Diminuição dos lábios vaginais: tudo que você precisa saber sobre o procedimento

Ninfoplastia pode ser indicada para questões estéticas ou de saúde. Conheça as recomendações!

A ninfoplastia consiste na cirurgia plástica para diminuição dos pequenos lábios vaginais quando ocorre incômodo estético ou dor nas relações sexuais devido ao tamanho deles.

O procedimento deve ser realizado por um cirurgião plástico de confiança, visto que os pequenos lábios protegem a entrada e a vagina em si, função que não deve ser perdida após a cirurgia.

A seguir tire as principais dúvidas sobre o procedimento, como indicações, como é feito, cuidados pré e pós-operatórios.

Quando a diminuição dos lábios vaginais é indicada?

A realização da ninfoplastia é indicada quando o tamanho dos pequenos lábios causa incômodo estético e psicológico, fazendo com que a mulher fique constrangida ao ter relações com o parceiro.

Além disso, existem situações nas quais o excesso de tamanho dificulta a higienização da região, provocando acúmulo de secreções e urina, que pode ocasionar infecções frequentes, como a candidíase.

Outra situação na qual a cirurgia é indicada é quando o tamanho dos pequenos lábios causa dores durante as relações sexuais ao dobrarem-se para dentro durante a penetração, podendo ocasionar até mesmo pequenas lesões.

Em geral, essas condições ocorrem quando os pequenos lábios ficam expostos, sendo maiores do que os grandes lábios.

Como é realizada a ninfoplastia?

Em geral, utiliza-se a anestesia raqui ou peridural com sedação simples para realização da cirurgia íntima ou anestesia local com sedação, garantindo mais conforto à paciente e alta hospitalar no mesmo dia.

Durante o procedimento, o cirurgião plástico retira a parte excedente dos pequenos lábios e reconstrói as estruturas para que fiquem no tamanho e na estética adequados.

Os pontos para fechar a incisão são, normalmente, absorvíveis, de forma que a paciente não precise retornar ao médico para retirá-los.

A cirurgia também pode ser realizada com o objetivo de melhorar o aspecto dos grandes lábios, podendo ser utilizadas duas abordagens:

  • para redução dos grandes lábios utiliza-se cânulas de lipoaspiração na parte interna para remover um pouco da gordura localizada;
  • quando o objetivo é melhorar o aspecto opta-se pela lipoenxertia estruturada que utiliza gordura da própria paciente para melhorar o tamanho e flacidez.

A duração do procedimento pode variar entre 40 minutos e uma hora e meia. Devido ser uma cirurgia de baixa complexidade, em geral, a alta hospitalar ocorre no mesmo dia.

5 dúvidas sobre a ninfoplastia

Apesar de ser um procedimento simples, a ninfoplastia motiva diversas dúvidas entre as pacientes que têm receios quanto à realização e recuperação desse procedimento. A seguir esclareça as principais incertezas sobre a técnica!

1. Quanto retirar?

A decisão de quanto retirar deve ser do cirurgião plástico com o objetivo de garantir as funções fisiológicas dos pequenos lábios após a cirurgia.

Em geral, a recomendação é que se retire a parte sobressalente dos pequenos lábios que fica evidente quando a mulher está em posição normal.

2. Como fica a sensibilidade?

Um dos principais receios das pacientes refere-se à sensibilidade na região íntima após a cirurgia. É comum que haja mais sensibilidade no primeiro mês, no entanto, ela reduz conforme haja a cicatrização.
Destaca-se que a sensibilidade durante a relação sexual não é alterada, de forma que o procedimento não oferece riscos à libido feminina.

3. Quais as contraindicações?

A cirurgia íntima não é indicada para mulheres que tenham doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca sem controle. A presença dessas patologias contraindica a maior parte dos procedimentos cirúrgicos.

O procedimento também deve ser avaliado no caso de mulheres fumantes, sendo recomendada a interrupção do tabaco três meses antes do procedimento para não comprometer a cicatrização e recuperação.

Por fim, mulheres com infecções ou corrimentos na região a ser operada devem tratar essas ocorrências antes de serem submetidas à cirurgia.

Mulher deitada na grama sorrindo

4. Como é o pós-operatório?

Um dos fatores mais complexos da ninfoplastia são os cuidados no pós-operatório e retorno à rotina. Entretanto, apesar de exigir cuidados especiais como qualquer procedimento cirúrgico, não há dificuldades anormais nessa fase. Ela inclui:

  • repouso total por dois ou três dias após a realização da cirurgia;
  • para quem realiza esforço físico no trabalho o afastamento deve ser de até três semanas para evitar a abertura dos pontos;
  • os exercícios físicos podem ser retomados três semanas após a cirurgia, evitando aqueles que façam contato direto com a região operada, como a bicicleta;
  • a higiene no momento do banho pode ser feita com sabão neutro e água morna, não sendo necessário o uso de substâncias antissépticas ou sabonetes íntimos;
  • após urinar a mulher deve fazer a higienização da região com água e sabonete neutro, evitando infecções;
  • para facilitar a higienização e reduzir os riscos de infecção é recomendado que a mulher não menstrue no pós-operatório, mas caso ocorra deve-se optar pelo absorvente interno;
  • deve-se utilizar roupas mais largas e de algodão até que a cicatrização esteja completa, o que ocorre cerca de 30 dias após a operação;
  • para evitar dores e inflamação os remédios prescritos pelo médico devem ser usados corretamente.

Com esses cuidados a expectativa é que os resultados parciais possam ser observados em até 30 dias e os finais em cerca de 90 dias que é quando o inchaço reduz.

5. Quando retomarei as relações sexuais?

Normalmente, as relações sexuais podem ser retomadas entre 30 e 45 dias após a realização da ninfoplastia, desde que os pontos da cirurgia estejam resistentes, sem afrouxamento para não abrirem devido ao atrito.

A ninfoplastia é um procedimento seguro e de baixa complexidade, mas é essencial que seja conduzido por um cirurgião plástico em uma clínica de cirurgia plástica de confiança e as recomendações pré e pós-operatórias seguidas corretamente para um melhor resultado.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp