Menu

Veja como rejuvenescer seu olhar com a Blefaroplastia

O olhar é um dos traços mais marcantes da personalidade, uma das primeiras coisas que atraem ou afastam outras pessoas em um primeiro momento. Assim como o sorriso, ele parece desnudar a alma, mas constantemente acaba prejudicado por excesso de pele nas pálpebras, flacidez, inchaços e bolsas sob os olhos. A Blefaroplastia, no entanto, é capaz de rejuvenescer toda a área ao redor dos olhos, levantando a expressão e dando um ar mais alerta ao olhar. A maioria das pessoas que procuram esse tipo de cirurgia tem mais de 30 anos, época em que a pele perde a elasticidade e começa a se cumular, deixando a fisionomia com aspecto de cansada – mas também há pessoas jovens que já têm predisposição genética.

A Blefaroplastia é especialmente indicada nos casos de ptose, quando problemas musculares fazem a pálpebra cair; pseudoptose, quando a pálpebra cai por causa do excesso de pele; e para a remoção de xantelasmas, que são pequenas bolinhas de colesterol que se formam principalmente nas pálpebras. Não existe uma idade mínima para fazer a cirurgia, mas sim condições favoráveis ou necessárias para a sua realização, como músculos e tecidos faciais saudáveis. Há no entanto, alguns contra-indicações: pessoas com problemas de saúde com diabetes, insuficiência cardíaca ou hipertensão descompensadas só devem submerter-se a qualquer cirurgia plástica depois de controladas. Problemas de visão como miopia e hipermetropia não influenciam na Blefaroplastia.

Cicatrizes ficam perfeitamente disfarçadas pela própria pálpebra

A cirurgia leva entre 40 minutos e uma hora e meia em média. Normalmente o médico indica a melhor opção de anestesia, se geral ou sedação intravenosa. Os cortes são programados de forma que as cicatrizes fiquem imperceptíveis, escondidas entre as estruturas naturais da própria pálpebra. Na correção da pálpebra superior costuma-se fazer uma incisão de forma a permitir a contração de músculos e tecidos, reposicionar os depósitos de gordura e reduzir o excesso de pele. Na inferior a incisão logo abaixo da linha dos cílios também remove o excesso de pele, e uma outra transconjuntival remove ou redistribui a gordura depositada. Adesivos de pele e suturas removíveis fecham o procedimento.

Procedimento pode ser combinado com outros

Como em toda cirurgia plástica, no entanto, não se deve esperar milagres. Os resultados aparecem conforme o inchaço vai desaparecendo, mas é sempre bom lembrar que a Blefaroplastia rejuvenesce o olhar, não todo o rosto, e que ela ata apenas na pele, não nos músculos. Ela pode ser combinada com outros procedimentos, como a aplicação do botox – que ajuda a eliminar as rugas de expressão por mobilizar a musculatura facial. Lifting facial e a rinoplastia podem ser associados na mesma cirurgia. O pós-operatório requer alguns cuidados, e quem fuma deve ficar pelo menos dois meses depois da cirurgia sem tabagismo, porque o cigarro retarda a cicatrização e prejudica a microcirculação. É necessário ainda repouso de pelo menos uma semana até que os pontos sejam retirados e o uso de óculos escuros para evitar que o sol atrapalhe a cicatrização e manche a pele, por pelo menos 30 dias.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. MARIA DAS NEVES FREITAS CARLOS MACIEL disse:

    Gostaria de saber se pode voltar apos a cirurgia

  2. sonia de jesus disse:

    gostaria de saber mais sobre esta cirurgia,pois estou com este problema,com as pálpebras bem caidas,mas ainda tenho muito medo.

  3. alba vallim disse:

    Tenho vontade de fazer;quanto fica…

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Alba!
      Infelizmente eu não consigo te informar valores sem avaliá-la antes, pois cada caso é um caso. Se desejar entrar em contato, você encontra nosso endereço e telefones: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos!