11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Mitos e verdades sobre Dieta Detox

A dieta detox está na moda. Será que apenas tem vantagens? Conheça as verdades e os mitos escondidos por detrás de uma dieta tão atual.

Hoje o tema da nossa reflexão é a tão falada dieta detox. Você já ouviu falar dela? Já experimentou alguma receita? Ou será que você, tal como tantas outras pessoas, já está a fazer da dieta detox quase um hábito? Vamos conhecer algumas verdades, mas também alguns mitos que envolvem esta dieta para que você fique completamente esclarecida, valeu?

Mas antes vamos esclarecer o que é a dieta detox:
Dieta detox, como o próprio nome o diz, é uma dieta que tem por objetivo desintoxicar seu organismo. Isso vai acontecer se, de acordo com a dieta, você seguir as receitas que são apresentadas. Essas receitas baseiam-se essencialmente na introdução de determinados legumes, frutos e superalimentos na sua alimentação, combinados de acordo com seus objetivos. Basicamente você pega os ingredientes da receita e faz um sumo deles, seu sumo detox.

As verdades da dieta detox

A verdade mais flagrante é que realmente seu corpo desintoxica! Sim! A dieta detox cumpre o que promete? Veremos mais à frente. O problema da dieta detox está em levar ao extremo essa dieta. Se você teve um período festivo em que abusou um pouco das gorduras, do açúcar e do sal / sódio, tomar uns sucos detox vai ajudar o seu organismo a voltar à normalidade mais rapidamente. (Confira adiante como é que isso acontece.) Isso se você for adepta daquela dieta detox que aconselha você a usar o orgânico e evitar ao máximo, ou mesmo a eliminar da sua alimentação, todos os produtos industrializados.

A verdade é que, baseado nos conceitos da dieta detox, pode fazer uma alimentação muito mais natural e equilibrada e isso vai ser benéfico para o seu organismo. Seu corpo vai agradecer, voltando ao peso ideal para você e vai ainda sentir-se com mais energia.

Verdade também é que a dieta detox pode ser muito restritiva se aplicada em exclusivo. Ser radical e usar as dicas ao extremo pode trazer complicações muito grandes à sua saúde. Uma dieta restritiva, sem proteínas e sem carbo-hidratos não é benéfica. Um adulto até pode fazer uma dieta assim por dois dias sem prejuízo, mas apenas se for saudável e não estiver grávida ou a amamentar.

Os mitos da dieta detox
Dieta detox emagrece. O que faz você emagrecer é a diminuição de caloria ingeridas. Se você deixa de comer carbo-hidratos e mantem o seu rimo normal do dia-a-dia, claro que vai emagrecer. Mas se comer exatamente o mesmo que costuma e aumentar seu exercício físico, vai gastar mais calorias e também vai emagrecer.

Os alimentos da dieta detox desintoxicam seu organismo. Esse é o trabalho dos rins e do fígado. O que a dieta faz é diminuir o trabalho desses órgãos e assim permitir que, após um período de excesso, o organismo seja desintoxicado rapidamente. Você consegue os mesmos resultados de desintoxicação se tiver uma dieta saudável permanente.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).