11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como preparar a pele no verão

Veja como alguns truques podem ajudá-la a ficar com a pele perfeita e a maquiagem dos seus sonhos mesmo no verão

Dizem que o inverno é a estação mais elegante do ano, e é verdade: não só há mais opções de roupas sobrepostas, por exemplo, como a maquiagem parece ficar mais bonita. Mas em um país como o Brasil, não tem como fugir do calor e das peles brilhantes e oleosas. Ou tem? Bem, alguns truques podem preparar a pele no verão para a maquiagem de forma que ela permaneça com o aspecto sequinho, bonito e com o frescor que você merece. Para começar a escolha dos produtos é essencial. Use itens à prova d’água, que não saem desmanchando com o suor, por exemplo – nem se você chorar de rir com aquela sua amiga engraçada. Por outro lado, um bom truque é combinar produtos cremosos e em pó, como iluminador cremoso nas têmporas e outro em pó por cima dele. Além de intensificar o efeito, a mistura faz com que a maquiagem resista mais tempo ao calor e ao suor.

De qualquer forma, tenha em mente que a pele precisa estar sempre bem hidratada, seja qual for a época do ano: no inverno ele tende a ficar muito ressecada por causa do frio e no verão ela perde muito líquido por causa do calor. Por isso, o uso de hidratantes é essencial, e não, ele não prejudica a maquiagem. Ele deve ser passado após a pele ser lavada com sabonete de limpeza profunda e enxuta. Outro truque ajuda a prepara a pele para a maquiagem no calor é o do gelinho: passe uma pedrinha de gelo (ou um algodão embebida em água muito gelada) por cerca de 5 segundos apenas sobre a pele bem limpa. Além de ser refrescante, ele reduz o inchaço em algumas regiões (como pálpebras, olheiras e bochechas), minimiza os poros e ainda deixa a pele bem macia.

Depois aplique um tônico facial, que pode ser adstringente ou não, o que vai depender do seu tipo de pele. Ele vai ajudar a fechar os poros ainda mais também ajudará a recuperar algumas vitaminas que foram perdidas ao longo do dia, deixando sua pele menos oleosa e com aspecto mais saudável. Agora sim é a hora de aplicar o hidratante. Uma pele bem hidratada é a aliada perfeita da base para a maquiagem, mas para isso é preciso aguardar pelo menos 60 segundos entre a aplicação do hidratante e da base, para que ele seja bem absorvido. Se o rosto ainda estiver úmido quando a base for aplicada ela pode perder suas propriedades originais e se diluir, deixando a cobertura menos eficiente e encurtando a vida útil da maquiagem. Por outro lado, quanto menos óleo tiver o hidratante menos ele vai atrapalhar a fixação do make. Dê preferência aos oil free, mas não exagere na quantidade, aplicando-o com pequenos movimentos circulares com os dedos. Você pode aplicar a base agora ou fechar ainda mais os poros com a aplicação do prime, que também controla a textura da pele. Há primes próprios para as áreas dos olhos, da face e da boca, e seu uso correto ajuda a manter o make por mais tempo.

Depois que a pele já estiver preparada, passe a base. O ideal nesse calor é passá-la com uma esponjinha úmida, tornando a cobertura mais perfeita. Você também pode queimar todas essas etapas e, depois da pele bem limpa e do gelinho, passar apenas um BB Cream, que reúne diversas propriedades em um só produto (base, hidratante e protetor solar). Só depois passe para o blush e o iluminador, combinando texturas (cremosa e em pó) para que a maquiagem fique mais resistente ao calor. Depois é a vez da área dos olhos, com lápis ou delineadores e máscaras para cílios sempre à prova d’água. A última etapa é a maquiagem da boca, usando também batom ou gloss com hidratante, para evitar que a pele dos lábios descasquem. Pronto, você está linda e preparada para encarar qualquer temperatura.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).