Menu

Perguntas para fazer antes da cirurgia plástica

medica-Perguntas-antes-da-cirurgia-plastica

Neste post, apresentamos algumas sugestões de questões que podem ser levadas ao cirurgião na primeira consulta

Independente da necessidade, muitas pessoas ainda se perdem com relação às perguntas para fazer antes da cirurgia plástica, um comportamento que precisa estar presente já na primeira consulta com o médico que será responsável pelo seu procedimento. Além de se preocupar com a própria segurança, um detalhe que inclui cuidados como a credencial do profissional e o ambiente proposto para a operação acontecer, nada mais justo e sensato que ter aquelas perguntinhas de praxe para serem esclarecidas e que ajudam a garantir a sua segurança. Eis abaixo algumas sugestões:

Quais são os benefícios de se submeter a este procedimento? Quanto tempo vai durar?

Muitas pessoas ainda acreditam que a lipoaspiração, por exemplo, acarreta o emagrecimento. Como também que ao aplicar o Botox® apenas 1 vez as rugas sumirão para sempre. Essas são duas exemplificações de mitos que mexem com as expectativas do paciente, sendo que, em ambos os casos, essas afirmações são falsas. Por isso, é importante conversar com o cirurgião plástico sobre os benefícios do procedimento, como se dará o pré e o pós-operatório, como também os cuidados a se tomar para que a operação ocorra em segurança.

O cirurgião sempre será realista e não fará promessas absurdas quanto à cirurgia plástica que você procura. Por isso, conversar também sobre a duração dos resultados é de suma importância, bem como não fugir do acompanhamento médico. Algumas cirurgias podem lhe beneficiar para sempre, mas outras podem requerer procedimentos adicionais. Conhecer todas as possibilidades, tanto positivas quanto negativas, lhe ajudará a tomar uma decisão mais consciente e realista.

Existem alternativas para a cirurgia plástica? Quais são as outras opções de tratamento?

Por causa da rapidez com que os resultados de uma cirurgia plástica aparecem, soa mais fácil recorrer a ela a pensar em soluções alternativas. Voltamos a citar a lipoaspiração, uma das mais buscadas no Brasil inteiro. Nem sempre a mulher precisa de uma operação para eliminar a gordurinha, sendo que uma mudança na alimentação e uma rotina de atividades físicas podem trazer resultados eficazes. A cirurgia plástica sempre será uma grande decisão, cheia de riscos e benefícios que, nem sempre, alcançam o desejo da/do paciente.

Assim, também é importante discutir esse fator com o médico, que lhe apoiará se o procedimento for realmente necessário e com certa lógica de acontecer.

Devo procurar uma segunda opinião?

Um dos pontos de partida em decidir por uma cirurgia plástica é a pesquisa. Por mais que você tenha criado um elo de confiança com um médico, consulte um segundo se achar necessário. Não importa a quantidade, desde que você faça a decisão final muito consciente do que é o procedimento, como ele acontecerá e quais são os possíveis resultados.

Quanto tempo demora a recuperação?

Esse é um fator que também gera preocupação nos pacientes, pois muitos tiram licença do trabalho para poderem se submeter à cirurgia plástica. No caso do Botox®, o retorno é imediato, mas em cirurgias mais complexas o tempo de molho é um pouco maior. Exige-se repouso e outros cuidados como evitar o sol, usar cintas modeladoras, entre outros fatores. Antes de tirar uma folga, converse com o médico para averiguar quanto tempo sem encarar a rotina será realmente necessária. O importante é seguir as regras do pós-operatório à risca.

Essas são algumas perguntas bases que você precisa levar em conta quanto ao procedimento estético. Saiba que não existem limites de questionamentos, pois o papel do médico também é sanar quaisquer dúvidas que você tenha. Sem contar que esse é o maior passo antes da operação, pois é ele que lhe dará o entendimento do procedimento e influenciará na decisão final.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Cristiane Maria da Silva disse:

    Boa tarde Dra. Luciana, tudo bem com vc,,, eu gostaria que a Doutora tirasse uma duvida eu fiz duas cirurgias
    plasticas uma mamaria e a outra abdoplastia’,,,,, a do meu seio eu fiquei sem a sensibilidade e normal isso.

    Sem mas fico no aguardo.

