Tipos de Nariz: conheça os formatos de nariz mais encontrados no Brasil

Tipos de Nariz

Conheça os tipos de nariz mais comuns no país e identifique o seu.

Somos um país miscigenado e nossas características podem vir de diversas partes do mundo. 

A formação da população brasileira se deu pela mistura de diversas etnias: índios, negros, caucasianos, árabes… Todos esses povos contribuíram para a construção do nosso país, e seus traços podem ser identificados nos brasileiros até hoje.

Não é à toa que é muito difícil encontrar uma característica física que seja exclusivamente “coisa de brasileiro”. E isso acontece com os formatos de nariz. Devido à miscigenação, é possível encontrar brasileiros com os mais diversos tipos de nariz. Seja ele mais parecido com os narizes encontrados na Europa ou na África. Conheça os formatos mais comuns e identifique o seu.

Tipos de Nariz mais encontrados no Brasil:

Nariz fino e arrebitado

Ponte e narinas estreitas, ponta do nariz apontando ligeiramente para cima e dorso levemente côncavo: estas são as características do nariz arrebitado. Desejado por muitos pacientes nos consultórios de cirurgia plástica.

Este é o formato de nariz mais valorizado esteticamente nos dias de hoje por seus traços finos. Mas nossas origens genéticas nem sempre permitem que já nasçamos com essa característica. Embora a rinoplastia possa ser de muita ajuda para aproximar o nariz de um paciente desse formato. Nem sempre ele será o mais recomendado para todos os tipos de rosto. A cirurgia sempre deverá ser feita considerando as proporções individuais de cada pessoa.

tipo de nariz

Nariz curto ou asiático

O nariz curto é caracterizado pela ausência de elevação do dorso e pela ponte (área entre os olhos) mais baixa e larga. O que muitas vezes pode levar à impressão de “falta volume” no corpo do nariz. Geralmente, esse é o tipo de nariz que pode ser encontrado nas pessoas com ascendência asiática e indígena.

O nariz asiático também apresenta narinas largas e ponte pouco pronunciada, dando a impressão de “nariz achatado”. Ele ainda pode apresentar um formato redondo na ponta. Sendo chamado popularmente de “nariz de batata” – essa característica também aparece nas pessoas de etnia negra, de forma mais exacerbada.

Para pacientes que tenham o formato de nariz curto e se sintam incomodados por achar que há alguma desproporção entre o nariz e o rosto. A cirurgia plástica costuma ser feita no intuito de levantar o dorso com enxerto de cartilagem.

Para corrigir o arredondamento da ponta, as técnicas utilizadas podem incluir incisões nas narinas com objetivo de estreitar a base do nariz e enxerto de cartilagem na ponta, que passará de arredondada a projetada.

Formas de Nariz

Nariz negroide

Como o próprio nome indica, o formato de nariz negroide é encontrado nas pessoas de etnia negra ou mesmo em pessoas de pele clara que tenham alguma ascendência africana – algo bastante comum em um país cuja população é altamente miscigenada, como o Brasil.

Neste formato, o nariz apresenta uma base mais larga, com narinas também bastante alargadas, ponta arredondada e dorso curto e baixo. Diferente do nariz romano, o nariz negroide tende a apresentar a pele mais espessa e oleosa.

As características deste formato de nariz são parecidas às do nariz asiático. Mas, no caso do negroide, elas aparecem com mais proeminência, com as asas mais alargadas e dorso ainda mais curto.

A principal queixa dos pacientes com nariz negroide é que, atualmente, o formato de nariz esteticamente mais valorizado é mais fino, com ponte mais alta e ponta arrebitada. Traços que acabam descaracterizando a origem ética no nariz negroide.

Por esse motivo, a rinoplastia nesse caso deve buscar a harmonização das proporções do nariz e do rosto. É possível deixar o nariz mais alto e fino, modelando também a ponta para diminuir a aparência arredondada. Muitas vezes, as cartilagens do próprio paciente são inviáveis para fazer os enxertos necessários nessa rinoplastia.

nariz tipos

Nariz romano

O nariz romano tem como principal característica a giba nasal, aquela protuberância localizada no dorso do nariz, que pode ser vista principalmente quando a pessoa está de perfil. Esse formato pode ser encontrado nos descendentes de europeus caucasianos, principalmente dos italianos, judeus e árabes, e costuma ser recoberto por pele fina.

Constituído em geral por um excesso de osso e cartilagem. Esse “carocinho” no dorso do nariz é fonte de insegurança e insatisfação para muitas pessoas. Inclusive, ele é um dos principais motivos pelos quais os pacientes procuram a cirurgia plástica de rinoplastia.

Quando o paciente opta pela cirurgia. O procedimento geralmente consiste em retirar o excesso de tecido cartilaginoso e ósseo que forma a giba por meio de raspagem e modelagem do osso quando necessário. Nos homens costuma-se manter o dorso reto, enquanto nas mulheres é comum o desejo por criar uma leve curvatura arrebitada.

nariz grande

Nariz adunco

Em muitas pessoas, o nariz romano pode aparecer em associação com a ponte proeminente e curvada e com uma característica que faz com que a ponta do nariz se projete para baixo quando a pessoa sorri, fazendo com que o nariz se assemelhe ao bico de uma águia.

Este é o nariz adunco, também chamado de nariz aquilino (a palavra “aquilino” vem do Latim aquillinus, que significa “parecido com uma águia). De uma forma pouco elogiosa, esse formato de nariz também é conhecido como “nariz de bruxa”.

O nariz adunco ocorre em populações originárias do sudoeste da Europa, do sul da Ásia, do Oriente Médio e do norte da África.

Infelizmente, esse formato de nariz realmente pode envelhecer um pouco o rosto. Sendo motivo de insatisfação para muitas pessoas. A rinoplastia geralmente tem dois objetivos: reduzir o tamanho do nariz e impedir a queda da ponta quando a pessoa sorri.

Para corrigir a queda da ponta, é necessário romper o músculo depressor do septo. Que conecta o nariz e os lábios e é o responsável por puxar a ponta do nariz para baixo durante o sorriso. Esse procedimento também pode corrigir o sorriso gengival.

tipos de nariz

Você também pode gostar de: Envelhecimento da pele: conheça 11 costumes que o aceleram

 

 

 

Agende agora sua Rinoplastia

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).