Qual é o tempo ideal para trocar de prótese?

prótese de silicone

Descubra qual é o momento ideal para trocar de prótese.

Com os avanços da tecnologia e todo o processo de sofisticação que a cirurgia plástica vivenciou nos últimos anos. Cada vez mais mulheres estão recorrendo a procedimentos cirúrgicos para conseguirem destacar suas curvas e, em muitos casos, recuperar sua autoestima.

E quando estamos falando sobre cirurgia plástica é praticamente impossível não citarmos as próteses de silicone. As cirurgias de mama já passaram à frente da lipoaspiração e do lifting facial. Outras duas cirurgias realizadas em grandes números em todo o Brasil.

O fato é que muitas mulheres compartilham de uma mesma dúvida: será que as próteses são permanentes? No artigo de hoje, você vai saber um pouco mais sobre a questão.

É mesmo preciso trocar as próteses?

prótese silicone

Sem rodeios, afirmamos que sim. As próteses, como já dissemos acima, passaram por processos de sofisticação nos últimos anos e estenderam sua durabilidade. Nos anos 80, as próteses duravam muito menos porque tinham superfície lisa e o silicone era mais líquido.

Hoje, no entanto, as próteses são texturizadas, fabricadas com inúmeras camadas de gel coeso. Apesar de a prótese durar mais, porém, ela não é permanente. Os fabricantes mais renomados orientam uma troca a cada 10 ou 15 anos. Uma vez que, depois desse período, o material começa a sofrer um desgaste natural e fica difícil definir. Por exemplo, por quanto tempo a prótese ainda permanecerá íntegra e não trará riscos para a paciente.

Quando a prótese passa do prazo de validade. Há uma maior chance de elas se romperem ou mesmo sofrerem um deslocamento e ficarem mal posicionadas. Com o tempo, os implantes também podem apresentar rupturas que, se evoluírem, trarão desconforto e dor nos seios. As possíveis rupturas nos implantes podem ser detectadas por meio de exames como a ressonância magnética e o ultrassom.

Além disso, as próteses também podem sofrer ruptura devido a um acidente automobilístico ou em caso de perfuração por balas ou quedas em esportes radicais, por exemplo. Nesses casos, mesmo que não haja danos visíveis ou perceptíveis, é recomendado fazer uma ressonância magnética de imediato.

O que acontece se eu não trocar?

Surgeons preparing for operation in hospital --- Image by © Drew Myers/Corbis

Surgeons preparing for operation in hospital — Image by © Drew Myers/Corbis

Se uma prótese de silicone não for trocada dentro do prazo estabelecido. As rupturas que possam ter ocorrido irão gerar microvazamentos nos tecidos vizinhos e causar inflamações. Sem o diagnóstico, haverá uma contratura capsular como um aumento da defesa ao redor do implante e será necessário a remoção completa deste tecido.

Cuidados após a troca

protese-mamaria-pos-cirurgico

A troca da prótese só deve ser realizada em meio hospitalar, seja com a mesma equipe que realizou a cirurgia de colocação da prótese de silicone ou com outra equipe de cirurgiões plásticos competentes. Após a troca da troca silicone, é necessário tomar alguns cuidados no período pós-operatório: não deitar sobre os seios e evitar levantar os braços acima da altura dos ombros. Evite também esforços sem necessidade e a exposição aos raios solares para não estimular o desenvolvimento de manchas na região operada.

É importante frisar que, por mais que um procedimento desse tipo seja seguro e duradouro. A prótese de silicone não tem duração permanente. Até o momento, todas elas devem ser trocadas a cada 10 ou 15 anos. Além disso, após efetuar a troca de prótese. A paciente nunca pode deixar de retornar ao médico semestral ou anualmente para fazer um acompanhamento e garantir a perfeição dos seios.

Os exames de rotina – ultrassom e mamografia – também devem ser realizados regularmente não só para verificar a condição das próteses mamárias, mas também para garantir a saúde da paciente em geral.

Você também pode gostar de: Descubra como a prótese mamária vai aumentar a sua autoestima

Saiba mais sobre: Prótese de Silicone e Cirurgias Plásticas


CTA e-book Mitos e Verdades sobre Protese Mamaria baixe aqui

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).