Cuidados com a pele no inverno

Cuidados com a pele no Inverno

O inverno é uma das estações mais gostosas do ano, visto que nós mulheres podemos vestir peças mais pesadas e elegantes, podendo esbanjar nos estilos e arrasar por onde passamos. Porém, grande parte das mulheres conhecem bem os impactos que o inverno causa em nossa pele. Ar menos úmido, temperaturas mais baixas e diminuição da transpiração do corpo acabam deixando a pele extremamente ressecada. É por isso que decidimos escrever este artigo sobre os cuidados essenciais que toda mulher que se preze deve ter com sua pele para mantê-la saudável também durante o Inverno.

Dermatite Seborreica, Dermatite Atópica e Psoríase

A dermatite seborreica ocorre na região da face, mas é mas comum no couro cabeludo. É uma espécie de descamação de nossa pele, sendo causada exatamente pelo ressecamento da região. A caspa varia desde uma descamação mais superficial e pouca coceira até a formação de crostas, o que causa coceira intensa e pode ser extremamente irritante para a mulher, principalmente se seu caso for mais grave, onde as seborreias acabam espalhando-se, caindo em seus ombros e muitas vezes podendo sendo avistadas por outras pessoas.

Já a atópica geralmente é acompanhada por uma rinite alérgica ou asma, para quem sofre dessas doenças. Coceira é o principal fator irritante e ela pode espalhar-se pelo corpo todo, causando lesões avermelhadas e escamando principalmente em regiões de dobras de pele, tais como pescoço, joelhos e dobras dos braços. A pele que é atacada pela dermatite atópica fica mais grossa, escurecida e áspera.

A psoríase pode atingir tanto homens quanto mulheres entre 20 e 40 anos. Apesar de esta doença surgir mais comumente a partir de fatores emocionais ou genéticos, seu aparecimento é muito mais registrado no Inverno. Causa lesões avermelhadas e descamativas na pele, geralmente como placas e é comum nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo.

Alimentação é Importante para Todas as Estações!

No Inverno, o ideal é optar por legumes, frutas e hortaliças, uma vez que esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais e neutralizam os radicais livres de nosso corpo, o que consequentemente contribui para o antienvelhecimento. Nas frutas, morango, mexerica, cereja, limão e laranja são ótimas opções; para os vegetais você pode adotar a ingestão de cenoura, repolho e brócolis. A soja, as nozes e as amêndoas são outros alimentos essenciais para serem acrescentados à dieta de qualquer mulher, com substâncias que evitam, além de muitos outros benefícios, o ressecamento e aumentam a capacidade elástica de nossa pele.

Um erro que cometemos com muita frequência no Inverno e que acaba ajudando na vulnerabilidade de nossa pele é a falta de ingestão de água durante esta estação do ano. A água, como sabemos, é essencial em todas as estações. Ela mantém a hidratação de nossa pele e debilita nosso organismo por conta do clima frio. Portanto, mesmo que você não seja muito fã de água, tente fazer um esforço para ingerir pelo menos 2 litros de água durante o Inverno.

Outras Dicas Importantes:

1. Evitar banhos quentes demais e demorados usando buchas muito ásperas, pois isso tira a oleosidade natural da pele e diminui sua proteção.
2. Use sempre cremes hidratantes, inclusive labiais. Se sua pele for naturalmente mais oleosa, opte por cremes sem oleosidade.
3. Não se esqueça de usar filtro solar, pois menos ausência de sol não significa ausência dos raios UV.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).