Como saber qual o procedimento estético mais indicado para mim?

Procedimentos estéticos mais adequados para mim

Conheça procedimentos mais comuns e como identificar o mais apropriado para cada caso!

Atualmente, existe uma grande variedade de procedimentos estéticos que visam corrigir insatisfações relacionadas a diferentes aspectos da aparência.

Devido essa diversidade de opções, muitas pacientes ficam em dúvida de qual técnica é mais recomendada para casos específicos.

Saber identificar o procedimento mais indicado para o caso é essencial para que as insatisfações sejam corrigidas e que os resultados alcançados estejam alinhados com os objetivos e expectativas da paciente.

A seguir saiba como identificar as técnicas mais recomendadas para alguns casos específicos e também como identificá-las.

Qual procedimento estético é mais eficaz para cada caso?

Muitos procedimentos geram dúvidas nas pacientes e também há aquelas que têm uma insatisfação específica e ficam confusas sobre qual a técnica recomendada para corrigir.

Gordura localizada x excesso de pele

A região abdominal é uma das mais importantes na estética corporal devido influenciar diretamente na silhueta, de forma que muitas pacientes desejam realizar procedimentos estéticos nessa área.

Nesse cenário, demandas constantes referem-se à gordura localizada e ao excesso de pele, sendo que muitas pacientes têm dúvidas de qual técnica é mais recomendada.

No caso da gordura localizada o procedimento indicado é a lipoaspiração, pois a técnica permite a sucção das células adiposas responsáveis pelos indesejados depósitos.

Se a insatisfação estiver associada com o excesso de pele e flacidez abdominal o procedimento indicado é a abdominoplastia. Essa técnica viabiliza a remoção da pele excedente e sutura da musculatura reto abdominal.

Caso a paciente esteja insatisfeita com esses dois aspectos é viável fazer uma associação da lipoaspiração e da abdominoplastia.

Rugas x sulcos faciais

Os procedimentos voltados ao rejuvenescimento facial também geram dúvidas com frequência.

Uma das principais insatisfações faciais é o sulco nasogeniano, conhecido popularmente como bigode chinês, enquanto a técnica mais conhecida é o Botox, que consiste na aplicação de toxina botulínica.

A grande questão é que o Botox não é recomendado para tratamento dos sulcos faciais e sim para minimizar ou prevenir o surgimento de rugas faciais dinâmicas como os pés de galinha.

O tratamento dos sulcos faciais ocorre por meio do preenchimento com ácido hialurônico, que também pode ser usado para rinomodelação e aumento dos lábios.

Seios pequenos x seios flácidos

Diversos fatores influenciam a estética dos seios, como idade, ganho ou perda de peso, amamentação, entre outros.

Dessa forma, não é incomum mulheres que confundem flacidez com seios pequenos, no entanto, são recomendadas técnicas distintas para cada caso.

Os seios pequenos podem ser revertidos por meio da mamoplastia de aumento, que consiste na colocação de prótese mamária.

Já os seios flácidos podem ser corrigidos por meio da mastopexia, procedimento que visa remover o excesso de pele e devolver um aspecto mais empinado às mamas.

É possível, inclusive, que pacientes que já realizaram a colocação de prótese de silicone fiquem insatisfeitas com a flacidez mamária em caso de amamentação ou ganho e perda de peso recorrentes.

Caso tanto o tamanho quanto a flacidez incomodem a paciente é possível fazer a junção da mastopexia com a colocação de prótese de silicone.

Procedimentos estéticos mais indicados para cada caso

3 dicas para identificar os procedimentos estéticos adequados

A identificação de quais procedimentos estéticos são mais recomendados para o seu caso depende de uma série de cuidados.

Eles são fundamentais, pois influenciam a segurança do procedimento e também a qualidade dos resultados alcançados. Separamos 3 dicas para te auxiliar. Confira!

1. Buscar informações confiáveis

Atualmente, muitas informações estão disponíveis na ponta dos dedos. Apesar disso, é fundamental buscar fontes confiáveis, principalmente sobre um tema importante quanto os procedimentos estéticos e as cirurgias plásticas.

Uma fonte confiável para entender os procedimentos é a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), além de sites que trazem informações completas sobre as técnicas.

2. Não se basear na opinião de leigos

No caso de uma cirurgia plástica ou procedimentos não adianta procurar a avaliação de amigos ou familiares para identificar a conduta mais adequada.

Cada situação é particular e demanda uma avaliação especializada, pois casos aparentemente idênticos podem ter diversas particularidades que fazem com que as recomendações sejam distintas.

As opiniões leigas podem te deixar confusa sobre as técnicas e gerar mais desinformação do que auxiliar na identificação da técnica ideal.

3. Procurar um profissional especializado

A avaliação da cirurgia plástica ou mesmo de um procedimento estético deve ser realizada por um cirurgião plástico de confiança e experiente.

Esse profissional é o mais apto para avaliar fatores diversos do caso, como insatisfações da paciente, expectativas com o procedimento, idade, estado de saúde, hábitos e outros aspectos.

Dessa forma, ele consegue fazer uma indicação mais adequada de acordo com o que a paciente deseja e com a manutenção dos resultados almejados.

Além disso, só um cirurgião plástico pode executar essas técnicas com qualidade e segurança.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp