11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Qual a idade certa para realizar uma cirurgia no rosto?

Avaliação da cirurgia plástica no rosto deve considerar diferentes fatores, incluindo a idade, mas não apenas!

A cirurgia plástica no rosto é cada vez mais comum e pode ser realizada em diferentes idades de acordo com as estruturas faciais que serão modificadas no procedimento.

Algumas das cirurgias podem ser realizadas ainda na infância, enquanto outras são indicadas para pacientes em idade mais avançada por amenizar sinais do envelhecimento cutâneo. Saiba mais a seguir!

Quando fazer a cirurgia plástica no rosto?

As diferentes estruturas da face têm idades específicas para um desenvolvimento completo e nenhuma cirurgia plástica no rosto é recomendada antes que a região afetada esteja plenamente madura.

Dessa forma, ainda que a idade não seja o principal elemento avaliado pelo cirurgião plástico no planejamento de uma cirurgia estética, ele não deixa de ser considerado para garantir melhores resultados e segurança à paciente.

A intervenção cirúrgica em uma estrutura facial que não esteja plenamente desenvolvida compromete os resultados alcançados e a harmonia do rosto. Entenda melhor a seguir.

Rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia plástica recomendada para alterações estéticas no nariz e também pode englobar correções funcionais, como do desvio de septo e da hipertrofia dos cornetos.

No entanto, a estrutura nasal desenvolve-se até, em média, os 15 anos, sendo que antes dessa idade o nariz ainda pode passar por mudanças estéticas e funcionais.

Apesar dessa idade na qual a formação é encerrada, a recomendação é que a rinoplastia seja realizada após os 18 anos, tanto para que haja a certeza quanto à conclusão do desenvolvimento do nariz como para que a paciente seja madura o suficiente para fazer essa escolha conscientemente.

Otoplastia

Um caso excepcional é o da otoplastia, cirurgia plástica que visa a correção estética da orelha, especialmente da chamada orelha de abano.

Ela pode ser realizada a partir dos 7 anos, pois o formato e desenvolvimento da orelha já estão completos nessa idade. Inclusive, o procedimento tem mais chances de sucesso nos resultados de longo prazo quando executado na infância.

Entre as vantagens de realizar a otoplastia ainda na infância é que devido à importância da orelha na harmonia facial, diferenças no formato ou angulação podem levar a traumas devido ao bullying.

Quando é o momento ideal para realizar uma cirurgia no rosto

Blefaroplastia

A blefaroplastia é a cirurgia plástica para correção das pálpebras e não há uma idade específica para ser realizada caso haja incômodo estético ou funcional com essas estruturas.

Em geral, a blefaroplastia é recomendada para pacientes com ptose, que consiste na queda da pálpebra por fatores musculares, ou pseudoptose palpebral, a queda da pálpebra devido ao excesso de pele.

Alguns pacientes podem ter predisposição a esses problemas, de forma que essa cirurgia plástica no rosto seja indicada precocemente. Em outros casos, o problema costuma ser mais aparente em pacientes com mais de 40 anos, faixa etária na qual a técnica é mais procurada.

Lifting facial

O lifting facial é a cirurgia plástica no rosto indicada para reverter sinais do envelhecimento facial intenso, como rugas, sulcos, linhas de expressão intensas e flacidez.

Como esses problemas surgem com o avanço da idade, a técnica é mais indicada para pacientes com mais de 45 anos. No entanto, caso a paciente identifique sinais intensos precocemente também pode ser uma candidata à realização da cirurgia plástica.

Como visto, a idade não é o único fator determinante para a indicação de uma cirurgia plástica no rosto. O principal cuidado em relação à idade é não intervir caso as estruturas não estejam plenamente desenvolvidas.

A avaliação de um cirurgião plástico responsável e experiente sempre considerará esses fatores, ponderando ainda a maturidade emocional do paciente, expectativas com a técnica e incômodos estéticos existentes.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).