Água morna com vinagre e limão funciona para emagrecer?

Conheça os benefícios dessa combinação para o organismo.

Você já ouviu falar sobre essa receitinha de emagrecimento? Além de ser bastante efetiva e de ajudar a perder peso, ela traz inúmeros benefícios adicionais. Para entender melhor a receitinha, vamos abordar um pouco mais sobre cada um dos três componentes – e, claro, aprender a preparar a bebida!

Água morna? É isso mesmo, produção?

SIM! Todo mundo já sabe que sem água não somos nada. Ela faz maravilhas à nossa saúde e não é à toa que os médicos aconselham a tomar uma média de 2 litros de água por dia. A água ajuda a controlar a pressão, hidratar as células, transportar todos os nutrientes, melhorar a função do intestino e eliminar toxinas, entre outros benefícios para o corpo como um todo. O que muitos não sabem é que, segundo a medicina chinesa, a água morna é uma ótima amiga no processo de emagrecimento. A grande maioria dos asiáticos toma água morna ou chás sem adição de açúcar, o que não deixa de ter efeito semelhante.

Limão – ou suco de limão

O fato é que aqui no ocidente essa ideia já foi implementada há muito tempo e, em muitas dietas, você vai ver a inclusão da água morna com limão – suco de limão sem açúcar, por exemplo. A dieta do limão é usada para perder peso e, de fato, ajuda a emagrecer. Isso porque o limão, mesmo sendo uma fruta ácida cítrica, ao chegar no estômago se torna alcalina, o que ajuda a regular o pH do estômago e acabar com inflamações nas articulações, diminuindo a acidez do estômago. O limão também facilita a digestão porque estimula o trato intestinal, purificando os rins. A imunidade é outra que se beneficia com o limão, o que é ótimo em dietas mais restritivas, pois tem vitamina C, contribuindo para resfriados e ajudando a absorver o ferro. A desintoxicação é outra dádiva do limão, já que ele é diurético e ajuda a eliminar líquidos e toxinas. Quem tem a famosa barriguinha inchada pode experimentar incorporar o limão em sua rotina.

Vinagre de maçã

No caso do vinagre, ganha destaque o de maçã, principalmente na versão orgânica. O vinagre de maçã pode ser usado para auxiliar no emagrecimento porque é riquíssimo em pectina, fibra solúvel que ajuda a absorver líquido e preencher o estômago, diminuindo a saciedade. É também um anti-inflamatório e antioxidante natural e possui ácido acético, substância que diminui a absorção de carboidratos, tornando a dieta mais leve e livre de gorduras. Ele também é muito bem-vindo quando usado nos alimentos.

Como tomar?

É importante lembrar que não se trata de uma fórmula mágica e que a receita serve como um auxiliador do emagrecimento. Para conseguir perder peso com eficiência, é preciso alimentar-se melhor e praticar exercícios físicos. O uso da fruta e do vinagre, junto com os benefícios da água morna, irão dar mais impulso à perda de peso. Porém, os resultados são inegáveis. Essa receita, além de ajudar a desinchar, ajuda também a desintoxicar todo o organismo, limpando tanto a parte interna quanto a externa.

Você pode tomar essa bebida todos os dias, cerca de 20 minutos antes do almoço e do jantar. O ideal é não usar mais de 2 limões por dia, que você pode dividir entre as duas principais refeições. Basta espremer os limões na água morna (200 ml), acrescentando 2 colheres rasas de vinagre de maçã. Tem quem prefira tomar a água morna apenas com vinagre ou só com o limão. Os dois ingredientes, quando combinados, no entanto, ganham potência e ajudam a combater a absorção calórica com mais vigor.

Tem contraindicações?

No caso do limão, não, uma vez que ele se torna alcalino no estômago e, portanto, quem tem gastrite pode tomar à vontade. O vinagre, por sua vez, contém uma maior acidez e, quem tem refluxo, úlceras gástricas ou intestinais ou a própria gastrite precisa evitar a ingestão do vinagre puro, visto que ele vai aumentar a irritação do estômago e causar dor e queimação. A água morna pode ser tomada por todas nós e é um bálsamo para o corpo. Você pode tomá-la, inclusive, ao acordar, adicionando chás ou ervas.

Dicas para quem busca o emagrecimento:

Vale lembrar que essa receita deve ser uma aliada de uma rotina saudável, ou seja, não adianta tomar água morna com limão e vinagre de maçã todos os dias, se você come alimentos muito gordurosos e em horários diferentes – o certo é comer de 3 em 3 horas, para manter o metabolismo acelerado e evitar que o corpo estoque gordura. Emagrecer é matemática! Para quem quer perder 1 Kg por semana, por exemplo, é preciso ingerir 7000 calorias ao longo de uma semana, não tem muito segredo. Tudo o que você come é convertido em calorias e, se a intenção for emagrecer, o ideal é diminuir o consumo de até 500 calorias ao dia. Quando você ingere mais calorias do que precisa, nem mesmo se matar nos exercícios físicos irá resolver e, sim, apenas gastar o que foi consumido. Tomando esses cuidados, você não só emagrece, mas emagrece de forma muito mais acelerada com a ajuda dessa nossa receitinha para lá de valiosa!

CTA Assine o BLOG Dra Luciana Pepino 2

 

 

 

 

Aproveite, veja nossos Procedimentos Estéticos

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Tais Soares Pereira Costa disse:

    Dra Lucina boa tarde gostaria que me esclareça uma duvida ja que vi q é especialista em cirurgia geral também,tenho hernias umbilical e gostaria de fazer abdonoplastia pois sou muito infeliz com a extensão do meu abdommem, seria possivel realizar em uma unica cirurgia a retirada das hernias ?Ja fui em alguns médicos onde ja me informaram que n é possivel teria q efetuar a retirada da hernia p depois fazer o procedimento de plastica,tambem pretendo fazer os flancos .obrigada

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá, Tais!
      Sinceramente só tenho como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você e lhe mostrar alguns resultados de outros pacientes.

      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: https://www.lucianapepino.com.br/contato.asp

      Estamos à disposição para ajudá-la da melhor forma.