Prepare sua pele para o inverno! Aprenda essas dicas infalíveis

Na imagem, uma mulher em área externa, com roupas de inverno, segurando um copo na mão

Ainda temos algumas semanas para adotar uma rotina de cuidados e deixar a pele mais saudável e resistente para o inverno. Veja como se preparar!

É só bater o primeiro friozinho do ano que você já sente que fica com a pele ressecada e os lábios rachando? Essas alterações são causadas tanto pelas condições do tempo quanto pelos nossos hábitos no inverno, mas é possível evitá-las e manter sua pele mais saudável.

Além das baixas temperaturas, essa estação do ano costuma ser mais seca, diferente do que acontece no verão. Com isso, a umidade do ar diminui, o que se reflete em uma redução da transpiração corporal e leva ao ressecamento da pele.

Por isso, é comum ela fique mais sensível e avermelhada, além de apresentar regiões de aspecto esbranquiçado e textura áspera, indicando que houve um dano às proteínas que constituem o tecido cutâneo.

Dicas para evitar a pele ressecada no inverno

Como ainda estamos no outono, temos algumas semanas para colocar em prática alguns cuidados que vão preparar nossa pele para o inverno, deixando-a mais resistente às agressões dessa estação do ano. Confira nossas dicas:

  1. Utilize um bom hidratante facial

O primeiro passo para evitar a pele ressecada é o uso de um hidratante, um produto que ajuda a recuperar a camada hidrolipídica que impede a perda de água. É importante utilizar hidratantes específicos para o rosto e o corpo.

Para quem tem pele seca, recomendam-se hidratantes com ureia, aloe vera e óleo de amêndoas. Para a pele normal, o hidratante pode conter ativos como vitamina A e E.

Lembre-se de que mesmo quem tem pele mista ou oleosa deve usar hidratante. A diferença é que ele deve ter textura de gel e ser oil free para evitar o surgimento de cravos e espinhas.

Na imagem, há uma mulher com roupas de inverno, com as mãos próximas ao rosto, cobrindo-o até a altura do nariz
  1. Evite tomar banhos muito quentes

Tomar um banho bem quentinho e demorado é uma verdadeira tentação nos dias frios, mas esse hábito tende a remover a barreira de proteção da pele, deixando-a ressecada.

Por isso, a dica para preservar a saúde da sua pele no inverno é tomar banhos rápidos com água em temperatura morna.

  1. Prefira um sabonete suave

O sabonete tem a função de remover as impurezas e o excesso de oleosidade da pele. Porém, no inverno, o uso exagerado desse produto pode deixar a pele ressecada por prejudicar a barreira hidrolipídica.

Dessa forma, além de escolher um sabonete neutro ou adequado para o seu tipo de pele, é importante evitar o uso de buchas ou esponjas muito duras, que podem causar lesões.

  1. Aplique protetor solar todos os dias

A radiação solar que danifica o DNA celular e favorece o envelhecimento precoce e o câncer de pele continua agindo no inverno, inclusive nos dias nublados. Por isso, continua sendo necessário utilizar o protetor solar todos os dias.

Assim como acontece com os hidratantes, escolha um produto que seja compatível com o seu tipo de pele. Para o rosto, o ideal é utilizar um filtro com FPS 30 ou superior.

  1. Dedique-se ao cuidado dos lábios

A pele fininha dos lábios sofre muito com o frio e a baixa umidade do ar, ficando muito suscetível ao ressecamento e às rachaduras. Dessa forma, é preciso adotar alguns cuidados especiais para essa região.

Utilize um hidratante específico para os lábios várias vezes ao dia, como os lip balms que contêm manteiga de cacau e óleo de menta em sua fórmula. Você também pode esfoliá-los levemente para remover as células mortas.

Além disso, evite ao máximo umedecer os lábios com saliva, pois ela pode ressecá-los ainda mais. E para evitar ferimentos mais profundos e sangramentos, jamais arranque as “pelezinhas” que se soltam com os dentes!

  1. Invista em alimentos que fazem bem à pele

Ter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes, é fundamental para manter a saúde da pele, pois eles oferecem vitaminas e minerais que ajudam a combater os efeitos dos radicais livres e previnem o envelhecimento.

Porém, para evitar a pele ressecada, você pode incluir mais alguns itens no seu cardápio. A soja, por exemplo, é rica em isoflavonas, substâncias que preservam o conteúdo de água e conferem mais elasticidade ao tecido cutâneo.

Além disso, as oleaginosas como amêndoas, castanhas e nozes são fontes de vitamina E, selênio e outros antioxidantes, que contribuem para a manutenção da qualidade da pele.

  1. Mantenha seu corpo bem hidratado

No frio, muitas vezes nos esquecemos de beber água. Porém, nosso organismo continua precisando de cerca de 2,5 litros por dia para manter o seu funcionamento, inclusive para preservar a integridade da pele e evitar seu ressecamento.

Se você acha difícil tomar água pura nos dias de inverno, aproveite a estação para beber chás naturais à base de frutas e ervas para complementar sua hidratação diária. Apenas evite abusar do chá preto, pois ele pode desidratar o organismo.

  1. Fique atenta às doenças de pele de inverno

Uma pele ressecada fica mais sujeita a apresentar algumas doenças. Mesmo que elas também possam ocorrer durante o verão, o tempo frio e seco acaba favorecendo o surgimento de algumas condições. Fique atenta a estas doenças e procure o médico se necessário:

  • Dermatite seborreica: trata-se de uma descamação que atinge principalmente o couro cabeludo, também acompanhada por aumento da oleosidade e prurido, podendo causar caspa;
  • Dermatite atópica: consiste no surgimento de lesões avermelhadas e descamativas que causam bastante coceira e aparecem com mais frequência atrás dos joelhos, na dobra interna dos braços e no pescoço. Está associada à asma e à rinite alérgica;
  • Psoríase: é uma doença crônica e não contagiosa que causa a formação de manchas vermelhas com áreas esbranquiçadas pelo ressecamento. Pode causar coceira e levar ao sangramento.

Além de adotar esses cuidados, você pode aproveitar o inverno para realizar procedimentos estéticos que requerem que você evite a exposição ao sol. Entre em contato com a clínica da Dra. Luciana Pepino!

 

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).