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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

O boxe e seus beneficios

Saiba mais sobre esse esporte que a cada dia conquista mais mulheres e deixa o corpo feminino sem ficar masculinizado

Atire a primeira pedra quem nunca pensou em dar uma boa relaxada quebrando alguma coisa ou socando um saco de areia. Pois este esporte centenário traz mais benefícios ao corpo feminino do que pode parecer à primeira vista. Muito mais do que aliviar aquela tensão acumulada, o boxe ajuda também a aumentar a flexibilidade e a resistência e ainda melhora o condicionamento cardiovascular. Como ele pode ser praticado por qualquer pessoa independente da idade, ele está intimamente relacionado à melhora da qualidade de vida. Mais do que um esporte de combate, o boxe é um poderoso aliado para quem quer emagrecer afinando a cintura e secando a barriga, ter melhor percepção de tempo e de espaço, aumentar a autoconfiança e ainda dar uns bons socos bem dados em um saco de areia, porque, vamos ser sinceros, disso todo mundo precisa de vez em quando.

São entre 500 e 800 calorias queimadas em 1 hora de aula, então não tem como emagrecer – e, assim como qualquer outra atividade física, deve ser acompanhada por uma alimentação balanceada. Como você, além de socar precisa fazer exercícios com cordas, abdominais e aprender a se esquivar do soco do adversário, claro, você ganha muito mais flexibilidade e agilidade, ao mesmo tempo em que aumenta o tônus muscular. Mas, surpresa: o boxe não aumenta a musculatura, só ajuda a defini-la, por isso nem precisa se preocupar em ficar com o corpo masculinizado. Como não há exercícios de carga, apenas muitas repetições dos mesmos exercícios de explosão e impacto, não há estímulo para o aumento dos músculos, só para a definição corporal.

Desde que feito regularmente, os primeiros resultados já começam a aparecer com 12 semanas. Nem é preciso falar sobre os benefícios contra o estresse, já que no boxe você pode visualizar todas as frustrações e aborrecimentos do dia a dia no saco de areia e socar até botar tudo para fora. Da mesma forma, como a melhoria da qualidade de vida começa a aparecer em cerca de três meses, a autoestima também é melhorada automaticamente. Nas aulas, entretanto, você não fica apenas socando o saco o tempo todo: você pula corda, faz flexões de braço e abdominais, o torneia o corpo afinando a cintura, deixando a barriga sequinha, modelando braços e pernas.

Os exercícios podem ser adaptados a qualquer idade, mas uma avaliação médica anterior à matrícula é indispensável, com especial atenção para quem tiver problemas de pressão, lesões musculares ou problemas nas articulações, por exemplo. E o número de mulheres que praticam o boxe feminino não para de crescer, principalmente quando aliado a outras atividades, como a musculação, que é complementar ao boxe. Não esqueça, no entanto, que você deve sempre procurar academias sérias, com professores especializados e ligados na ética profissional. Afinal, não tem nada melhor do que aliviar as tensões após um dia estressante no trabalho. E ainda ficar com um corpão de dar inveja.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).