11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Acredite! A ordem que você aplica os produtos é importante

Você sabe aplicar os produtos de beleza na ordem correta? Descubra agora!

Filtro solar, cremes anti-idade, sabonetes, maquiagem, hidratantes e por aí vai. O ritual da beleza pode levar horas, mas para quem gosta de se cuidar tudo isso é feito com muito carinho. O que acontece é que, apesar de essa ser a rotina de muitas mulheres, nem sempre os produtos são aplicados da forma correta e, ao contrário do que muita gente pensa, isso não é nada bom. Aplicar os produtos de forma errada pode sobrecarregar ou até prejudicar a pele por excesso de substâncias. Além disso, quem tem uma pele mais sensível pode piorar o quadro devido ao uso antecipado de produtos mais fortes quimicamente. O ideal é sempre optar pela forma correta, uma vez que, dessa forma, você consegue aproveitar 100% de tudo o que está usando na pele e o resultado, consequentemente, será muito melhor. Quer saber qual é a sequencia de aplicação correta? Conversamos com alguns dermatologistas e trouxemos a resposta.

1. O primeiro passo é higienizar

Antes de pensar em qualquer outra coisa, nosso rosto precisa estar bem higienizado e livre de sujeira ou resíduos de outras substâncias que utilizamos diariamente na pele. Quando o rosto é higienizado da forma correta, os ativos que estão presentes nos cremes irão penetrar de forma muito mais intensa na pele e os resultados serão infinitamente melhores. Opte por loções ou cremes de limpeza facial se tiver pele mais seca e sensível. Caso tenha a pele mais oleosa, o ideal é apostar em um gel de limpeza ou sabonetes reguladores de sebo. Se quiser caprichar na limpeza, o indicado é fazer uso de um bom adstringente.

2. Aplicar tonificante

Quem já usa tonificantes sabe que sua função é a de regular o pH da pele facial, que acaba sofrendo uma leve alteração por conta dos produtos higienizadores ou sabonetes. Alguns tonificantes também podem controlar o nível de oleosidade no rosto, ajudando também na eliminação de impurezas que resistiram à higienização. Ou seja, com o uso do tônico, você vai proteger a pele e realizar uma limpeza mais profunda.

3. Hidratante sempre!

Muitas mulheres aplicam os hidratantes nas horas mais inapropriadas e, quando isso é frequente, os resultados obtidos são drasticamente reduzidos. O ideal é aplicá-lo quando a pele estiver limpa e fresca. Os hidratantes, em geral, contêm um tipo de textura mais fluido e apresentam uma alta concentração de ativos que ajudam a recuperar todos aqueles nutrientes e vitaminas que são perdidos com o tempo.

4. Aplicação de creme anti-idade

Você pode pular essa etapa se tiver um hidratante que já tenha ação anti-idade. Porém, caso esse não seja seu caso, você pode usar cremes ou séruns anti-idade na sequência, como é o caso dos clareadores ou antioxidantes. Eles precisam ser aplicados logo após a hidratação e nunca antes. Vale ressaltar que se seu creme conter ácido glicólico e/ou retinóides, você deve evitar exposição direta aos raios solares.

5. Passar protetor solar

Como muitas de nós já sabe, o protetor solar vem por último. Ele é sempre o último da lista de produtos que visam tratar a pele. O fator de proteção mínimo recomendado para o cotidiano é de 30, o que pode variar dependendo do grau de sensibilidade e tonalidade de sua pele. Também é importante usar a versão que seja mais adequada para seu tipo de pele. Se tem pele mais oleosa, o melhor é apostar nas versões em gel ou sérum. As peles secas ou com mais sensibilidade, no entanto, pedem pela versão em creme.

6. Maquiagem

Depois de todos esses procedimentos, chegou a tão esperada hora da make! Com a pele devidamente higienizada, nutrida e muito bem protegida, você já pode começar a aplicar sua maquiagem. Inicie a aplicação da make pelo primer ou blur, produtos que ajudam a preparar a pele e fechar os poros, ajudando na qualidade e na durabilidade da maquiagem. Após isso, chega a vez do corretivo, que serve como um complemento a mais para disfarçar tudo o que a base não deu conta de cobrir. Para finalizar, você pode aplicar sua sombra, iluminador, blush ou batom, como desejar e do jeito que for de sua preferência. Ao adotar esses cuidados diariamente, você estará garantindo uma pele linda com ou sem maquiagem!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).