11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Os benefícios da drenagem linfática

Quais são os benefícios da drenagem linfática

Descubra as principais vantagens de apostar na drenagem linfática

A drenagem linfática é uma massagem feita com movimentos leves que permanecem em um ritmo lento durante todo o procedimento. Isso porque a alta velocidade ou pressão pode prejudicar seu principal objetivo: estimular o fluxo da linfa pelo sistema circulatório. Podendo ser aplicada por profissionais qualificados, este tipo de drenagem demanda técnicas específicas de realização.

Mas o que é a linfa? Linfa é um líquido produzido pelo organismo com a finalidade de limpar as impurezas do sangue enquanto circula pela corrente sanguínea. A linfa tem um papel central de imunização do corpo, atuando em conjunto com os anticorpos, mas seu mal posicionamento entre as células pode causar inchaço e dores. A drenagem linfática é praticada justamente para evitar que a linfa se aglomere entre as células, voltando para o sistema circulatório.

Indicada para uma grande variedade de casos, este procedimento elimina qualquer tipo de inchaço no rosto ou no corpo. A drenagem faz com que o excesso de líquido seja devolvido para a corrente sanguínea que, após ser filtrado pelos rins, é eliminado do organismo em forma de urina. Conheça os 4 principais benefícios da técnica a seguir:

Os 4 principais benefícios da drenagem linfática

  1. Redução de edemas

Edemas são inchaços pelo corpo que podem aparecer com bastante frequência e por consequência de inúmeras condições do dia a dia. Má alimentação, sedentarismo e ciclo menstrual são exemplos de situações que estimulam a criação de inchaços. A drenagem linfática minimiza os edemas e fortalece a circulação. 

  1. Retenção de líquidos

A retenção de líquidos pode ser um pesadelo muitas pessoas, já que aumenta medidas, peso na balança e proporciona desconforto. A drenagem é uma ótima solução para este problema, tendo a eliminação de líquidos como um dos seus objetivos principais. Dica: tome um copo cheio de água antes e depois da sessão.

Veja os benefícios da drenagem linfática
  1. Diminuição de celulite

Líquidos paralisados pelo corpo e edemas são diretamente relacionados com o aparecimento de celulite. O estímulo proporcionado pela drenagem linfática proporciona a eliminação de toxinas, melhorando os aspectos visuais da celulite e auxiliando na sua eliminação gradual.

  1. Melhora a circulação

A massagem aplicada na pele durante a drenagem também ajuda a circulação sanguínea diretamente, fazendo com que o sangue circule com maior facilidade e intensidade. Esta prática alivia dores, tensão, cansaço e incômodos corporais, podendo inclusive melhorar as varizes! 

  1. Drenagem linfática ativa a oxidação dos tecidos

No processo de eliminação de líquidos, toxinas e linfa, o procedimento permite que o oxigênio chegue aos tecidos e todas as células do corpo, levando nutrientes e vitaminas para o organismo inteiro, ajudando no funcionamento geral do corpo.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).