11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Receitinha: sacolé detox

Veja como minimizar os estragos dos abusos alimentares e se refrescar do calor ao mesmo tempo com os sacolés detox.


Verão, calor e gordurinhas localizadas combinam? Não, claro que não. Praia, noites quentes e baladas combinam? Pois é, aí a coisa muda de figura. O jeito então é combinar o calor com um modo de evitar os estragos causados pela balada ou pela (maldita) gula, que acaba fazendo com que você coma ou beba a mais ou aquilo que não devia. E aí o jeito é limpar o organismo das toxinas que acabam criando aquelas gordurinhas localizadas e fazendo tão mal ao corpo – e combinar o calor do verão com o prazer de um alimento geladinho e refrescante. Que tal, então, um sacolé detox? Isso mesmo, há várias receitinhas que vão ajuda-la a livrar-se do incômodo dos exageros, pelo menos até você conseguir resistir à tentação de cair neles novamente.

Aprenda a fazer o gelo verde

Fim de ano chegando e com ele as festas, muitas festas. No trabalho, na escola, no curso, em família, entre amigos, os amigos do namorado, aquele pessoal da confraria. Como sair ilesa disso tudo? Bem, para ser sincera, não sai. Mas dá para reduzir um pouco os efeitos negativos, unindo o útil ao agradável. Basta deixar no freezer e de vez em quando pegar um sacolé detox, matando as toxinas e o calor de uma só vez. Para começar, aprenda afazer um cubo verde: junte 1 xícara de couve picada sem o talo e 1 xícara de espinafre escaldado em água quente) você pode usar só a couve também). Bata no liquidificador com ½ l de água e encha forminhas de gelo, levando-as ao freezer. Elas podem ser usadas em várias receitas, mas devem ser consumidas em até três dias.

Aproveite as propriedades de frutas e legumes

Agora junte a ação detox da couve em três desses cubos, com 1 ½ xícara de melancia picada, que é diurética, com 1 ½ xícara de abacaxi picado e 1 ½ copo de água gelada com 1 gengibre ralado, que ajuda a acelerar o metabolismo. Bata tudo no liquidificador e coloque em saquinhos de sacolé no freezer. O sacolé detox na verdade é uma mistura de antioxidantes e verduras que promovem uma ação antiinflamatória e desintoxicante, por isso os ingredientes devem ser combinados deforma a oferecer um pouco de cada isso. Por exemplo, bata no liquidificador duas rodelas de 2 cm de abacaxi (rico em vitamina C com propriedades antiinflamatórias), duas folhas de couve manteiga (que você já sabe ser detox), com seis folhinhas de hortelã, 500 ml de água de coco (que contém potássio que evita a retenção de líquidos) e um adoçante de estévia a gosto. Aí só encher os saquinhos e levar para congelar.

Opção inclui sacolé-creme para acelerar o metabolismo

Mas há várias formas de combinar a sensação de frescor com os benefícios do sacolé detox. Aqui vão mais duas receitinhas, a primeira para quem gosta de frutas vermelhas. Junte duas xícaras delas (morangos, amoras, cerejas ou mirtilos) a 200 ml de suco de romã ou de cranberry e mais 200 ml de água gelada. Já sabe, depois do liquidificador, saquinhos cheios do congelador. Já para quem quer acelerar o metabolismo e ajudar a perder calorias, a dica é fazer um sacolé com duas bananas maduras prata ou nanica, uma colher de sopa de cacau em pó, uma colher de sopa de semente de chia e um sachê de adoçante. Vai ficar um creme, que fica uma delícia como sobremesa. Aproveite essas ideias de saúde em saquinhos e reduza os efeitos negativos sobre o seu corpo.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Prezada doutora,
    Gostei muito da receitinha com gengibre.
    Obrigada.

    Cordialmente,
    Silvia Azevedo

  2. Prezada doutora,
    Gostei muito das receitinha com gengibre.
    Obrigada.

    Cordialmente,
    Silvia Azevedo