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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
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A importância da alimentação equilibrada

alimentação equilibrada

Nos dias de hoje, as pessoas possuem uma rotina bastante agitada. Elas mal chegam ao trabalho e já dão início às atividades do dia, a fim de manter a agenda atualizada. Com o estresse diário e a famosa falta de tempo, é quase impossível aderir uma alimentação saudável. Pense rápido: é mais fácil ir ao restaurante com uma variedade de alimentos, como saladas, ou pegar o telefone que fica ao seu lado para solicitar um fast food?

O fast food é a grande salvação no horário do almoço que, provavelmente, não tem uma hora fixa para acontecer devido à correria. Adiar o início da dieta para segunda-feira ou se esquecer do compromisso de incluir alimentos saudáveis à refeição é a nossa desculpa favorita, mas não é tão difícil assim colocar em prática. Diminuir os alimentos gordurosos e a quantidade de açúcar é um bom começo e logo você sentirá as diferenças tanto no corpo quanto na saúde.

Tenha em mente que a comida que digerimos todos os dias está ligada a nossa saúde e bem-estar. A alimentação deve se basear nos cinco grupos familiares: carboidratos; frutas e legumes; leite e derivados; peixe, carne ou alternativas; alimentos que contenham açúcares ou gorduras. Para sobreviver à rotina enlouquecedora é preciso ter energia. Não hesite em colocar no prato carboidratos, gorduras, proteínas e açúcares, com moderação.

Comer um pãozinho de manhã não fará ninguém engordar de uma hora para a outra, mas vários no decorrer do dia garantirão gramas a mais na balança. O pão é um dos amigos da alimentação, pois te dará pique para enfrentar a rotina, sem contar que o corpo precisa dessa proteína para funcionar bem e gerar gasto calórico. No almoço, invista em massas, arroz (branco ou integral), cereais e batatas.

Pular refeições é outro hábito das pessoas e só fará com que seu corpo não receba proteínas importantes para funcionar bem. O vício de abandonar o café da manhã ou o almoço fará você comer muito mais durante a noite e em excesso. A dica é se alimentar em pequenas porções durante o dia. Uma barrinha de cereal, biscoitos integrais, suco com adoçante são ótimas opções para driblar a fome e evitar exageros.

A água contribui para um corpo saudável, pois elimina resquícios do organismo e retira os nutrientes essenciais dos alimentos e bebidas que consumimos. No total, são indicados 8 copos de água por dia. As atividades físicas também são benéficas, pois ajudarão na circulação do sangue, a manter o peso, além de fortalecer o coração, os ossos e as articulações.

Os benefícios de uma dieta saudável asseguram a boa forma e trazem vitalidade. Você notará como os dentes ficam mais bonitos, a imunidade fica mais forte e o cabelo e a pele com aparência mais bonita. Ao comer de tudo um pouco, você evita doenças cardiovasculares, enfartes, diabetes e osteoporose. Não existem bons e maus alimentos, pois o segredo é comer com moderação e equilíbrio para ter uma alimentação e uma vida saudáveis.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. QUERO EMAGRECER disse:

    quero receber tods as iformaçaos.