Procedimentos Estéticos para Homens, qual é a preferência deles

procedimentos-esteticos-para-homens

Os homens também se preocupam com a aparência! Descubra quais são os procedimentos estéticos para homens que eles mais fazem

Quando falamos em cuidados com a aparência, seja para ficar mais bonita ou mais jovem, geralmente associamos essa preocupação com as mulheres.

De fato, as mulheres são maioria absoluta nas clínicas, representando mais de 86% dos pacientes das clínicas que oferecem tratamentos estéticos.

Apesar disso, existem sim alguns homens que se preocupam com sua aparência e recorrem aos procedimentos estéticos para se sentirem melhor consigo mesmos.

Embora o número de pacientes do sexo masculino ainda seja bem menor do que os do sexo feminino, as clínicas têm observado um aumento na quantidade de homens atendidos, mostrando que eles estão começando a cuidar mais de si mesmos.

De acordo o último relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), publicado em 2016 com informações do ano anterior, foram 12.055.419 procedimentos não invasivos no mundo todo.

Desse total, 1.661.126 atendimentos foram dedicados aos homens (13,8%). Conheça agora os procedimentos estéticos mais pedidos por eles!

  1. Redução de gordura (método não cirúrgico) – 75.025

Em quinto lugar na preferência dos homens na hora de escolher tratamentos estéticos, está a redução não cirúrgica de gordura, com 75.025 registros. Neste caso, consideramos apenas os métodos não cirúrgicos, portanto a lipoaspiração e a lipoescultura não entram nessa conta.

Dois dos principais procedimentos realizados pelos homens para combater as gordurinhas são o ultracontour e o manthus.

O ultracontour promove a quebra das células de gordura com auxílo de um aparelho chamado HIFU (ultrassom focalizado de alta intensidade). As ondas do ultrassom são aplicadas abaixo da pele, rompendo a membrana das células adiposas por meio da cavitação.

A cavitação, por sua vez, funciona por meio da interação das bolhas de gás que estão entre os tecidos com as ondas do ultrassom.

As bolhas mudam de tamanho e resultam no rompimento das células de gordura. O ultracontour é indicado para tratar a gordura localizada no abdômen, coxas, flancos e braços.

Já o manthus consiste no uso de um equipamento que associa o ultrassom com correntes elétricas para tratar celulite e gordura localizada.

Nesse tratamento, o ultrassom promove a quebra das células de gordura enquanto as microcorrentes potencializam esse efeito e estimulam a eliminação da gordura pelos vasos linfáticos.

  1. Fotorrejuvenescimento – 86.968

O fotorrejuvenescimento se trata do tratamento de combate ao envelhecimento que faz uso da luz intensa pulsada, que é aplicada com um aparelho que possui uma lâmpada de alta energia.

A luz pulsada atinge a pele e provoca calor, sento utilizada para tratar rugas finas, flacidez, manchas solares, rosácea, alteração da textura da pele, vasos faciais dilatados e olheiras.

Esse é um dos tratamentos queridinhos dos homens que querem rejuvenescer, principalmente nas mãos, pescoço e face.

  1. Remoção de pelos – 170.882

Embora a depilação esteja associada às mulheres, alguns homens também se sentem insatisfeitos por apresentar mais pelos do que gostariam em determinadas regiões do corpo.

Nesse caso, eles podem recorrer à remoção de pelos a laser, que permite eliminar os pelos de uma forma rápida e segura, inibindo o crescimento de um novo pelo.

O laser emite uma luz que é captura pelo pigmento do pelo, promovendo a queima e a destruição do pelo diretamente pela sua raiz.

Assim, os pelos caem cerca de 15 dias depois da aplicação, e quando voltam a nascer eles mais finos e em menor quantidade.

Assim como os outros procedimentos estéticos, a depilação a laser não é definitiva, e os pelos podem voltar a nascer depois de algum tempo. Dessa forma, é importante que o paciente faça sessões de manutenção anualmente.

  1. Ácido Hialurônico – 341.454

O ácido hialurônico é uma substância que existe naturalmente no nosso organismo e que tem a sua produção reduzida com o passar dos anos.

Na estética, o ácido hialurônico pode ser aplicado com diversas finalidades e por meio de várias técnicas diferentes.

Um das utilidades dessa substância é o preenchimento labial, para recuperar o volume perdido. Embora o procedimento seja mais requisitado pelas mulheres, os homens também sofrem com a redução do tamanho dos lábios com o passar do tempo.

Outro uso do ácido hialurônico é para o preenchimento facial, com objetivo de melhorar as proporções do rosto por meio da reposição do volume perdido, destacando o queixo, a mandíbula e as maçãs do rosto. Ele também pode ser usado na técnica do 8 point lift.

Essa substância ainda pode ser utilizada para preencher rugas muito fundas, como o bigode chinês e as rugas que aparecem entre as sobrancelhas, e para tratar olheiras profundas.

  1. Toxina botulínica – 623.914

Em primeiro lugar, o grande campeão dos procedimentos estéticos entre os homens é o famosíssimo Botox®, com mais de 623 mil aplicações registradas no ano analisado.

A toxina botulínica é indicada para o tratamento das rugas dinâmicas (que aparecem conforme nossas expressões), pois ela é capaz de paralisar os músculos que dão origem a esse tipo de sulco.

Com o uso de microagulhas, o Botox® é aplicado principalmente no músculo entre as sobrancelhas e no canto externo dos olhos, onde aparecem os famosos “pés de galinha”.

Ainda, a toxina botulínica também é utilizada para combater a hiperidrose, que consiste no suor excessivo nas mãos, nos pés e nas axilas, diminuindo a eliminação de líquido pelos poros.

Como você pôde perceber, os homens também recorrer aos procedimentos estéticos para se sentirem mais jovens, bonitos e seguros com a própria aparência.

Se você se sente incomodado com algo em seu corpo ou rosto, não hesite em procurar um cirurgião plástico para que seu caso seja avaliado e você receba as melhores orientações sobre como resolver o problema.

 

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).