Menu

Cuidados com a pele na primavera: aprenda e esteja preparada!

Enquanto as temperaturas sobem, a rotina de cuidados com a pele precisa incorporar novos hábitos para que ela fique bonita, saudável e preparada para o verão!

Os dias nem sempre são ensolarados e as noites ainda podem ser bem frias, mas a chegada de setembro já anuncia que a primavera vem aí! Porém, mais do que o aumento da temperatura, a mudança de estação exige algumas adaptações na rotina de cuidados com a pele.

Se no inverno seus cuidados se restringiam a aplicar um hidratante no rosto para evitar o ressecamento da pele, talvez seja necessário acrescentar novos hábitos para recuperar a saúde e a beleza da cútis, deixando-a muito bem preparada para o verão. Anote as dicas:

  1. O uso do protetor solar é ainda mais importante

Se você acompanha nosso blog, você já sabe que é indispensável aplicar o protetor solar todos os dias. Afinal, parte da radiação atinge a superfície terrestre com a mesma intensidade nas estações frias e quentes, e ela inclusive atravessa nuvens e janelas.

Dessa forma, mesmo no inverno e nos dias nublados é necessário o usar o protetor para proteger a pele do envelhecimento precoce causado pelos prejuízos que a radiação provoca no DNA celular – isso sem falar no risco aumentado para o câncer de pele.

Porém, conforme os termômetros começam a subir, também aumentam os passeios ao ar livre, as tardes no parque e até mesmo as idas à praia. E, como você sabe, a exposição direta ao sol nas estações mais quentes é ainda mais prejudicial.

Por isso, um dos principais cuidados com a pele na primavera é investir ainda mais no uso do filtro solar. Confira nossa seleção com os melhores protetores para o rosto e saiba que existem produtos apropriados para todos os tipos de pele.

Sendo assim, a dica é aplicar um protetor com FPS 30 ou superior pela manhã, antes de sair de casa, e reaplicá-lo na hora do almoço e no meio da tarde. Se você for à praia ou à piscina, aplique o produto 30 minutos antes e reaplique-o a cada 2 horas ou depois de mergulhar.

cuidados com a pele na primavera

Veja também – Melhor protetor solar para o rosto: conheça os mais indicados para brasileiras!

  1. Os cuidados com a pele incluem uma boa higienização duas vezes ao dia

Conforme os dias se tornam mais quentes, aumenta também a produção de suor e de óleo, o que deixa a pele com aquela aparência brilhosa e favorece o surgimento de cravos e espinhas, principalmente para quem tem a pele oleosa.

Por isso, um dos cuidados com a pele durante a primavera é fazer uma limpeza duas vezes ao dia, uma de manhã, e a outra à noite, antes de dormir.

Para isso, lave o rosto com água morna e utilize um sabonete neutro ou específico para o seu tipo de pele. Pela manhã, o passo seguinte é a aplicação do protetor solar. À noite, complemente a limpeza com um demaquilante para remover qualquer resíduo.

Lembre-se de não utilizar a água em uma temperatura muito quente, pois isso pode aumentar ainda mais a produção de óleo.

  1. Invista em uma limpeza de pele mais caprichada

Além da higienização diária, é importante incluir uma limpeza mais profunda na sua rotina de cuidados com a pele, ainda mais se as temperaturas mais elevadas da primavera costumam aumentar a oleosidade do seu rosto e agravar quadros de acne.

Por isso, é importante realizar uma limpeza de pele incluindo etapas de esfoliação, remoção das impurezas, hidratação e tonificação. É possível fazer esse procedimento em casa seguindo algumas dicas, mas a limpeza de pele profissional oferece algumas vantagens.

Para quem sofre com cravos e espinhas, por exemplo, é mais indicado fazer a limpeza em uma clínica, pois os profissionais contam com técnicas e equipamentos adequados para removê-los sem machucar a pele ou agravar ainda mais a situação.

Além disso, a limpeza profissional pode incluir tratamentos para combater o envelhecimento, como os peelings, e para acalmar a pele depois do procedimento, como o aparelho de alta frequência.

Veja mais – Aprenda 07 truques de limpeza facial e saiba a hora certa de procurar um profissional.

  1. Busque tratamento para as manchas que surgiram no inverno

As temperaturas mais frias, os banhos prolongados com água muito quente e a falta de hidratação são fatores comuns no inverno que podem levar ao surgimento de algumas manchas esbranquiçadas na pele.

Conhecidas como eczemátides ou pitiríase alba, essas manchas correspondem a regiões mais ressecadas e costumam aparecer em áreas como rosto, lateral dos braços e no tronco.

Com textura áspera, limites indefinidos e frequentemente pontilhadas, essas manchas são mais comuns em pessoas com histórico de alergias respiratórias e eczema atópico.

Ao perceber essas alterações, é muito importante buscar orientação de um médico especialista para diferenciar manchas eczemátides de alergias e micoses e descobrir qual é o melhor tratamento para elas.

cuidados com a pele na primavera

Não deixe de ver – Peelings superficiais são uma ótima alternativa para cuidar da pele! Descubra por quê

  1. Intensifique a hidratação de dentro para fora

Os cuidados com a pele também dependem da sua ingestão de líquidos. Se no inverno era um pouco mais difícil se lembrar de tomar água, o aumento das temperaturas na primavera deve ajudar você a retomar esse hábito com mais afinco.

Para isso, procure tomar cerca de 2,5 litros de água por dia. Você pode substituir parte dessa quantidade por água de coco, sucos e chás naturais, mas lembre-se de optar por versões feitas na hora e sem açúcar.

Outra dica para aumentar a hidratação de todo o organismo é reforçar o consumo de frutas como abacaxi, melão e melancia, que contribuem para repor o conteúdo de água perdido ao longo do dia por meio da transpiração.

Além de seguir essas dicas, é importante sempre ter o acompanhamento de um especialista para orientar você na escolha dos melhores produtos e cuidados para a sua pele.

Aproveite para agendar uma avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino e conhecer os melhores tratamentos estéticos e cirurgias plásticas para manter a pele sempre jovem e bonita em todas as estações.

  • 11
    Shares