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Cristiane, tudo bom? Espero que sim! 🙂

      Em qualquer cirurgia é normal perder a sensibilidade. Algumas vezes retorna com o passar dos meses, outras vezes não.
      É melhor que converse com seu médico a respeito.

      Beijos

  2. adriana sanches cardenes disse:

    Dra Luciana Boa noite:

    Gostaria de saber se para fazer a plastica de mama, depois de dois filhos minhas mamas cairam muito e estão flácidas, não quro colocar silicone apenas a correçao e retirada deixando-as menores tenhos fortes dores lombar. Minha duvida é : precisa perder peso somente para fazer a platica de redução de seios?
    grata.
    Adriana

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Adriana, como vai?

      Não necessariamente a paciente precisa perder peso, mas os resultados sempre são melhores em pacientes dentro do peso.
      Porém, se for um desejo da paciente a redução de peso, se perder após a cirurgia a mama evoluirá com flacidez.

      Espero ter tirado sua dúvida!

      Beijos

  3. Bom dia Dra ,eu tenho um sobrinho que nasceu com uma das orelha colada, e a vontade dele é ter a orelha igual a da gente ,ele fala orelha normal da ate dó , quero saber se tem correção ele tem 8 anos ,e como devemos fazer desde já obrigada.

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Aurea, como vai?

      Infelizmente não realizamos este tipo de procedimento aqui na clínica. Desculpe não poder ajudar.

      Beijos

  4. Edneia Ferreira disse:

    Boa noite Dra Luciana, Gostaria de saber se existe alguma cirurgia plastica ou produto, que possa regularizar ou melhorar definitivamente deformidade nas nadegas, causadas por: celulite,cicatriz causada por furuncúlo e outros;Se nesse caso a Dra aconselha a protese ou o Pnma, Pmna ou os dois juntos?

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Edineia. Como eu não faço preenchimento de PMMA nos glúteos eu não tenho como responder a sua pergunta. Desculpe não poder ajudar.

      Beijos

  5. PATRICIA. disse:

    BOA NOITE. ESTOU ATRAS DE FAZER UMA REDUÇÃO DAS MAMAS,
    E GOSTARIA DE FAZER UMA LIPO JUNTO.
    MAS DIZEM Q ISSO NÃO PODE .
    JA FIZ EM 2002 .UMA ABDOMEPLASTIA.
    ESTAVA NA FILA DO SUS. E FUI INFORMADA Q SO SAIRA DAQUI 3 ANOS.
    AGORA ESTOU ATRAS PRA FAZER PARTICULAR.
    GOSTARIA DE SABER O VALOR + OU _.
    SE TEM COMO PARCELAR . GRATA

    • Luciana Pepino disse:

      Patricia,

      É muito comum associação de dois ou mais procedimentos numa mesma cirurgia, porém preciso te avaliar antes – pois cada caso é um caso. Aqui na nossa clínica nós trabalhamos com parcelamento, porém somente após a avaliação que eu consigo te dizer o valor da cirurgia. Caso deseje agendar uma consulta, entre em contato conosco. Neste link estão nossos telefones: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos

  6. Méria disse:

    Boa noite, DRA. LUCIANA, tem idade para fazer abdomen e redução de mamas? tenho 50 anos, posso fazer? obrigada!

    • Luciana Pepino disse:

      Bom dia, Méria!

      A idade não interfere, mas sim outros fatores que são confirmados em uma avaliação pessoal. Essa consulta é muito importante, pois além de conhecê-la confirmo informações essenciais do seu histórico médico – assim, consigo garantir conforto e segurança a você.

      Se desejar agendar uma consulta, entre em contato conosco. Neste link você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos 🙂

  7. ELAINE MIRANDA disse:

    Dra gostaria de saber . Eu tenho pitiriase liqenoide cronica ,as dermatologistas que fui disse naum ter tratamento para isso.
    GOSTARIA DE SABER SE COM ESSE PROBLEMA EU POSSO FAZER BRONZEAMENTO ARTIFICIAL?????

    • Luciana Pepino disse:

      Bom dia, Elaine! Como vai?

      Neste caso é melhor você conversar sobre o procedimento com um bom dermatologista, pois ele é o melhor profissional para te avaliar. Infelizmente não contamos mais com este serviço aqui na clínica e no momento não conheço nenhum para lhe indicar. Desculpe não poder ajudar.

      Beijos