11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Unhas quebradiças podem estar relacionadas a alimentação

Veja como conseguir unhas fortes e saudáveis apenas incluindo alguns alimentos na sua dieta diária.
Suas unhas quebram à toa, mesmo poucos dias depois de ir à manicure? Vivem lascando e às vezes aparecem quebradas lá em baixo e você nem sabe como aconteceu? Bem, você faz parte de um número bem grande de mulheres para as quais isso é um pesadelo, já que mulher vaidosa e feminina gosta de andar com as mãos sempre bonitas, bem feitas, com unhas bem cuidadas. Mas se você acha que o problema está no esmalte ou na base que coloca, vai ser difícil vê-lo resolvido apenas trocando seus produtos. A razão de ter unhas quebradiças pode ser mais profunda do que você imagina, pode estar na sua saúde, na forma como você faz a sua alimentação. Neste caso é preciso uma mudança radical de hábitos diários para poder ter unhas saudáveis, fortes e bonitas.

De acordo com os dermatologistas, na maior parte das vezes as unhas quebradiças são causadas por carências nutritivas no organismo, principalmente de vitamina A, ferro e zinco. A pouca quantidade da primeira faz as unhas ficarem como casca de ovos e, da segunda, frágeis, quebrando à toa. É verdade que outras causas também são possíveis, como diabetes, manuseio de produtos químicos, movimentos repetitivos como o de digitação diária, gravidez e hipotireoidismo, por isso as visitas regulares ao médico e o checkup anual é tão importante. No entanto, na maioria das vezes uma alimentação adequada é capaz de resolver o problema edeixa-las bem mais fortes.

Dietas muito restritivas, por exemplo, são uma causa bastante comum de 8unhas frágeis: quando o organismo começa a sofrer com a falta de nutrientes, os primeiros sinais de alerta se manifestam nas unhas, nos cabelos e na pele. O interessante é que cada tipo de problema nas unhas indica uma deficiência diferente, então fica até fácil saber o que precisa de reforço no cardápio. Por exemplo, unhas com listras esbranquiçadas sofrem com deficiência de vitamina B; as secas e quebradiças demonstram falta de cálcio e de vitamina A; já aquelas unhas com cor acinzentada, com uma forte escamação ao redor, indica a falta de zinco. Resolver esse problema não poderia ser mais fácil e gostos. Inclua na sua dieta diária mais ovos, leite, aves e carnes (vitamina B); leite e seus derivados, vegetais de folha verde escura e peixes (cálcio); caju, mamão, abóbora, cenoura e tomate (vitamina A); frutos do mar, nozes, aves, carnes vermelha e gérmen de trigo (zinco).

Mas se você quer ter unhas bonitas de verdade, não basta suprir as necessidades do organismo por estes nutrientes, é sempre bom você dar uma forcinha extra – que vale também para a beleza dos cabelos. É o caso de reforçar a alimentação com produtos que tenham ferro, também essencial para a saúde das unhas, como os vegetais de folhas verdes escuras, ovos, fígado e carne vermelha; e alimentos que reforcem a produção de queratina, aqueles que tenham uma substância chamada biotina e que é encontrada nas gemas cozidas, nos peixes de água salgada e nos grãos integrais; aminoácidos, demais vitaminas do complexo B e vitamina C, como morango, limão, goiaba e laranja; e vitamina E, encontrada também nos vegetais de folhas verdes escuras, nos grãos integrais e nas oleaginosas. Assim você estará reforçando sua saúde como um todo e ainda tendo unhas fortes e saudáveis para o resto da vida!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).