11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Atividades que são liberadas no pós operatório da mamoplastia

O que pode e o que não pode no pós operatório da mamoplastia?

Entenda o pós operatório da mamoplastia e o que você pode fazer neste período

A mamoplastia é uma intervenção cirúrgica que busca alterar o formato das mamas, podendo ser para aumentá-las, diminuí-las ou deixá-las mais harmoniosas e proporcionais ao resto do corpo. Por ser um procedimento que necessita de anestesia geral e que precisa de incisões na mama, as preocupações com o pós operatório da mamoplastia são comuns. Cada tipo de intervenção plástica nas mamas demanda cuidados específicos, mas muitos deles são comuns a todas as modificações.

Mamoplastia de aumento, redutora, reparadora, reconstrutora e a mastopexia são os procedimentos mais comuns e realizados em todo o Brasil. Um dos procedimentos mais procurados no país, a mamoplastia demanda dedicação e atenção no seu pós operatório. Separamos algumas informações relevantes para que você entenda como funciona e o que pode ou não pode após a cirurgia. Olha só:

O pós operatório da mamoplastia

O resultado de uma cirurgia plástica está diretamente relacionado com os cuidados realizados no pós-operatório, sendo quase tão importante quanto a própria cirurgia. É preciso entender e estar preparada para seguir à risca as recomendações médicas e cuidar para que a recuperação aconteça de maneira tranquila e estimulando os resultados favoráveis da intervenção.

O pós operatório da mamoplastia não é sinônimo de dores agudas, dificuldade de locomoção e desconfortos, apesar de ser considerada uma cirurgia invasiva. Analgésicos já costumam ser suficientes para aliviar as dores e melhorar a sensação de bem-estar. Restringir a movimentação dos braços, não dirigir, suspender as atividades físicas e utilizar o sutiã pós-cirúrgico são algumas das ações essenciais depois da cirurgia mamária.

O que está liberado?

Com a utilização do sutiã pós operatório, os pacientes podem realizar movimentos com os braços alguns dias depois da cirurgia. Atividades leves como caminhadas e dirigir já podem ser feitas a partir das duas primeiras semanas. Três semanas do pós operatório da mamoplastia já está liberado voltar à academia, desde que exercícios que forcem os braços e o peitoral sejam evitados. Já corrida e musculação só são liberados depois dos primeiros dois meses.

Tomar sol está liberado só depois do primeiro mês de cirurgia, ok? Também preste atenção nas estrias e na flacidez do local, sendo fundamental hidratar a região constantemente. Dormir em qualquer posição também fica sob livre escolha da paciente após o primeiro mês. Procure ter um diálogo aberto com a profissional escolhida para realizar a mamoplastia, é de extrema importância que você tenha acesso a todo o cronograma de ações do pós operatório.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).