Verão sem Rugas: Saiba Por que o Botox é Indicado Nesta Época!

Em relação ao Botox facial, tire suas dúvidas e saiba por que o procedimento é indicado no Verão

Existe um certo receio em muitas mulheres quando se fala a respeito do Botox. Com o verão e a exposição solar, muitas podem pensar que essa não é uma época adequada para a realização de procedimentos estéticos. No caso do botox, isso é mito!

Verão, calor, praia. Todos andamos mais expostos, com corpo e rosto à mostra, muitas vezes sem aquela ajudinha extra da maquiagem por conta das praias ou até mesmo do suor. Afinal, verão combina com liberdade e com sair de casa como bem entender, não é mesmo?

E liberdade combina com feições leves, firmes e livres de rugas. E nada melhor que o famoso Botox para ajudar com essa aquisição.

Então vamos a algumas dúvidas comuns em relação a esse procedimento que para algumas mulheres é visto com naturalidade e simplicidade e para outras ainda existe grande receio.

  • O que é o Botox?

Botox é apenas uma das marcas que popularizou seu nome e se refere à toxina botulínica. Essa toxina age bloqueando a contração muscular e, consequentemente das rugas que denominamos “rugas dinâmicas”. Como ele é aplicado apenas localmente, irá paralisar apenas os pequenos músculos que, quando contraídos, são responsáveis por formar vincos na pele, como os pés de galinha, linhas da testa, rugas entre sobrancelhas.

  • Como funciona a aplicação?

Primeiramente, os locais recomendados para a aplicação são essas regiões já mencionadas e que formam rugas dinâmicas. Ele pode ser utilizado na região entre as sobrancelhas, testa ou lateral do olho. Outro uso comum do Botox é para os casos de sudorese excessiva, denominado hiperidrose.

Não existe necessidade de anestesia, visto que o procedimento consiste na injeção da toxina botulínica em pequenas áreas da face. Contudo dependendo da sensibilidade da paciente um creme anestésico pode ser utilizado.

Podem surgir pequenos hematomas locais, que se resolvem em poucos dias. Não é necessário repouso após o procedimento, apenas que nas 4 horas seguintes a paciente não se deite, realize exercícios ou massageie o local.

  • Em quanto tempo terei resultado?

O resultado não é instantâneo e normalmente aparece após 48 horas da aplicação, atingindo seu efeito máximo em 15 dias. Veja também 5 dicas para aumentar os resultados do botox.

  • Qual a duração?

A duração é de 4 a 6 meses e, após esse período, uma nova aplicação pode ser realizada para a manutenção dos resultados.

  • Medos comuns

Um medo comum é que a paciente adquira feições engessadas após o procedimento. Confira os mitos e verdades sobre o Botox. Desde que seja feito por um profissional capacitado e qualificado, com correta indicação e avaliação prévia esse efeito indesejável não surgirá.

Outro grande receio surge quando se associa o procedimento estético à doença causada pela bactéria responsável pela produção da toxina botulínica. Quando presente em grandes concentrações na corrente sanguínea, devido a uma intoxicação, essa toxina de fato pode levar a uma paralisia muscular generalizada, com parada respiratória.

Contudo o procedimento é muito diferente, sendo aplicado apenas pequenas quantidades locais de Botox e, quando feita por profissional qualificado, não apresenta tal risco.

Por fim, o Botox é uma forma simples, rápida e efetiva de se livrar desses pequenos incômodos do dia-a-dia, sem grandes riscos e que não exige tempo algum de afastamento ou recuperação.

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).