11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Conheça o Neopilates!

O Neopilates é um conceito reformulado da modalidade tradicional do Pilates que chegou no Brasil não faz muito tempo e já está espalhando-se rapidamente pelo país, tornando-se cada vez mais conhecido e praticado pelas mulheres de todo o país. Criado por uma fisioterapeuta brasileira chamada Amanda Braz, o Neopilates visa uma prática mais dinâmica e divertida para maximizar a perda de calorias, em comparação com sua versão tradicional. Atualmente, existem mais de 1000 instrutores com formação no território brasileiro, Austrália e Canadá. Os equipamentos usados no Neopilates são exclusivos para o método e foram projetados pela própria fisioterapeuta catarinense em conjunto com outros profissionais da área e engenheiros do Brasil. Nessa nova modalidade do Pilates, apresentam-se técnicas inovadoras, incluindo movimentos de Artes Circenses e Treinamento Funcional.

Um dos grandes baratos da nova remodelagem do Pilates é que, nessa nova versão, a coisa não fica mais tão mecânica quanto a tradicional, trazendo novas formas para exercitar o corpo. A prática está ganhando fama também entre as celebridades brasileiras, tais como Giovanna Lancelotti e Milena Toscano. O Neopilates pode ser praticado por alunos de qualquer faixa etária, tamanho, peso ou sexo, embora a grande maioria do público seja composta por mulheres. Existem exercícios como os de equilíbrio, tipicamente feitos em circos, além de exercícios que visam uma maior definição muscular. Apesar da atualização, as características básicas principais do Pilates tradicional ainda mantém-se preservadas, isto é, os movimentos executados exigem o controle total da respiração, contração do abdômen, concentração e alinhamento da coluna vertebral. Nesta nova modalidade, no entanto, os exercícios são praticados sobre bases mais instáveis que demandam um maior esforço muscular e que, consequentemente, induzem a perda otimizada de calorias.

Fazendo uma hora puxada de Neopilates, pode-se perder mais de 500 calorias, enquanto no Pilates tradicional essa perda cai para 300. O Neopilates, além de melhorar a postura e o tônus muscular, auxilia ainda no bom funcionamento de nosso aparelho cardiorrespiratório, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, entre outros benefícios. Recomenda-se, ao menos, duas aulas semanais. A partir da décima semana, já é possível notar os primeiros resultados da prática das técnicas do Neopilates. Apesar de os exercícios serem bastante benéficos para o corpo inteiro, existem algumas contraindicações: o Neopilates não é indicado para quem apresenta algum tipo de problema esquelético ou muscular, por exemplo, além de requerer maior atenção às gestantes, diabéticos, hipertensos e cardiopatas, que devem consultar um médico antes de iniciar as práticas.

O Neopilates traz uma série de benefícios para o corpo: ganho de equilíbrio, melhora na concentração e coordenação motora, ganho muscular, melhora cardiorrespiratória, maior gasto calórico, aumento da autoestima, entre outros benefícios secundários. Essa modalidade inovadora do Pilates tradicional chegou com tudo e é ideal para aqueles que gostam de desafiar-se e superar limites. Acredita-se, aliás, que o Neopilates chega a ser bem mais eficiente em comparação com o Pilates convencional, pois, além de exigir maior flexibilidade e resistência do indivíduo, ele é muito mais dinâmico e divertido de ser executado, uma vez que traz a magia dos circos através de uma série de movimentos das artes circenses, além de unir o útil ao agradável e auxiliar em uma maior redução de medidas.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).