11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Alimentos que você deve evitar cado tenha prisão de ventre

Quer evitar ou tratar prisão de ventre? Pare de comer esses alimentos.

Você também sofre de prisão de ventre? O número de mulheres que sofre desse mal já é grande e, ano após ano, não para de aumentar. Quem sofre com a prisão de ventre sabe que se trata de algo bastante incômodo, fora que ela quase sempre acabar inchando e aumentando a barriguinha. Se você anda se alimentando mal e notou a prisão de ventre já se perguntou sobre a saúde de seu intestino?

Quando seu corpo está acumulando substâncias que deveriam ser eliminadas, o corpo fica inchado. O intestino preso maximiza o volume fecal em nosso organismo, que sofre fermentação e pode acarretar numa distensão abdominal, por exemplo. Para acabar com esse problema, a regra básica é sempre investir em fibras e tomar bastante água. Porém, hoje não vamos falar sobre o que comer, mas sobre os alimentos que causam o transtorno. Descubra alimentos que ajudam a causar ou agravar o quadro e que devem ser consumidos em menor quantidade ou até mesmo evitados e substituídos por outros alimentos.

O que causa a prisão de ventre?

De acordo com estudos, as causas mais comuns da doença costumam ser uma dieta pobre em fibras, o consumo exagerado de proteína animal ou alimentos industrializados e pouca ingestão de líquidos. A falta de atividade física, medicações, abuso de laxantes, problemas no reto u cólon e ignorar a vontade de evacuar também são causas da prisão de ventre. Se você vai ao banheiro três vezes semanalmente ou tem mais dificuldade para eliminar fezes, essa é a hora ideal para dar uma reavaliada em seus hábitos alimentares. Veja abaixo alguns alimentos que causam a prisão de ventre e devem ser evitados.

1. Cereais refinados
Não é só o arroz branco que precisa ser evitado por quem sofre desse mal. Massas, biscoitos, pães ou outros alimentos que tenham farinha refinada também entram para a lista. Eles são pobres em fibras e isso contribui para a contração intestinal. Além disso, aumentam a formação de gazes e estufam a barriga.

2. Bolacha de água e sal
Já citamos “biscoitos” acima, mas essa bolacha precisa de um parágrafo à parte porque é a rainha nas dietas de emagrecimento. Sabe aquela bolachinha de água e sal que por muito tempo foi ideal para perder barriga? Ela pode ser um perigo para quem tem prisão de ventre, pois é rica em carboidratos refinados e leva gordura trans, o que acaba piorando ainda mais o funcionamento do intestino.

3. Banana
A banana pode parecer inofensiva, mas ajuda a reter líquidos, fazendo com que as fezes fiquem ressecadas. Ela não é indicada para quem tem prisão de ventre. Por conter muito carboidrato, a banana torna o transito intestinal mais debilitado e lento em seu funcionamento e isso acaba trazendo uma piora na prisão de ventre. Se quiser consumir banana, combine-a com iogurte desnatado, aveia e cereais.

4. Refrigerantes
Os refrigerantes nunca foram bebidas saudáveis, mas pelo contrário, eles são verdadeiros venenos. Quem toma refrigerantes diariamente não sabe o perigo que está correndo ou que correrá. Os refrigerantes são ricos em açúcar e outras substâncias químicas que prejudicam a ação das bactérias benéficas do corpo, favorecendo a proliferação e bactérias danosas para o intestino. Além disso, os refrigerantes trazem diversas outras doenças como diabetes, colesterol alto, problemas cardiovasculares, entre muitas outras.

5. Frituras
Quem não sabe que as frituras, apesar de serem deliciosas, trazem um mar de malefícios para o corpo se consumidas diariamente? Todas nós, certo? Se você tem prisão de ventre, essa preocupação deve ser ainda maior. A coxinha, o pastel, o bolinho de queijo, entre muitos outros salgados podem piorar o quadro de prisão de ventre porque comprometem o funcionamento do intestino. Como são alimentos muito pobres em fibras e ricos em gorduras saturadas e carboidratos simples, os salgados devem ser evitados ao máximo. Isso inclui também linguiças, empanados, fast food, bacon, entre outros alimentos gordurosos ou frituras. Atualmente, já existem receitas sem glúten que não vão farinha refinada e você pode fritá-los em água ou com a utilização de fritadoras elétricas, por exemplo. Porém, tenha moderação no consumo!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Rose Mary Ferreira disse:

    Gostaria de fazer uma retirada de um mioma, quanto custa???

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá, Rose.

      Infelizmente não realizamos esse tipo de procedimento. Desculpe não poder ajudar.

      Beijos!