Os benefícios de beber bastante água

Mais do que manter tudo funcionando, a água traz benefícios extras que você nem imagina. Veja como manter-se hidratada por de ajudá-la a rejuvenescer

Todo mundo cresce ouvindo a mãe mandar beber água, depois são os médicos que insistem naqueles 2 litros de água por dia. Na teoria todo mundo sabe que o corpo tem que ficar hidratado, mas na prática a água vira refrigerante, chá ou suco ao longo do dia – afinal tudo leva água, não é mesmo? Mas para o organismo, isso faz diferença. Se pensarmos que o corpo humano tem entre 60% e 70% de água, algo em torno de 45 litros em uma pessoa adulta, fica mais fácil entender que ele não vai funcionar direito se o nível de água baixar. E cerca de 2,6 litros dela vão embora através do suor, da urina, das fezes e do vapor dos pulmões, precisando ser repostos, já que a água é usada em vários processos metabólicos e químicos indispensáveis. Com a água que vai embora e que pode aumentar em até mais 1 litro durante atividades físicas, vão embora também diversas substâncias, como sais minerais e nutrientes.

Somos praticamente feitos de água

Pense bem: o sangue é composto por 83% de água e é ela que conduz todas as reações metabólicas e químicas do corpo humano, sendo fundamental para o perfeito funcionamento de todas as células e tecidos, já que é um excelente solvente. Além disso, ela regula a temperatura, evitando que ela aumente ou caia demais. Por outro lado, o cérebro tem 75% de água, o plasma sanguíneo 90% e até os ossos tem 10% dela. É ela também que amortece impactos e age como uma espécie de lubrificante, permitindo que os órgãos se movimentem sem atritos. Imagine o que a redução da água no organismo não pode causar. E para quem acha que beber 2 litros de água por dia é um sacrifício, pense que, se o corpo não conseguisse reaproveitar a água que já existe nele, a quantidade de água que teríamos que beber por dia seria de cerca de 200 litros.

 

Acabe com a celulite melhorando a circulação sanguínea

Agora imagine o que a água, reposta na quantidade certa, é capaz de fazer por você. O mais interessante é que ela não apenas mantém tudo funcionando corretamente como também traz vários benefícios, digamos, extras, como combater a celulite. Sim, porque ao ajudar o organismo a eliminar toxinas e impurezas e melhorar a circulação do sangue, ela ajuda a combater esse fantasma feminino. A pele também fica mais firme quando está hidratada, atenuando rugas e marcas de expressão, e como favorece a absorção dos nutrientes pelas células, faz com que unhas e cabelos também fiquem mais fortes e brilhantes. A pele, aliás, é um dos maiores indicadores de desidratação, ficando logo sem brilho, com aspecto envelhecido e sem elasticidade.

 

Água ajuda no rejuvenescimento da pele

Para quem quer cuidar da beleza, a água é mesmo fundamental, porque até as fibras de colágeno, responsáveis por manterem a pele bem sustentada, dependem dela para serem renovadas e funcionarem bem. Combinada com os cremes hidratantes, ela é um grande fator rejuvenescedor, já que, enquanto o creme atua na camada superficial, a água hidrata nas camadas mais profundas, potencializando o seu efeito. Por outro lado, para quem quer emagrecer ela é a dica certa: além de melhorar o processo de digestão e evitar a prisão de ventre, a água também ajuda a aumentar a sensação de saciedade quando ingerida antes e entre as refeições. E o melhor de tudo é que ela está sempre à mão e é tratamento estético mais barato que existe. A água é um verdadeiro brinde à vida e à beleza.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).