Os cortes para quem tem cabelo cacheado

Saiba mais sobre cortes e cuidados para quem tem cabelo cacheado ou crespo.

É comum muita gente achar que o cabelo liso é o único que não sai de moda e muitas mulheres fazem de tudo para alisarem os cachos, sem saber que ficariam muito mais belas assumindo-os através do corte certo. É só olhar a moda como algo maleável, que muda completamente de acordo com o país, a cultura e os hábitos femininos. Os cortes de cabelo afro são um charme a parte e tem suas singularidades, que devem ser respeitadas. Neste artigo, vamos falar sobre cortes e cuidados especiais para você que tem cabelos cacheados ou crespos conseguir mantê-los bem cuidados e cheios de poder e estilo.

O cuidado com os cachos é essencial

O cabelo afro requer alguns cuidados a mais em comparação com outros tipos de cabelo e, seja qual for o tamanho das madeixas, o ideal é deixar os fios sempre hidratados para conseguir enaltecer os cortes.

Dispense, por exemplo, produtos não fabricados para seu tipo de cabelo. Se você usa xampus para cabelos lisos, por exemplo, as substâncias do produto irão atuar sobre os fios favorecendo o alisamento e isso acaba estragando seus cachos. Use sempre produtos de boa qualidade e hidrate-os toda semana. Outro cuidado com os cabelos cacheados ou crespos é o penteado, que deve ser delicado, já que os cachos são frágeis e podem acabar quebrando com facilidade. Agora vamos aos cortes!

Cabelos curtos

Se você tem cabelos mais curtos ou está pensando em dar um fim aos fios longos e ousar em um corte mais curto, essa é uma ótima opção para quem gosta de mantê-los controlados com facilidade. O cabelo curtinho fica muito charmoso, especialmente para quem tem o rosto mais fino e quer sair daquela ideia de que o estilo tem que ser linear. O cabelo afro curto também pode ser estilizado como você achar melhor. Você pode deixar os cabelos mais soltos e volumosos, sair daquele corte reto e preferir cachos descontrolados ou deixar o volume mais próximo da raiz com o corte mais rente à cabeça.

Cabelos médios

Mulheres que preferem um pouco mais de volume podem investir em cabelos até a altura dos ombros – os chamados cortes médios. Aqui, não importa se a raiz é bem definida ou não, e se os cachos são mais grossos ou finos. O corte na altura dos ombros é um charme, mas como o cabelo afro é volumoso, o indicado é você abusar do poder dos fios. Para aumentar seu volume, basta cortar as pontas retas e para tirar o volume, corte-o em camadas. Para quem ainda não conhece esse truque e quer experimentá-lo, o corte em camadas diminui o volume, sem tirar a característica única que só os cabelos afro possuem.

Cabelos longos

Quem tem um cabelo afro mais longo – e desgastado ou quebradiço – enfrenta um grande desafio para estilizar os fios, mas nada que não possa ser recuperado com o devido tempo para hidratar dos cachos e retomar a saúde dos fios. Se você tem cabelos mais longos, você pode deixá-los próximo ao centro das costas, dividindo-o ao meio para passar uma impressão de maior volume. Esse tipo de corte precisa ser bem cuidado, já que o cabelo afro tem grandes chances de ficar ressecado devido à oleosidade da raiz, que tende a não chegar até os cachos. Nesse caso, é preciso tratar os fios com cremes específicos.

Franja combina?

Muitas mulheres acham que cabelos crespos e franja não combinam ou ficam na dúvida se as franjas serão ou não um bom investimento para seu rosto. A resposta é clara: a franja é um charme! Apesar de ser mais comum em cabelos lisos, ela fica muito charmosa em cabelos afro. A principal diferença seria o comprimento: nos cabelos afro elas são mais curtas e podem ser laterais, caindo sobre a testa.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).