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Você não precisa ir para academia para sair do Sedentarismo

Saia do sedentarismo sem precisar frequentar academia!

Está com uns quilinhos a mais e quer perder a barriguinha, mas tem vergonha ou não gosta de frequentar academia? Saiba que o emagrecimento não se restringe aos exercícios feitos em academia. Hoje, existem muitas outras alternativas que, além de saudáveis e eficientes, são bastante divertidas e levantam o humor e a autoestima de qualquer mulher. Nesse texto, vamos explorar os diferentes tipos de exercícios físicos que a mulher pode fazer sem precisar ir para academias. O sedentarismo, como já sabemos, afeta a vida da pessoa como um todo. Isso porque a vida sedentária promove o desuso de alguns dos nossos sistemas orgânicos, que sofrem uma regressão funcional. Como consequência, a pessoa fica vulnerável a uma série de doenças, tais como hipertensão, coronariopatias, doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, obesidade e até ao câncer. E, emocionalmente falando, o sedentarismo afeta o sistema nervoso, deixando a pessoa mais ansiosa e estressada, além de comprometer sua respiração e memória.

É importante, antes de começar, checar com seu médico se você está apta a realizar as atividades, de modo que isso não lhe gere riscos e que você consiga encontrar as atividades que mais se adequam ao seu condicionamento físico. Sem esses cuidados, os exercícios, ao invés de ajudar, podem acarretar problemas de saúde ou lesionar áreas que levarão semanas ou até meses para recuperar-se dos danos.

Que tal sair da vida sedentária? Veja a seguir alguns exercícios recomendáveis.

Caminhadas

As caminhadas são clássicas e com razão! É muito comum a pessoa sedentária ir ao médico e o profissional indicar caminhadas. Isso porque elas são ótimas para adaptar e preparar nosso corpo para os exercícios. Quando caminhamos, boa parte de nossos ossos e músculos trabalham de forma conjunta para adaptar nosso corpo aos novos estímulos, incluindo a respiração e os batimentos cardíacos. É a hora ideal para incentivar suas amigas a sair e botar o papo em dia, tirando um pouco a monotonia do exercício.

A caminhada é indicada para qualquer pessoa, pois, além de trabalhar todos os músculos, queima calorias, sendo uma ótima dica para quem está começando a se exercitar. Com o tempo, é comum a pessoa começar a sentir-se confortável e começar a intercalá-las com corridas leves de alguns minutos.

Bicicleta

A bicicleta também pode ser uma ótima aliada na prática de exercícios. Você pode trocar seu carro pela bicicleta para sair para fazer compras ou ir ao trabalho, por exemplo. Assim, você economiza gasolina e exercita os músculos da perna e coxa, ajudando a colocar seu corpo para trabalhar. Você também pode pedalar durante os finais de semana pelas ciclovias da cidade, acompanhando a paisagem do local.

Danças

A dança vem ganhando cada vez mais destaque nas academias e em escolas de dança, sendo outra ótima escolha para quem quer perder peso se divertindo. A dança também pode ser incrementada com diferentes tipos de movimentos, a depender do estilo da música. Além de ajudar a emagrecer, movimenta todos os músculos do corpo, exercita a concentração e pode ser extremamente motivadora. Você pode dançar em sua própria casa, se preferir, e para isso só precisa de uma bela música e força de vontade!

Pular cordas

Quem preferir algo mais prático, que não lhe tome muito tempo e que consiga ajudar a resgatar a saúde e resistência do corpo, uma alternativa é pular cordas. Você pode fazer isso sozinha ou com outras pessoas. É uma ótima maneira de mandar o estresse para bem longe e relembrar o passatempo da infância.

Tarefas domésticas

Até fazendo suas atividades domésticas é possível sair do sedentarismo. Muitas mulheres já aderiram à prática e perderam peso. A boa notícia é que os 40 minutos de atividade aeróbica indicados podem ser cumulativos ao longo do dia. Portanto, lavar louças, varrer e passar pano na casa, limpar móveis, lavar roupas e limpar vidros podem ser uma alternativa válida para ajuda-la a sair do sedentarismo. Você pode ainda colocar sua música preferida e fazer tudo isso dançando. Não vai nem sentir o tempo passar!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

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Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

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Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

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  1. Maria

    Tenho quarenta e dois anos tive seis filhos fiquei com a barriga muito flacida tenho muita vergonha penso em fazer cirugia mas nao tenho condiçoes financeira tem algo que posso esta fazendo pra amenisar a flacides

    responder
    1. Dra. Luciana Pepino

      Olá, Maria! Sinceramente só tenho como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você e lhe mostrar alguns resultados de outros pacientes. Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: https://admin.lucianapepino.com.br/contato.asp Estamos à disposição para ajudá-la da melhor forma.

      responder

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