11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

O que é a ninfoplastia?

Descubra como funciona a ninfoplastia e o seu pós-operatório

A ninfoplastia , é um procedimento cirúrgico que  tem como objetivo principal a redução dos pequenos lábios vaginais em casos em que pacientes possuam hipertrofia na área em questão. A recuperação da ninfoplastia é um pouco desconfortável, mas, mesmo assim, quem recorre a ela tem alta do centro cirúrgico já no dia seguinte ao procedimento.

Com duração de aproximadamente uma hora, seu pós-operatório demanda ao menos 15 dias de repouso em casa. Indicada para mulheres que não se sentem totalmente confortáveis com a aparência dos pequenos lábios vaginais, esta interferência cirúrgica tende a resolver completamente o problema já que seus resultados são profundamente satisfatórios. Veja como é feita a cirurgia e como funciona seu pós-operatório a seguir:

Como é feita a ninfoplastia?

Com anestesia local, a ninfoplastia é realizada em um ambulatório simples com ou sem a necessidade de sedação da paciente. A duração é de aproximadamente 1 hora e o procedimento conta com cortes nos pequenos lábios e costura as bordas de uma maneira que a cicatriz não fique visível. Os fios utilizados para a sutura são absorvíveis pelo corpo, não precisando retornar para tirá-los.

Caso a profissional escolhida para a realização do procedimento opte por saturar com pontos comuns, o que pode acontecer, a retirada dos pontos acontece 8 dias após o procedimento ser realizado. A ninfoplastia resolve questões como assimetria, volume excessivo e dor ou incomodo durante relações sexuais. As técnicas são diversas e precisam ser aplicadas conforme a reclamação da paciente, sempre com a análise da cirurgiã.

Mulher sorrindo com as mãos formando um coração na frente do rosto

Entenda a recuperação pós-cirúrgica 

A alta, como dito no início do texto, acontece no dia seguinte ao procedimento, mas as atividades normais como a rotina de trabalho só podem ser realizadas depois de 15 dias. Relações sexuais e exercícios físicos, por outro lado, só estão liberados depois de 45 dias da ninfoplastia. É comum que a região fique inchada, avermelhada e com algumas marcas arroxeadas, ok? Fique tranquila! 

Realizar sessões de drenagem linfática é super recomendado para diminuir o inchaço, as dores e facilitar a recuperação. Os resultados do procedimento ficam totalmente aparente cerca de 6 meses depois, já que neste período é bem provável que a cicatrização já tenha sido realizada por completo. É muito importante que a região seja mantida sempre limpa e totalmente seca, sendo indicado até realizar algumas compressas geladas no local nos primeiros dias. A médica poderá receitar pomadas cicatrizantes ou com ação bactericida. 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).