11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

5 dicas para se manter em forma neste ano

5 dicas para se manter em forma neste ano

Saber como se manter em forma inclui a adoção de bons hábitos diários, mas não apenas e pode exigir acompanhamento especializado. Entenda melhor a seguir!

Iniciar um novo ano buscando como se manter em forma pode ser visto por alguns como um clichê, no entanto, sabemos que esse é o primeiro passo para quem está tentando ser mais saudável e dedicar-se em conseguir alcançar o corpo desejado.

Um elemento importante é que a ideia de um corpo em forma pode variar muito e tudo bem, não existe uma definição certa.

Você pode estar me busca de perder alguns quilinhos ou já estar no peso adequado e só querer fortalecer ou definir melhor os músculos, todas as opções são válidas e podem ser auxiliadas pelas dicas abaixo. Confira!

Como se manter em forma?

Saber como se manter em forma nem sempre é fácil, pois pode ser que você já esteja adotando uma boa alimentação e exercícios e ainda assim não alcançou os resultados desejados.

Outra opção é que começa a fazer essas mudanças, mas elas são temporárias e logo os velhos hábitos ganham espaço. Confira a seguir 5 dicas para evitar essas pegadinhas e se manter em forma esse ano.

1. Adote bons hábitos na sua rotina

Muitas vezes, temos dificuldades para entender um hábito ruim que está prejudicando toda a rotina, seja ficar mais tempo que o devido nas redes sociais ou não aproveitar corretamente os momentos de maior disposição física.

Uma dica para adotar bons hábitos na rotina é fazer um acompanhamento deles por meio de um rastreador de hábitos. Trata-se de escrever diariamente o que você faz e como se sente em relação a isso.

Vale também escrever quanto tempo de exercício e a intensidade, a composição do prato nas refeições, acompanhar a rotina de skincare e ir identificando o que pode ser ajustado.

Com o rastreamento de hábitos fica mais fácil notar fatores prejudiciais na rotina que você não tinha visto, como beber muito café, exagerar na bebida alcoólica, deitar após as refeições, comer um doce em horários inadequados etc.

2. Busque um endocrinologista

Talvez você já esteja fazendo um esforço em como se manter em forma e tenha alcançado resultados iniciais satisfatórios, mas estagnado em seguida.

Uma dica para quem está com dificuldade de manter a forma mesmo com alguns cuidados é buscar um endocrinologista. Esse médico vai solicitar exames completos para verificar, por exemplo, os níveis hormonais.

Principalmente mulheres a partir dos 40 anos podem ter dificuldade de emagrecer e o aspecto hormonal influencia nisso.

3. Faça uma reeducação alimentar

Caso você ainda não tenha mudado sua alimentação a dica é investir em uma reeducação alimentar que se trata de uma mudança de hábito para vida toda.

Diferentemente das dietas, a reeducação alimentar não tem restrições de alimentos ou grupos alimentares, mas também não se trata de algo com dia para acabar, é uma mudança de consciência em relação à alimentação que deve permanecer para sempre.

4. Tenha constância nas atividades físicas

É possível que você ainda não conseguiu adquirir constância nas atividades físicas porque não está selecionando o exercício de acordo com suas preferências pessoais e em sintonia com sua rotina.

Talvez correr 5 km por dia não seja para você e não tem problema nenhum. Você pode optar pela dança, natação, ioga, pilates, caminhada ou mesmo exercícios em casa.

O segredo da constância está em escolher uma atividade que te dê prazer, mas também que se encaixe nos seus dias, portanto, se não puder fazer todos os dias e tem disponibilidade três vezes por semana, tudo bem.

5. Recorra aos procedimentos estéticos

Uma das opções de como se manter em forma é recorrer aos procedimentos estéticos. É possível que os resultados sejam mais satisfatórios se você já incluiu bons hábitos na sua rotina.

Dessa forma, o procedimento estético pode ser usado para amenizar um depósito de gordura incômodo que você não conseguiu eliminar com exercícios ou alimentação balanceada.

Algumas opções para esse fim incluem a radiofrequência, laser de CO2 e carboxiterapia.

Os procedimentos estéticos também podem ser indicados para amenizar estrias e celulites, clarear manchas, reduzir a flacidez, diminuir a retenção de líquidos e melhorar o contorno corporal.

Portanto, saber como se manter em forma neste ano depende da união de bons hábitos e acompanhamento especializado em algumas situações. Agende sua consulta!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).