11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

7 dicas para começar o ano com pé direito

objetivos pessoais

Conheça 7 dicas de como começar o ano bem e, mais importante, manter a motivação e realização durante todo o ano para alcançar seus objetivos!

É provável que você já criou muitas expectativas com um novo ano e, já em janeiro, desistiu dos planos e metas. Esse cenário é muito frequente e para não repetir esse formato é preciso entender como começar o ano bem de forma realista.

A seguir confira algumas dicas de como começar o ano bem e, principalmente, manter-se bem ao longo dele!

Como começar o ano bem?

A primeira dica é: não tente mudar toda sua vida a partir de 1º de janeiro. Apesar de o período ser de muitas expectativas e motivação para mudança, é impossível mudar tudo de uma hora para outra.

Portanto, separamos 7 dicas que podem te ajudar a mudar algumas coisas da sua vida, mas com a consciência de que é tudo um processo. Confira!

1. Tenha um momento de reflexão

Um passo inicial é pensar em como é sua vida hoje refletindo sobre as coisas que você quer manter, mudar ou melhorar para o próximo ano.

É improvável que você não esteja satisfeita com nada, portanto, pense nos aspectos que te deixam realizada ou nem tanto. Se ajudar, escreva sobre esses pontos.

Esse momento de reflexão ajuda no autoconhecimento que é fundamental para planejar um novo ano que realmente te motive e faça feliz.

2. Defina metas realistas

Quer coisa mais comum do que escrever metas para um novo ano e perdê-las na primeira semana? Dessa vez não. As metas são passos para te ajudar a construir a vida que deseja e realizar sonhos (como uma viagem, uma cirurgia plástica etc.).

Uma metodologia para elaboração de metas é a SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e baseadas no tempo). Isso significa detalhar ao máximo suas resoluções, ter como medi-las e ter um final.

Por exemplo, “ser mais saudável” é uma meta muito genérica, mas você pode definir que vai comer vegetais em todas as refeições ou beber, pelo menos, 2 litros de água por dia.

3. Inicie hábitos saudáveis

Os hábitos devem ser seus aliados na busca por um estilo de vida mais satisfatório e saudável. Pense sobre seus hábitos atuais, o que você gostaria de mudar que ajudaria em como começar o ano bem?

Vale iniciar uma atividade física, ler mais, cozinhar suas próprias refeições, aprender uma atividade artesanal e outras.

A dica aqui é começar um novo hábito por vez evitando sobrecarregar seu cérebro com muitas mudanças de uma vez só – o que é fundamental em como começar o ano bem e manter-se assim.

4. Organize sua rotina

Agora, pense em como você pode inserir suas metas e hábitos na sua rotina atual. Nesse momento é que vemos se nossos planos são condizentes com nossas possibilidades.

Se sua meta é uma reeducação alimentar, por exemplo, inclua na sua rotina tempo para pesquisar sobre alimentação saudável e cozinhar, por exemplo.

5. Não abra mão do descanso e lazer

Você não está correndo uma maratona e sim vivendo sua vida, portanto, não deixe o descanso e lazer para depois.

Lembre-se de incluir na sua organização tempo para descansar, dormir adequadamente e fazer atividades que te deem prazer. O equilíbrio é essencial para que as resoluções de ano novo funcionem no decorrer do ano.

6. Mantenha o foco

O foco é uma qualidade fundamental para concretizar metas e alcançar seus sonhos. Não se deixe desanimar por um dia ou uma semana ruim, por exemplo, lembre-se sempre que o seu propósito vale a pena.

Uma dica que pode ajudar é a meditação. Essa prática ajuda na concentração e foco, o que é importante para atividades específicas, mas também para a vida como um todo.

7. Confie na constância

Os imprevistos são comuns para todas as pessoas. Não deixe que o que está fora do seu controle prejudique sua determinação.

Ainda que as vezes parece que seus planos e metas do começo de ano estão meio perdidos na rotina, lembre-se que a constância das atividades faz com que elas tornem-se mais fáceis para você.

Portanto, tão importante quanto saber como começar o ano bem é garantir essa leveza e determinação para todo o ano.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).