11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Alimentos que fortalecem seu sistema imunológico

Conheça 5 alimentos que melhoram a imunidade e como consumi-los para potencializar seus benefícios.

Com a atual pandemia de coronavírus, as pessoas estão mais preocupadas em fortalecer o sistema imunológico, o que demanda conhecer – e inserir na dieta – os alimentos que melhoram a imunidade.

Com a quarentena, as pessoas estão mais em casa, o que demanda que haja um planejamento alimentar com, ao menos, quatro refeições diárias, evitando tanto o excesso como a falta de comida.

Para que o sistema imunológico fique fortalecido é importante que a dieta seja balanceada incluindo frutas, verduras, legumes, gorduras boas e água para hidratação.

5 alimentos que melhoram a imunidade

Destaca-se que não é apenas um alimento que vai determinar um sistema imunológico fortalecido, sendo importante investir em uma dieta saudável como um todo.

Além disso, uma boa alimentação no longo prazo é fundamental para benefícios maiores à saúde. Ainda assim, a quarentena pode ser uma boa oportunidade para revisar hábitos alimentares e iniciar uma reeducação alimentar.

A seguir preparamos uma lista com 5 alimentos que melhoram a imunidade. Confira!

Cebola

A cebola, usada frequentemente no preparo das refeições, é benéfica devido a uma série de nutrientes que fazem com esse ingrediente fortaleça o sistema imunológico e previna doenças virais e alérgicas.

Entre os nutrientes presentes na cebola que são benéficos à saúde podemos destacar:

  • quercetina: auxilia no combate e prevenção de gripes, resfriados, amigdalite e tosse, asma e quadros alérgicos;
  • saponina: ajuda a reduzir o colesterol ruim;
  • aliina: ajuda no controle da hipertensão.
  • antocianina: nutriente antioxidante que previne o envelhecimento precoce e ajuda na prevenção do câncer.

A cebola pode ser consumida de diferentes formas, desde tempero em refeições salgadas, como cruas na salada, em conserva e assada.

Alho

O alho tem oxidantes que faz com que esteja entre os alimentos que melhoram a imunidade. O principal nutriente é a alicina, que tem ação anti-inflamatória e anti-infecciosa.

Para consumir o alho a recomendação é que ele esteja cru, garantindo a preservação dos compostos. Caso opte por usá-lo no preparo de alguma receita, a dica é descascar e deixar descansar por 15 minutos.

Os alimentos ajudam a melhorar a sua saúde

Gengibre

Um dos principais alimentos que beneficiam e fortalecem o organismo é o gengibre devido sua ação bactericida e também as altas concentrações de vitamina B6 e C.

Esse ingrediente pode ser usado de diferentes formas, como cru junto de saladas, legumes e peixes, em chás, sendo adicionado a sucos e também em receitas.

Frutas cítricas

Entre os alimentos que melhoram a imunidade destacam-se as frutas cítricas que são ricas em vitamina C e fibras. Esses nutrientes tornam o corpo mais resistente às infecções, aumentando suas propriedades anti-inflamatórias.

Entre os alimentos que melhoram a imunidade podem ser destacadas opções como: laranja, limão, morango, kiwi e mexerica.

Folhas verde-escuro

Os vegetais com folhas verde-escuro também vão contribuir no fortalecimento do sistema imunológico devido à presença das vitaminas A, B6 e B12.

Eles são ricos em ácido fólico que contribui na formação dos glóbulos brancos que são responsáveis pelos mecanismos de defesa do organismo, tornado o corpo mais resistente às infecções.

Lembre-se que uma dieta saudável deve incluir os alimentos que melhoram a imunidade, mas também outras opções saudáveis garantindo a ingestão de uma diversidade de nutrientes presentes em folhas, frutas, legumes, verduras, grãos, oleaginosas e integrais.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).