Os benefícios da corrida

Se você alguma vez já se perguntou porque tem tanta gente aderindo cada vez mais à corrida é porque você ainda não percebeu a extensão dos benefícios que a modalidade proporciona. Os benefícios são muito mais do que apenas estéticos – e olha que isso, por si só, já seria um grande motivo para você começar a correr. Além de derreter a gordura e aumentar a resistência do organismo, a barriga fica enxuta, as pernas torneadas e o bumbum durinho. Só que, o que você não vê, são cerca de outras 25 vantagens que ela acarreta em todas as partes do corpo. Um verdadeiro elixir da juventude na ponta dos seus pés.

 

Benefícios neurológicos são inestimáveis

 

Mais do que um modismo, a corrida faz a cabeça de muita gente, literalmente atividade exige muita concentração e foco nos objetivos, o que é um verdadeiro estimulante cerebral. O raciocínio fica mais rápido, a memória melhora e as funções cognitivas são potencializadas. Da mesma forma, ela regula o sono, reduzindo o tempo para pegar no sono e aumentando o de sono propriamente dito em cerca de 1 hora. Neurologistas da Universidade alemã de Bonn descobriram também que quem corre tem mais ligações de receptores de endorfina do que quem faz outras atividades físicas.

 

Corrida faz bem para o coração, em seu sentido mais amplo

 

Além da possibilidade de você encontrar a pessoa da sua vida em uma corrida, ela também faz um bem danado ao coração. Como ela melhora o fluxo de sangue nas artérias que irrigam o coração (as coronárias), a capacidade de contração do músculo cardíaco é estimulada, reduzindo os riscos de arteriosclerose e, automaticamente, de enfarte. Por outro lado, a corrida aumenta a produção de macrófagos, as células que combatem e atacam vírus e bactérias. Isso faz com que o sistema imunológico seja fortalecido, segundo mostraram os pesquisadores da Universidade de Appalachian, nos EUA. Segundo eles, quando o corpo está em atividade essas células circulam com mais rapidez, sendo mais eficientes.

 

Correr ajuda a controlar o peso corporal e a acabar com maus hábitos

O fato de o corpo ficar mais bonito também tem seus benefícios além da estética: a corrida fortalece os tendões, articulações e ligamentos, controlando o peso corporal na medida em que favorece o aumento da massa muscular e o derretimento da gordura. Quem corre também está menos propenso ao uso de álcool e do tabagismo, incentivando os hábitos saudáveis. Esses benefícios, entretanto, demandam força de vontade e perseverança, principalmente para quem está começando. A ideia é iniciar com caminhadas intercaladas de corrida, até conseguir chegar a uma hora de corrida, que é o ideal. Para chegar a isso, no entanto, o melhor é contar com um profissional qualificado, de forma a não forçar o ritmo cardíaco e obter o máximo de benefícios. O corpo agradece.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).