. Os carboidratos são vistos como vilões da maioria das dietas, o que é bastante errôneo, pois eles são fontes poderosas de energia. Isso quer dizer que, quem malha, precisa de uma determinada quantidade para manter o pique.

Consumi-los faz bem ao organismo e é bem verdade quando dizem que maneirar é uma forma de se manter de bem com a balança. Como tudo nessa vida, ingerir carboidratos, especialmente para quem quer perder alguns quilinhos, precisa de moderação. Esses alimentos são a principal fonte de energia do nosso organismo que influencia diretamente no metabolismo. No decorrer do dia, ele diminui e isso acarreta em um gasto energético menor. Sendo assim, é a quantidade consumida que pode impedir o emagrecimento.

Comer pizza no final de semana não faz mal a ninguém, mas ingerir pães à noite, todos os dias, pode trazer aumento de gordura. Se você malha no período noturno, não há problema ingerir lanches naturais antes da malhação. Se o gasto energético é baixo à noite, o consumo de calorias precisa ser de uma quantidade proporcional. Os carboidratos refinados são vistos como grandes vilões das dietas por possuírem calorias vazias, sem contar que são uma tentação. Na lista, estão os pães, o macarrão, arroz branco, bolachas, entre outros que são ricos em açúcar.

Para não passar vontade, a dica é substituir pelas versões integrais. Por mais que homens e mulheres tenham pressa em emagrecer, fazer jejum não é o recomendado, pois o ato pode contribuir para maior concentração de gordura. Não se esqueça que o indicado é sempre se alimentar de 3 em 3 horas, desde que as refeições noturnas sejam mais leves. Pular refeições não faz ninguém emagrecer rápido e, de quebra, gera estoque de gordura corporal.

Esqueça-se do boato de não comer carboidratos depois das 18hrs, pois é permitido, desde que sejam consumidos algumas horas antes de dormir para não comprometer a digestão. Eles são nutrientes que não podem ser largados de mão. Evite dietas radicais e aprecie o mandamento de comer de tudo um pouco se o seu objetivo é emagrecer.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).