11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

7 hábitos para amenizar rugas na região dos olhos

Como é a cirurgia de blefaroplastia?

Tratamentos para rugas nos olhos incluem desde hábitos diários, como uso do protetor solar, até a cirurgia plástica de blefaroplastia. Entenda mais a seguir!

As rugas na região dos olhos são sinais incômodos do envelhecimento facial e existem diversos hábitos que podem ser adotados para minimizar esse problema antes de precisar recorrer à blefaroplatia, cirurgia plástica para rejuvenescimento do local.

O mais importante sobre os hábitos que reduzem o envelhecimento facial é saber que eles funcionam no longo prazo, portanto, quanto mais precocemente forem iniciados, melhores são os resultados. Confira quais são eles a seguir!

1. Protetor solar

O uso do protetor solar é o primeiro e mais importante hábito para prevenir o envelhecimento facial. A radiação solar é a principal responsável por alteração e envelhecimento celular que resultam em rugas, sulcos e intensificação das linhas de expressão.

O protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo em dias frios e nublados e em ambientes internos. Além disso, ele deve ser reaplicado a cada 3 horas.

2. Tratamentos para região dos olhos

Uma rotina de skincare apropriada é uma das principais formas de prevenir o envelhecimento facial. Para resultados satisfatórios ela deve ocorrer de manhã e antes de dormir.

As etapas básicas e indispensáveis incluem limpeza, hidratação e proteção solar no caso da rotina da manhã. No entanto, entre a limpeza e hidratação podem ser inseridos os cuidados com tratamento, como com produtos específicos para a região dos olhos

Entre as substâncias mais recomendadas para a área dos olhos está a vitamina C devido ao efeito clareador e antioxidante, e o retinol que ameniza rugas e melhora a flacidez.

3. Remover a maquiagem suavemente

Dormir de maquiagem é um dos hábitos mais prejudiciais à saúde da pele, principalmente da região dos olhos.

A recomendação é remover a maquiagem suavemente, sem forçar demasiadamente o algodão ou ecopad. Para tal é importante selecionar um bom produto que pode ser um removedor de maquiagem ou também uma água micelar.

Após remover a maquiagem deve-se lavar o rosto e fazer as demais etapas de skincare.

4. Hábitos saudáveis

A saúde da pele é um reflexo da saúde do organismo, de forma que a manutenção de bons hábitos também vai ajudar a combater o envelhecimento cutâneo. Alguns incluem:

  • beber água diariamente e em quantidade adequada ao peso;
  • fazer atividades físicas regularmente;
  • reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • evitar o tabaco;
  • dormir bem;
  • evitar uma rotina estressante.

Portanto, a boa aparência da pele depende da incorporação diária de bons hábitos que também vão contribuir no bem-estar e saúde.

5. Usar óculos de sol

O ato de contrair os olhos é um dos responsáveis pela formação dos temidos pés de galinha. Dessa forma, o uso de óculos de sol é importante para evitar esse movimento prejudicial à estética da região.

Se você força os olhos para ler, assistir TV ou outras tarefas rotineiras, busque um oftalmologista.

6. Procedimentos estéticos

Existem diversos procedimentos estéticos que vão ajudar a amenizar as rugas na região dos olhos antes de ser necessário recorrer à blefaroplastia, como:

  • aplicação de toxina botulínica;
  • peeling químico;
  • carboxiterapia;
  • laser de CO2;
  • fios de sustentação.

A definição do tratamento mais apropriado ao caso deve ser conversada com um especialista que vai analisar tanto as características estéticas como suas expectativas com o procedimento.

7. Blefaroplastia

Por fim, é possível recorrer à blefaroplastia para rejuvenescimento da região dos olhos. A cirurgia plástica será recomendada pelo cirurgião plástico quando outras condutas menos invasivas não se mostrarem satisfatórias.

A blefaroplastia é indicada para tratamento das pálpebras superiores e inferiores em casos de ptose, bolsas de gordura, rugas e flacidez.

A opção pela blefaroplastia deve ser avaliada pelo cirurgião plástico, mas é importante adotar os demais hábitos aqui apresentados para minimizar as insatisfações estéticas com o envelhecimento da região dos olhos.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Neusa Aparecida de Souza Lima disse:

    Boa noite! Gostei muito obrigada , pela orientação!