Menu

Meditação para iniciantes: comece agora e ganhe qualidade de vida!

Começar aos poucos, não julgar seus pensamentos e utilizar um app são algumas dicas que podem ajudar você a se iniciar na arte da meditação.

Você já pensou em tirar um tempo apenas para você? Em separar alguns momentos do seu dia para se concentrar na sua própria respiração e reencontrar seu equilíbrio? Esse é um hábito poderoso, por isso hoje nosso assunto é a meditação para iniciantes.

A rotina cada vez mais corrida, os problemas familiares, o estresse do trabalho e a frustração com o noticiário são fatores que roubam nossa energia, desviam nossa atenção e nos tiram do nosso eixo. Em consequência, vivemos cada vez mais cansadas e ansiosas.

Com todo esse estresse acumulado, é comum sentir que a imunidade está ficando mais baixa, e o corpo começa a dar sinais como cabelos e unhas muito frágeis e maior susceptibilidade a doenças infecciosas, como gripes e resfriados.

Além disso, essas situações provocam um aumento do cortisol, conhecido como hormônio do estresse, o que pode fazer você engordar alguns quilos.

Se você se identifica com esse quadro de correria, estresse e ansiedade, a meditação é uma excelente maneira de recuperar sua paz interior. Veja como começar!

Dicas de meditação para iniciantes

Meditar não significa que você precisa ficar horas intermináveis sentada na mesma posição como um monge budista! Para quem está começando a se aventurar na meditação, o melhor é experimentar algumas técnicas mais básicas.

Aproveite para conhecer também as vantagens da massagem relaxante, que ajuda a acalmar e traz vários benefícios para a saúde.

Conheça as dicas para começar a meditar:

  1. Prepare um espaço tranquilo e sem distrações

Encontrar um espaço livre de perturbações é o primeiro passo na meditação para iniciantes. Para poder se concentrar em você mesma, é preciso que o ambiente seja calmo, silencioso e livre de distrações como ruídos externos e telefone celular.

Para tornar o ambiente mais propício ao relaxamento, feche as cortinas para diminuir a luminosidade e utilize uma lâmpada indireta se necessário. Colocar algumas flores ou uma vela aromática também ajuda na ambientação. Veja como fazer aromaterapia em casa.

meditação para iniciantes
  1. Encontre uma posição confortável

Sentar-se com as pernas cruzadas e com as mãos espalmadas para cima é a primeira posição que nos vem à mente quando falamos em meditar, mas ela não é a única. Se você achar que essa postura é desconfortável, você pode experimentar novas maneiras.

Você pode, por exemplo, se sentar sobre uma almofada no chão e manter as costas apoiadas em um pufe. Caso se sentar no chão cause dores, você também pode fazer sua meditação sentada em um sofá ou poltrona confortável ou até mesmo deitada.

  1. Comece aos poucos e aumente o tempo gradualmente

Um dos maiores desafios da meditação para iniciantes é manter a concentração por muito tempo, o que faz com que muitas pessoas se frustrem e desistam da técnica. Por isso, a dica é começar ficando na posição escolhida apenas dois minutos por dia durante uma semana.

Se você já se sentir confortável, aumente o tempo de meditação em mais um minuto na semana seguinte e assim sucessivamente. Dessa forma, você se adapta a essa técnica de forma gradual, sem desanimar porque não conseguiu ficar muito tempo “parada”.

  1. Concentre-se em como você está se sentindo

Quem está começando nessa técnica pode se sentir um tanto confusa sobre o que pensar durante o tempo de meditação. Contudo, saiba que não existe um jeito certo ou errado de fazer isso.

Uma boa dica para suas primeiras experiências com a meditação é se concentrar no que você está sentindo. O que seu corpo está dizendo? Você está cansada, sem energia, com sono? Ou será que você está superdisposta e animada?

Nada do que passar pela sua mente durante a meditação deve ser considerado “errado”. Em vez disso, apenas aceite o que sua voz interior está trazendo para este momento – pode ser justamente isso que você estava precisando.

  1. Preste atenção na sua respiração

Depois que você estiver devidamente acomodada e já tiver entendido como você se sente, experimente se concentrar na sua respiração. Pense ativamente no ar que está entrando pelo seu nariz e todo o caminho que ele percorre até seus pulmões, para depois ser exalado.

Se fazer isso ainda for muito difícil, experimente contar “um” quando você inspira e “dois” quando você expira, até chegar ao número 10. Em seguida, repita a contagem até chegar a 10 novamente.

  1. Aceite que você vai se distrair

Na meditação para iniciantes, é muito comum que as pessoas se percam em seus pensamentos e acabem se desviando do foco inicial. Na verdade, essa é praticamente a regra, portanto tente não ficar frustrada com você mesma.

Quando perceber que sua mente está viajando em pensamentos externos, simplesmente volte a prestar atenção em sua respiração, retomando a técnica da contagem das inspirações e expirações. Em breve, as distrações vão acontecer com uma frequência muito menor.

meditação para iniciantes
  1. Baixe um aplicativo de meditação

Outra forma de iniciar nessa técnica é por meio de aplicativos que promovem a meditação teleguiada. Existem diversos apps gratuitos e pagos que podem te ajudar nessa missão, por exemplo:

Nesse caso, lembre-se de desativar as notificações do seu celular para não ser interrompida durante a sua meditação.

Veja também – Frutas engordam? Descubra Os Mitos E Verdades!

  1. Medite em qualquer lugar

O ideal é ter um espaço tranquilo, mas isso não quer dizer que esse seja o único lugar em que você possa meditar. Caso sinta necessidade, você pode seguir as técnicas de respiração numa sala de espera, no avião ou mesmo em um cantinho mais reservado do trabalho.

Mesmo que seja apenas por alguns instantes, concentra-se apenas em você mesma, na forma como você se sente e na sua respiração pode te ajudar a se acalmar e limpar seus pensamentos, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Você já pratica meditação? Tem alguma dica para quem quer começar a conhecer essa prática que traz tantos benefícios? Então compartilhe com a gente nos comentários!

  • 11
    Shares