Homens também sentem inseguranças com seus corpos?

Inseguranças e autoestima masculina

Autoestima masculina é beneficiada com procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. Conheça!

Com a superação de paradigmas, cada vez mais nossa sociedade está discutindo temas como a insegurança dos homens com o corpo e também opções para manter a autoestima masculina.

Por muito tempo esses temas foram considerados exclusivamente femininos e os homens que se mostravam mais sensíveis ou preocupados com a aparência eram discriminados.

Com as mudanças sociais, no entanto, a insegurança masculina com a estética e cuidados voltados a esse público ganharam atenção. Saiba mais!

Como padrões estéticos afetam os homens?

Os homens já gastam mais com cosméticos e produtos de beleza, de forma que a previsão para 2020 é que esse mercado passe a valer U$ 60 bilhões, de acordo com a Euromonitor.

As pesquisas demonstram que 28% dos homens usam cremes diariamente, 37% fazem a unha, 25% pintam o cabelo e 22% fazem limpeza de pele. Além disso, há aqueles que optam por cirurgias plásticas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) houve um aumento de 400% nos procedimentos estéticos realizados em homens nos últimos anos.

Os homens estão se cuidando mais, o que é positivo, no entanto, eles também enfrentam exigências quanto aos padrões de beleza que podem afetar a autoestima masculina.

As exigências são diferentes do público feminino, mas também existem. Elas estão associadas principalmente a ter um corpo mais definido e musculoso.

Alcançar esse resultado, no entanto, não é fácil, e exige controle rigoroso da alimentação e musculação intensa. Nesse ritmo, muitos homens se voltam ao uso de anabolizantes para acelerar esse processo, o que pode comprometer a saúde.

Como melhorar a autoestima masculina com procedimentos estéticos?

Em vez de recorrer aos anabolizantes e outros medicamentos e condutas inadequadas para aumentar os músculos, os homens podem ser voltar a tratamentos estéticos clínicos que apresentam resultados satisfatórios e não comprometem a saúde dos pacientes.

De fato, como vimos, os procedimentos e cirurgias plásticas são opções cada vez mais buscadas por esse público que visa a manutenção da autoestima masculina sem comprometer a saúde. Saiba mais!

Toxina botulínica

A aplicação de toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox, está entre as técnicas mais comuns realizadas por homens e mulheres.

Esse tratamento estético visa minimizar ou prevenir o surgimento de rugas faciais e promover o rejuvenescimento facial. Ele combate, especialmente, as rugas dinâmicas causadas pela movimentação da face e expressões faciais.

A substância provoca um bloqueamento neuromuscular, impedindo que o comando de contração emitido pelo cérebro chegue ao músculo.

O tratamento deve ser feito em intervalos de 4 a 6 meses e realizado por um cirurgião plástico que vai avaliar detalhadamente a face do paciente para identificar os locais de aplicação da substância.

Principais inseguranças a autoestima masculina

Blefaroplastia

A blefaroplastia está entre as cirurgias plásticas mais realizadas em homens. Ela é voltada à correção da estética das pálpebras, sendo comum entre os homens que desejam recuperar a autoestima masculina, principalmente, após os 40 anos.

A queda da pálpebra pode ser resultado da ptose palpebral e ocorrer devido ao excesso de pele ou gordura.

Na cirurgia plástica esses depósitos são removidos, promovendo o rejuvenescimento da região dos olhos.

Rinoplastia e rinomodelação

A rinomodelação consiste em um procedimento estético pouco invasivo que utiliza ácido hialurônico para fazer mudanças pontuais e temporárias na estética do nariz. É recomendada quando a insatisfação é pequena.

Já a rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz e tem caráter definitivo nas alterações promovidas. Ela é indicada para alterar diversas características do nariz, como tamanho, proeminência ou angulação.

Nos homens, essa cirurgia visa a correção de aspectos insatisfatórios do nariz buscando alcançar a harmonia facial.

Lipoaspiração

Os homens também podem sentir incômodos com os depósitos de gordura localizada, sendo que a lipoaspiração é a cirurgia plástica recomendada para correção dessa característica.

São diversas as regiões do corpo que podem ser lipoaspiradas como abdômen, flancos, costas, papada, braços, panturrilha e outras.

Uma opção para pacientes com pouca gordura corporal, mas que desejam um desenho melhor dos músculos é a lipo HD, que é mais minuciosa e consegue definir os músculos.

Otoplastia

A otoplastia é a cirurgia plástica da orelha, podendo ser realizada desde a infância, a partir dos 7 anos, em média. Essa técnica é conhecida por corrigir a famosa orelha de abano.

A autoestima dos homens pode ser afetada por uma aparência da orelha que não seja harmônica com a face, seja devido à angulação (que causa a orelha de abano) como também formato, assimetrias e tamanho.

Em muitos pacientes essa cirurgia plástica é realizada na infância ou adolescência, mas pacientes adultos que estejam insatisfeitos também podem recorrer à técnica.

Portanto, os procedimentos estéticos e cirurgias plásticas ajudam os homens a resgatar a autoestima masculina quando um aspecto da aparência não está como o desejado.

Para submeter-se a qualquer procedimento estético é fundamental contar com a avaliação e encaminhamento de um cirurgião plástico, profissional mais apto a identificar as insatisfações do paciente e definir a técnica mais adequada.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp