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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
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O alimento da vez: Tapioca

Veja por quê a tapioca está ganhando tanto destaque entre os alimentos saudáveis e descubra como incorporá-la no seu dia a dia!

Tem gente que gosta tanto que come até pura. Por muito tempo a tapioca ficou praticamente restrita aos moradores de algumas partes do Brasil, principalmente no Norte e Nordeste, mas com a crescente migração para o restante do país ela acabou não só se difundindo mas sendo descoberta como um dos grandes alimentos amigos da perda de peso. Tradicionalmente preparada com apenas com manteiga, leite condensado ou coco ralado (ou todos juntos), a iguaria de origem indígena ganhou novas receitas nutritivas, e já está sendo usada até como substituta da pizza. Essa fécula extraída das raízes da mandioca ou aipim e que tem por base a goma, é isenta de gliadina, uma substância presente no glúten que colabora para o aumento da gordura abdominal e da inflamação em todo o organismo. Seu principal ingrediente é o amido (carboidrato), tendo baixo teor proteico, de sódio e de fibras, mas rica em cálcio, ferro e vitaminas B1, B6 e B9, podendo ser consumida sem problema tanto por quem tem doença celíaca ou diabetes.

A praticidade é um de seus pontos fortes, bastando hidratar e coar o polvilho, sendo que o mercado já oferece o produto pronto para ir para a frigideira, sem qualquer tipo de gordura. Gostosa e versátil, a tapioca é também uma grande aliada das dietas de emagrecimento, principalmente para quem quer perder gordura abdominal. Uma porção de 50 g tem apenas 70 calorias (metade das calorias de duas fatias de pão), 1,6 g de proteína e 14 g de carboidrato, e não tem açúcar nem gordura. De acordo com os nutricionistas, o ideal é consumir uma unidade por dia, substituindo café da manhã, almoço ou jantar, de preferência com recheios leves para não aumentar seu valor calórico. Quem quiser usa-la como substituta da pizza, por exemplo, pode optar por queijo branco, tomate e manjericão. É bom lembrar que, como é fonte de carboidratos, a tapioca em excesso pode engordar.

A tapioca pode ser a melhor substituta do pão. Ela é mais facilmente digerida pelo organismo do que o pão branco, por exemplo, já que seu alto índice glicêmico eleva mais rapidamente a ação da insulina, que é absorvida com mais rapidez. Por outro lado, enquanto o pão integral tem glúten a tapioca não, ainda que ele tenha mais fibras e dê maior sensação de saciedade. O ideal, portanto, é que ela seja consumida em horários em que haja a necessidade de uma digestão mais rápida do carboidrato, como pré e pós-treino e no café da manhã. Combinada com o recheio certo a tapioca oferece uma refeição completa. Entre os mais recomendados para manter as propriedades estão as carnes magras, queijos brancos, frutas e atum, inclusive com chia, tornando-a ainda mais saudável, que reduz o índice glicêmico por ser rica em fibras e tem ainda as vitaminas do complexo B, importantes na prevenção de doenças cardíacas e para o sistema nervoso central. Evite molhos e alimentos cm muitos corantes, como ketchup, maionese e mostarda industrializados e os muito calóricos, como leite condensado e doce de leite, por exemplo.

Você pode aproveitar para fazer receitas muito saborosas e saudáveis com a tapioca. Experimente um recheio cremoso de atum com salada e maionese de abacate caseira (feita com a polpa da fruta batida no liquidificador com gotas de limão, mostarda, pimenta de cheiro, pimenta dedo de moça e sal a gosto e um pouco de iogurte natural desnatado para dar liga). Passe a maionese pelo biju pronto, cubra com cenoura passada pelo ralo fino, folhas de alface e manjericão a gosto e filés de atum em água. Dobre ou enrole em canudos. Para matar a vontade de comer doce uma boa dica para o café da manhã ou aquele lanche da tarde é preparar a tapioca com frutas. Experimente cortar rodelas de banana, polvilhar com canela e passar dois fios de mel. Rápido, gostoso e muito saudável.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).