Quais os cuidados com os pés para mantê-los lisos e saudáveis

Pés femininos com unhas pintadas de vermelho.

Seus pés carregam você para cima e para baixo todos os dias. Saiba como cuidar bem deles e mostre sua gratidão por todo o suporte que eles te dão!

Seus pezinhos até podem passar a maior parte dos dias escondidos dentro de um belo scarpin, mas certamente você quer que eles estejam em perfeitas condições quando for exibi-los em uma sandália. Para isso, é preciso conhecer e seguir alguns cuidados com os pés. Confira:

1. Use calçados confortáveis e faça rodízio de modelos

Um dos principais cuidados com os pés é escolher calçados que forneçam a sustentação e o amortecimento necessários para o dia a dia ou a prática esportiva, sejam confortáveis e se adaptem ao formato dos seus pés.

Sapatos de bico fino favorecem o atrito nos cantinhos das unhas e podem causar microtraumas, levando ao encravamento e à formação de calos. Por isso, é importante fazer um revezamento dos modelos, evitando comprimir sempre os mesmos pontos.

2. Saiba como escolher os saltos

O salto alto é um detalhe que faz toda a diferença no look e deixa as mulheres confiantes e poderosas. Se você é fã dos sapatos que te deixam nas alturas, saiba que é preciso seguir algumas dicas para modelos que não tragam prejuízos aos seus pés.

Para o trabalho e outros eventos do dia a dia, o ideal é escolher saltos com no máximo 4 cm. Calçados mais altos devem ser reservados para ocasiões especiais, pois eles aumentam o risco de dores e torções, além de poder gerar danos à coluna por prejudicar o equilíbrio.

3. Evite andar descalço

Tirar os sapatos no fim do dia pode ser muito relaxante, mas o hábito de andar descalça pode favorecer o surgimento das fissuras no calcanhar devido ao atrito dos pés com o solo, especialmente a areia.

As rachaduras podem ser apenas superficiais ou, então, atingir camadas mais profundas, causando sangramento em função do espessamento da pele. Esse problema é ainda mais comum em pessoas com diabetes, pois os pés tendem a ser mais ressecados.

4. Cuide corretamente das unhas e cutículas

Os cuidados com os pés para mantê-los bonitos e saudáveis também incluem o tratamento correto de unhas e cutículas. As principais dicas para isso são:

⦁ Corte as unhas a cada duas semanas e mantenha o formato quadrado, que evita que elas encravem;
⦁ Não remova os cantinhos, pois esse hábito favorece que as unhas encravem ou infeccionem;
⦁ Mantenha as cutículas hidratadas e apenas empurre-as com a espátula, sem tirá-las totalmente. Lembre-se de que elas são uma proteção contra a entrada de microrganismos;
⦁ Lixe apenas as pontinhas das unhas para remover qualquer aspereza, sem passar a lixa na superfície da unha, pois isso remove a camada de queratina e causa deformações;
⦁ Leve seu próprio kit de instrumentos ao frequentar a pedicure para evitar a transmissão de doenças.

5. Faça uma esfoliação nos calcanhares

Se seus pés estão ressecados, a dica é fazer uma esfoliação para remover as células mortas e deixá-los mais lisinhos, especialmente na região dos calcanhares. Esse procedimento deve ser feito no máximo uma vez por semana e sem aplicar uma força exagerada.

Uma ressalva: se você utiliza salto alto todos os dias, pode ser mais indicado não esfoliar os pés, pois isso pode prejudicar a camada de proteção da pele.

Pés rodeados de rosas e cremes recebendo massagem.

6. Utilize cremes específicos para os pés

Outra dica para manter seus pés lisinhos e macios é investir na hidratação com produtos específicos para essa região, como cremes à base de ureia 20%, glicerina ou manteiga de karitê.

Como esses cremes têm uma textura mais espessa, recomenda-se utilizá-los à noite, evitando que seus pés fiquem escorregadios durante o dia. Para potencializar o efeito hidratante, coloque uma meia logo após aplicar o produto.
Caso você tenha calos, aplique o creme e enrole plástico-filme ao redor dos pés por cerca de 3 horas. Depois disso, lixe a calosidade, mas sem exagerar.

7. Não se esqueça do protetor solar

Ao frequentar a praia ou a piscina, não se esqueça de aplicar o protetor solar nos pés. Muitas vezes essa região é negligenciada e, como sua pele é sensível, eles podem sofrer graves queimaduras solares.

8. Conheça os cuidados com os pés para evitar maus odores

O abafamento causado por calçados fechados favorece a proliferação de microrganismos que se alimentam do suor e podem causar odores desagradáveis nos pés. Para evitar esse problema, é importante seguir alguns cuidados:

⦁ Na hora do banho, lave bem os pés utilizando uma bucha natural e sabonete hidratante para remover todos os resíduos e microrganismos;
⦁ Seque muito bem os pés, especialmente os espaços entre os dedos, de forma a evitar o surgimento de frieiras (micose entre os dedos);
⦁ Para evitar a bromidrose nos pés (o popular “chulé”), utilize talcos ou desodorantes próprios para essa parte do corpo;
⦁ Não utilize o mesmo calçado dois dias seguidos, pois esse hábito favorece o surgimento de odores desagradáveis. O ideal é deixar o calçado “descansar”, preferencialmente tomando sol;
⦁ Sempre utilize chinelos ao frequentar piscinas, saunas, vestiários coletivos, chuveiros públicos e lava-pés, pois esses locais são propensos à transmissão de micose.

9. Cuide de seus pés e relaxe

Depois de sustentar você o dia inteiro, seus pés certamente merecem alguns “mimos”. Para isso, vale a pena colocar pernas e pés para cima, o que melhora a circulação e combate o inchaço. Confira outras dicas para evitar a retenção de líquidos em todo o corpo.

Você também pode preparar um escalda-pés com água morna e algumas gotas de óleo essencial ou sabonete líquido. Esse cuidado abre os poros e potencializa o efeito dos hidratantes, além de ser uma excelente forma de aliviar o estresse.

Você conhece mais alguma dica para cuidar bem dos pés? Compartilhe com a gente nos comentários!

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp