11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Bichectomia: saiba tudo sobre a nova febre dos consultórios médicos

Bichectomia: saiba tudo sobre a nova febre dos consultórios médicos

A definição de um rosto atraente costuma girar em torno de características angulares bem definidas, especialmente em elementos faciais como nariz, boca, olhos e bochecha. É justamente para aprimorar esta última área que a Bichectomia tem se tornado tão popular.

Também chamada de cirurgia para remoção da Bola de Bichat, este procedimento ajuda a transformar um rosto mais arredondado em um perfil mais definido e harmonioso.

Em muitos casos, também dará ao paciente uma aparência mais angular, muito valorizada nos dias de hoje.

Se você tem interesse pela cirurgia e quer saber mais, este artigo será muito útil. Por isso acompanhe com a gente.

 

O que é Bola de Bichat?

A Bola de Bichat é um depósito de gordura localizado na  porção lateral e inferior da face, entre os músculos da mastigação.

Em muitos pacientes, é essa gordura que faz com que a bochecha fique ressaltada, proporcionando uma aparência de rosto redondo e infantil. E esse quadro pode gerar em alguns pacientes a sensação de um excesso de peso corporal muitas vezes inexistente.

 

Candidato ideal para uma Bichectomia  

Esta cirurgia é realizada por razões puramente estéticas. Ao remover o depósito de gordura na base das bochechas, o paciente passa a exibir uma face mais definida e alongada. Isso contribui para uma sensação de rosto mais magro e enxuto.

Um bom candidato para a remoção das Bolas de Bichat é um homem ou uma mulher com um rosto mais cheio e redondo.

Com isso as maçãs do rosto ficam mais destacadas e proeminentes. Então a aparência geral do rosto será mais definidamuito popular entre modelos e celebridades atualmente.

O que acontece durante uma Bichectomia?

O procedimento é feito sob anestesia local com sedação ou geral – esta questão é determinada pelo cirurgião responsável com base no histórico médico do paciente e a extensão da cirurgia.

As incisões são realizadas internamente na cavidade oral, por trás do ducto parotídeo, e fechadas com suturas autoabsorvíveis.

O procedimento normalmente leva apenas entre 30 e 45 minutos e o paciente pode ser liberado após o procedimento.

Pode haver algum leve desconforto inicialmente e um pouco de inchaço, mas isso desaparecerá dentro de uma semana ou mais, dependendo do paciente.

O médico deverá prescrever analgésicos comuns e anti-inflamatório, que devem ser utilizados estritamente conforme a prescrição médica.

É aconselhável fazer repouso no dia da cirurgia, mas o paciente pode retomar sua vida normal no dia seguinte ao procedimento.

 

Riscos e complicações do procedimento

A Bichectomia é um procedimento muito simples e seguro. Mas, como qualquer cirurgia, envolve uma dose de riscos e possíveis complicações.

As complicações podem incluir hematomas, infecções, lesões do nervo facial, e cicatrização mais lenta (especialmente comum em pacientes fumantes), lesões nervosas e musculares, assimetria, lesão no ducto parotídeo e sialocele (cisto salivar).

 

Resultados esperados de uma Bichectomia bem-sucedida

A maioria dos pacientes pode retomar ao trabalho ou estudos dentro de três a sete dias – ou até mais cedo, se puder camuflar as manchas arroxeadas, se houverem, com maquiagem.

Os resultados podem ser notados assim que o inchaço e os hematomas desaparecerem por completo, geralmente após três a cinco semanas.

O paciente precisa ter em mente que a durabilidade dos resultados depende diretamente da manutenção do peso. Isso porque qualquer aumento da gordura corporal poderá acarretar em uma mudança do contorno facial.

Para saber mais sobre Bichectomia  e outros procedimentos faciais que visam recuperar a aparência mais jovem e resgatar a autoestima, acesse o site da Dra. Luciana Pepino.

Conheça agora nosso simulador de Prótese Mamária, e faça agora o teste e descubra a sua prótese ideal!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).