11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

O que é rinomodelação? Conheça seus benefícios

Mulher com rosto harmônico pela rinomodelação

Técnica não invasiva promete melhorar aparência do nariz e promover harmonização facial

O nariz é um elemento central na face sendo determinante para uma aparência satisfatória e mais harmônica. Apesar de ser uma técnica eficiente para corrigir imperfeições no local, muitos pacientes se perguntam o que é rinomodelação.

Essa abordagem é indicada para correção de pequenas assimetrias nasais, podendo melhorar o aspecto da região e beneficiar a autoestima de homens e mulheres.

A seguir conheça a técnica de rinomodelação, suas as indicações e os benefícios que podem ser esperados com essa opção!

O que é rinomodelação?

A rinomodelação consiste em uma técnica não cirúrgica para modificar aspectos estéticos do nariz. Ela é realizada utilizando produtos de preenchimento, como o ácido hialurônico, que são injetados com agulhas específicas.

Uma dúvida comum refere-se às diferenças entre rinomodelação e rinoplastia. A rinoplastia é um tratamento cirúrgico e definitivo para correção de insatisfações nasais, incluindo o tratamento de aspectos respiratórios, como o desvio de septo, quando necessário.

Por se tratar de um tratamento não cirúrgico e usando uma substância preenchedora, a rinomodelação apresenta limitações em relação à rinoplastia, mas ainda assim é capaz de corrigir pequenas imperfeições.

Além de entender o que é rinoplastia, é preciso saber em quais casos essa técnica é a mais apropriada.

Para quem é indicada?

Devido ao caráter temporário da rinomodelação decorrente do uso de uma substância que é reabsorvida pelo organismo, a técnica é indicada como uma prévia da rinoplastia, verificando se o paciente adapta-se ao novo formato de nariz.

Além disso, o recurso pode ser usado por pacientes que tenham pequenas insatisfações nasais para as quais uma intervenção cirúrgica não se justifica.

Entre as correções viáveis com a técnica está a correção de assimetrias, disfarçar a giba nasal, aumentar as asas do nariz ou melhorar o formato da ponta.

Um dos critérios que devem ser analisados pelo cirurgião plástico antes da realização da cirurgia é a expectativa do paciente. Ela deve ser realista e condizente com as possibilidades da técnica.

Além de conhecer as recomendações do procedimento é relevante ter em mente que existem contraindicações. Devido ao uso do ácido hialurônico a técnica não deve ser realizada por gestantes ou lactantes.

Pacientes com diagnóstico de doenças autoimunes, com alergia ao ácido hialurônico ou qualquer outro componente da fórmula ou com lesões no local da aplicação não devem ser submetidos ao procedimento.

É fundamental que para realização da técnica procure-se um cirurgião plástico de confiança. Ao entender o que é rinomodelação observa-se que é um procedimento que exige conhecimento minucioso da face e também senso estético para avaliação.

Rosto de uma mulher com luz apenas em parte do rosto

Como a técnica é realizada?

Por não se tratar de um procedimento invasivo, a rinomodelação pode ser realizada no próprio consultório do profissional.

Em uma consulta prévia o cirurgião conversará com o paciente e avaliará as alterações que devem ser feitas, identificando os pontos de aplicação do ácido hialurônico.

No dia do tratamento em si, o cirurgião plástico faz a assepsia do local (higienização) e aplica um anestésico tópico para reduzir o desconforto com a picada da agulha.

Em seguida, utilizando a agulha ou uma microcânula será realizada a aplicação do produto de preenchimento, em geral, o ácido hialurônico.

Devido à avaliação prévia da insatisfação do paciente e do formato do nariz e da face, o especialista já identificará os pontos e quantidade de aplicação para proporcionar um resultado natural e satisfatório.

Quais os benefícios da rinomodelação?

Optar pela rinomodelação apresenta uma série de vantagens para o paciente que têm claro quais objetivos podem ser alcançados com a técnica. Entre os principais benefícios estão:

  • técnica não invasiva;
  • não exige o afastamento das atividades, como trabalho e estudo;
  • é realizado no próprio consultório, sem necessidade de internação;
  • tem duração média de 40 minutos;
  • proporciona resultados imediatos;
  • pode ser realizada mais de uma vez;
  • tem custos mais acessíveis do que uma rinoplastia;
  • não provoca reações indesejadas na maior parte dos casos;
  • não tem pós-operatório;
  • pode ser revertida por hialuronidase caso o paciente não fique satisfeito.

Além dessas vantagens, a rinomodelação permite a melhora da harmonização facial ao corrigir pequenas insatisfações e assimetrias faciais, promovendo mudanças discretas, mas satisfatórias na face.

O resultado da aplicação de ácido hialurônico tem duração entre 12 e 18 meses, dependendo da resposta do organismo, sendo que a técnica pode ser refeita.

Ao compreender o que é rinomodelação e os benefícios do procedimento o paciente tem melhores condições de definir se essa abordagem é a que melhor atende às suas necessidades.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).