11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

O que é a toxina botulínica e como ela pode me ajudar?

O que é a toxina botulínica?

Descubra o que é e as diferentes aplicações da toxina botulínica

Mais conhecida como Botox, a toxina botulínica possui diversas utilidades e aplicações diferentes com propósitos também distintos. Desenvolvido a partir de uma bactéria natural do nosso organismo, a Clostridium botulinum, os objetivos da sua utilização variam conforme as questões relatadas pelos pacientes e podem ser bastante abrangentes.  

De prevenção de rugas e linhas de expressão à cura de transpiração excessiva e combate ao bruxismo, o Botox precisa ser aplicado por profissionais qualificados e é fortemente aconselhado que só seja utilizado após os 25 anos de idade. Os resultados desta técnica podem ser vistos já em 48h e não existe a necessidade de repouso após o procedimento. Os efeitos têm durabilidade média de 4 meses e deve haver um intervalo mínimo de 3 meses entre as aplicações.

 

Utilidades do botox que você talvez não conheça

 

As diversas aplicações da toxina botulínica

  1. Olhos 

A toxina botulínica pode ser utilizada para amenizar ou prevenir a aparência de olhar caído muito comum com o passar dos anos. A aplicação do Botox em regiões específicas dá aos olhos um aspecto leve e descansado, evitando que a pele abaixo da sobrancelha fique flácida.

  1. Cicatrizes

Pequenas aplicações da toxina podem ser utilizadas para minimizar a aparência de cicatrizes diversas, além de evitar que estas cicatrizes cresçam de tamanho, se alastrando pela região. A indicação, contudo, é para cicatrizes pequenas, ok?

  1. Bruxismo

Ao ser aplicada nos músculos da articulação temporo-mandibular, região responsável pela mastigação, a toxina botulínica impede que o organismo libere a acetilcolina. Esta substância é a que faz com que a contração muscular da mandíbula. Com aproximadamente 20 minutos de duração, o Botox é administrado após uma pomada anestésica ser aplicada na região temporal para diminuir o desconforto e evitar contrações musculares involuntárias.  

  1. Transpiração excessiva

Podendo ser aplicado nas axilas, nas mãos, nos pés ou na testa, o Botox consegue inibir o neurotransmissor responsável pela regulação das glândulas sudoríparas, reduzindo ou até eliminando a transpiração. A aplicação dura cerca de 30 minutos e pode resolver o problema com poucas sessões.

  1. Harmonização

A toxina botulínica funciona com os mesmos propósitos do ácido hialurônico para realizar a harmonização facial. Garantindo um resultado natural, duradouro e seguro, o procedimento utilizando o Botox para fins estéticos pode amenizar a aparência de olheiras profundas, imperfeições na estrutura do nariz e bochechas que se tornam flácidas com o tempo, por exemplo.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).