11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

6 dicas para cuidar da pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno

Os cuidados com a pele no inverno minimizam doenças dermatológicas mais comuns na estação e garantem pele mais bonita e saudável. Confira aqui!

Os cuidados com a pele no inverno são fundamentais para minimizar problemas que são comuns nesse período do ano. Com temperaturas mais frias e baixa umidade do ar, o ressecamento torna-se comum e precisa ser prevenido.

Adotar hábitos e cuidados saudáveis com a pele durante o inverno gera resultados estéticos satisfatórios e também de saúde, visto que o ressecamento da pele também deve ser um alerta para patologias dermatológicas. Saiba mais a seguir!

6 cuidados com a pele no inverno 

Os cuidados com a pele devem ser rotineiros, mas também se pode incluir alguns tratamentos periódicos de acordo com os problemas identificados.

1. Hidratação é um dos cuidados com a pele

Como visto, a falta de hidratação e consequente ressecamento da pele é um dos principais problemas no inverno. Para amenizar esse quadro diversos cuidados são indicados, como:

  • ter um consumo adequado de água todos os dias que deve ser de, em média, 2 litros;
  • evitar banhos muito quentes e demorados, pois as elevadas temperaturas da água reduzem os sebos saudáveis da pele;
  • evitar uso demasiado de sabonete e bucha para não remover o manto hidrolipídico;
  • usar hidratante corporal logo após o banho, com a pele um pouco úmida, ajudando na absorção do creme;
  • usar protetor labial para evitar rachaduras nos lábios que ficam mais suscetíveis no inverno.

Na face, a hidratação deve fazer parte da rotina de skincare sendo feita após a limpeza tanto de manhã quanto à noite. Evite ainda usar cremes corporais no rosto.

2. Alimentação e sono de qualidade 

A alimentação é outro aspecto importante para a saúde da pele. No inverno, o apetite pode ser maior, sendo importante incorporar alimentos como vegetais e verduras refogados ou assados, caldos, sopas e opções quentes.

Diminua o consumo de açúcar, bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos ou processados.

O sono também é importante para a saúde da pele, portanto, tente descansar de forma satisfatória. Evite comer próximo ao horário de dormir e também o uso de eletrônicos à noite.

3. Uso do protetor solar ajuda nos cuidados com a pele

Muitas pessoas deixam de lado, mas o protetor solar é um dos principais cuidados com a pele no inverno. Mesmo nesta estação, a pele fica suscetível à radiação solar que é responsável pelo envelhecimento cutâneo. O protetor solar deve ser aplicado pela manhã e reaplicado a cada 3 horas.

4. Rotina de cuidados

A rotina de cuidados deve continuar durante todo o ano. Ela inclui a limpeza, hidratação e proteção solar. Os itens de tratamento, como para clareamento de manchas, vitamina C e outros, devem ser incluídos após a higienização.

5. Tratamentos dermatológicos

O inverno é um bom período para realizar tratamentos dermatológicos, especialmente aqueles que utilizam ácidos, como o peeling químico ou o uso de cosméticos para clareamento de manchas. Outras opções incluem laser, como para flacidez e manchas como também a depilação a laser. 

6. Atenção médica

Além dos bons hábitos de saúde e cuidados com a pele diariamente, também é importante ter atenção a ocorrências anormais. Durante o inverno, o ressecamento da pele torna algumas patologias mais comuns, como:

  • dermatite seborreica;
  • dermatite atópica;
  • psoríase;
  • ictiose.

Nesses casos, é importante buscar auxílio médico para diagnóstico e indicação do tratamento mais apropriado ao invés de tentar cuidados caseiros sem supervisão especializada.

Os cuidados com a pele no inverno são fundamentais tanto para saúde da pele, minimizando as chances de doenças, como para uma estética mais satisfatória.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).