Alimentos que mantém o corpo hidratado

Metabolismo

Além da água, há outras formas de manter o organismo longe da desidratação; confira!

Metabolismo

 

Hoje em dia, há uma variedade de alimentos que mantêm o corpo hidratado. É rotina tomar banho de sol por horas, sem se preocupar em beber um pouco de água, um comportamento que sempre faz o organismo ficar desidratado. Isso acontece por causa do suor que contribui para a necessidade de reposição de líquidos. Para compensar, saiba que há frutas que também podem ser as melhores amigas da temporada de calor e, de quebra, dá para cuidar da boa forma e não dar brecha para a desidratação.

Mesmo que ocorra a necessidade da ingestão de 1,5 a 2,0 litros de água por dia, nem todo mundo tem esse hábito. Há quem a beba, mas não em quantidade suficiente. E é aí que entram os alimentos que mantêm o corpo hidratado, uma opção importante para quem não consegue carregar as garrafinhas de água para onde quer que vá. Claro que sucos e chás são superválidos quando o assunto é proteger o corpo da desidratação, mas é preciso incluir no cardápio frutas, verduras e legumes, também fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Quem vai curtir a praia, é preciso ter mais cuidado com o que ingere. Para quem gosta de uma salada bem caprichada, não hesite em incluir pepino, um diurético natural, abobrinha que tem ação antioxidante, espinafre e brócolis, ambos detentores de uma quantidade de água altíssima na composição delas. Não se esqueça do bom e do velho tomate e das folhas verdes. Frutas como melancia, abacaxi e morango também são alimentos que mantêm o corpo hidratado. Consuma vegetais crus como cenoura, pois, cozidos, eles perdem os nutrientes.

Por mais que seja difícil, ainda mais no calorão brasileiro, é importante não ingerir bebidas alcoólicas e refrigerantes em excesso, pois ambos ajudam a desidratar o organismo. Fique de olho na ingestão de sal, pois ele também é responsável em reter líquidos, e de pratos muito gordurosos que incluem queijos amarelos, carnes gordas, frituras, massas e molhos que sobrecarregam o intestino e afetam na digestão.

Além de uma alimentação saudável, é importante não se esquecer, claro, da água.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).