Mesmo sendo um exercício simples, a caminhada trás muitos benefícios!

Se você não sai para dar caminhadas, não sabe dos benefícios que está deixando de obter. Conheça as maravilhas deste exercício extremamente saudável, prático e que não custa nada!

Por ser um exercício que normalmente é executado com menor intensidade, a caminhada é ignorada por muita gente. Esse exercício é ideal para quem quer iniciar suas práticas esportivas, emagrecer ou sair do sedentarismo. O fato é que a caminhada vem sendo cada vez menos praticada e substituída por automóveis, ônibus e metrôs, sem esquecermos de quem passa o dia todo trabalhando sentado no escritório, fato que, em diversos estudos, é considerado um verdadeiro veneno que vai sobrecarregando e enfraquecendo a coluna com o tempo. A caminhada é recomendável para a manutenção de nossa saúde, sendo uma prática muito comum, mesmo entre aqueles que já praticam atividades físicas mais intensas. Além da vantagem de ser um exercício de menos impacto do que a corrida e, por este motivo, oferecer menos desgaste físico, a caminhada traz uma série de outros benefícios para o corpo todo e pode ser praticada durante o trajeto de sua casa para o ambiente de trabalho, ao levar seu filho na escola ou ir às compras, por exemplo, utilizando o carro apenas quando for estritamente necessário.

Veja abaixo alguns dos benefícios obtidos pela caminhada:

Emagrece e controla o nível de Colesterol e Diabetes
A caminhada melhora o condicionamento cardiovascular, auxilia na redução das taxas de colesterol (LDL e VLDL) e reduz o nosso nível de glicose, além de melhorar a absorção de insulina e, consequentemente, otimizar o funcionamento de órgãos estimulados pela adrenalina, como fígado e pâncreas. Por ser um exercício aeróbico e acelerar o metabolismo, é uma ótima maneira para perder aqueles quilinhos, diminuir a barriga e afinar a cintura.

Fortalece ossos e músculos
O impacto causado pelo atrito dos pés durante a caminhada faz com que nossos ossos ganhem maior sustentação e força, auxiliando na articulação sanguínea e combatendo doenças como a osteoporose. Os músculos também são fortalecidos durante a prática da caminhada, além de melhorar a postura e diminuir significativamente as dores na coluna.

Traz tranquilidade e acalma o cérebro
Caminhar faz com que o corpo produza substâncias que estimulam o sono, como a adrenalina, por exemplo. Também garante uma maior oxigenação do cérebro e libera endorfina, hormônio que propicia o bem estar e aquela sensação de prazer pós-treino, além de diminuir o estresse e a ansiedade. Com isso, a autoestima e humor aumentam e a depressão é atirada para bem longe!

Proporciona melhor saúde física e mental
Em geral, a caminhada beneficia corpo e mente. Caminhar é um ótimo exercício para manter o corpo em forma, melhorar a saúde e, de quebra, retardar o envelhecimento de pele, músculos e ossos. Combate a perda de memória e aumenta a concentração e lucidez. Se não puder caminhar todos os dias, praticando essa atividade em dias alternados, por, no mínimo, 30 minutos, você já garante todos esses benefícios. Quem sabe você começando a caminhar não incentiva seus parentes e amigos sedentários a entrarem em forma junto com você? Mas, atenção! Antes de começar com as práticas evite estar em jejum ou com o estômago cheio, beba água, atenha-se à sua postura, use roupas e calçados próprios para a prática e faça os devidos alongamentos dos músculos e tendões para evitar quaisquer lesões e aumentar sua flexibilidade.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).