11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

O que é a ninfoplastia?

ninfoplastia

Descubra como é a cirurgia de ninfoplastia, o pós-operatório, os seus benefícios e os resultados que ela proporciona

A ninfoplastia é uma cirurgia íntima feminina, que visa a redução dos pequenos lábios vaginais, por meio da retirada do excesso de mucosa do local para devolver a aparência natural, funcional e harmoniosa da genitália feminina. Esse procedimento cirúrgico também serve para corrigir assimetria e dor ou incômodo durante as relações sexuais.

Cada vez mais, as mulheres buscam por esse tipo de procedimento. Segundo dados estatísticos de 2017, levantados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil registrou mais de 21 mil cirurgias de ninfoplastia por ano, colocando o país em primeiro lugar no ranking mundial.

Neste artigo, vamos explicar as principais indicações da ninfoplastia, seus benefícios, contraindicações, como a cirurgia é realizada, quais são os cuidados pós-cirúrgicos e os resultados obtidos. Boa leitura!

Quais são as principais indicações para a realização da ninfoplastia?

A ninfoplastia é indicada para mulheres que se sentem desconfortáveis com a aparência dos pequenos lábios vaginais. Em alguns casos, o motivo para buscar a cirurgia é a dificuldade em higienizar a região, o que pode levar um acúmulo de urina e secreções, provocando infecções recorrentes, como a candidíase.

Contudo, a principal motivação para a cirurgia é o incômodo psicológico que ocorre na exposição ao parceiro, bem como eventuais dores durante a relação sexual, que podem surgir quando as estruturas dos pequenos lábios dobram em direção ao interior da vagina durante a penetração, podendo provocar lesões devido ao atrito.

Quais os benefícios de realizar esse procedimento?

A cirurgia íntima proporciona diversos benefícios às mulheres, como:

  • melhora a aparência da vulva e da vagina;
  • proporciona maior sensação de bem-estar e aumenta a autoestima;
  • elimina os desconfortos causados pelo atrito de roupas;
  • evita dores durante a prática de exercícios físicos;
  • melhora o desempenho sexual, anulando possíveis dores causadas pelo atrito com os pequenos lábios.

Para quais casos a ninfoplastia não é indicada?

Em geral, a cirurgia íntima não tem contraindicações. No entanto, como para qualquer procedimento cirúrgico, mulheres com doenças crônicas, como diabetes, insuficiência cardíaca e hipertensão descontroladas devem evitá-la.

As pacientes que apresentam infecção ativa no local ou corrimento precisam fazer um tratamento antes de se submeterem à cirurgia. As fumantes devem se abster por, no mínimo, três semanas antes da cirurgia.

Como é realizada a ninfoplastia?

A decisão sobre a quantidade de tecido que deve ser retirado é tomada pelo cirurgião plástico, que considera não somente o aspecto estético, como também os relacionados à função dos pequenos lábios. O objetivo é tirar o excesso que fica projetado para fora dos grandes lábios.

Quanto à anestesia, normalmente é utilizada a raquidiana ou peridural com sedação simples, para que a paciente durma durante o procedimento. Também é possível utilizar somente a anestesia local com sedação, o que possibilita deixar o hospital no mesmo dia.

A duração é cerca de 40 minutos a uma hora e meia. O procedimento conta com cortes nos pequenos lábios e costura nas bordas, de maneira a não deixar cicatriz visível. Os fios utilizados para a sutura são absorvidos pelo corpo, não precisando retornar para tirá-los.

Procedimentos para melhorar o aspecto dos grandes lábios

Para a redução dos grandes lábios são utilizadas pequenas cânulas de lipoaspiração na porção interna do grande lábio. Já quando o aspecto indesejado se deve a fatores como envelhecimento, perda de peso ou hereditários, o cirurgião pode melhorar o problema com aplicações de gordura da própria paciente.

Como é a recuperação da cirurgia?

A alta ocorre no dia seguinte ao procedimento, mas as atividades normais como a rotina de trabalho só podem ser realizadas após 15 dias da cirurgia. A liberação para relações sexuais e exercícios físicos são permitidas após 45 dias.

Quanto aos cuidados, é muito importante que a região seja mantida sempre limpa e totalmente seca. Para acelerar o processo de cicatrização e evitar inflamações, o cirurgião plástico poderá receitar pomadas cicatrizantes ou com ação bactericida.

É comum que a região fique inchada, avermelhada e com algumas marcas arroxeadas. Para melhorar esses sintomas e facilitar a recuperação, são indicadas sessões de drenagem linfática, pois ajudam a diminuir o inchaço e as dores.

Quais cuidados devem ser tomados no pós-operatório?

Em geral, o pós-operatório da ninfoplastia não apresenta problemas. Contudo, por se tratar de um período em que ocorre a cicatrização e determina os resultados, é importante observar alguns cuidados. tais como:

  • banho: a higienização da região íntima deve ser realizada preferencialmente com água morna e sabonete neutro, evitando o uso de substâncias antissépticas;
  • exercícios físicos: o retorno deve ser gradual e somente após três semanas da cirurgia, evitando por mais algum tempo equipamentos como a bicicleta e outros que possam pressionar a região;
  • higiene íntima após o uso do banheiro: é recomendável limpar a região com água e sabonete após urinar, a fim de evitar a proliferação de bactérias. Quando estiver fora de casa, é importante ter lenços umedecidos para manter a higiene;
  • menstruação: o ideal é que a mulher não fique menstruada logo após a cirurgia para não prejudicar o processo de cicatrização. Por isso, é importante programá-la para logo após o final da última menstruação;
  • relações sexuais: podem ser retomadas somente após 45 dias da cirurgia, desde que os pontos estejam resistentes;
  • repouso: deve ser mantido por dois a três dias após o procedimento;
  • vestuário: é recomendável usar calcinhas mais largas de algodão e roupas confortáveis para permitir que a região permaneça bem arejada até que a cicatrização se complete.

Quando os resultados podem ser notados?

Os resultados da cirurgia plástica podem ser observados de maneira gradual. Isso porque, após 30 dias, a cicatrização já terá se completado, porém a aparência da região ainda será parcial.

Após 90 dias da cirurgia, o inchaço já estará bem reduzido e o aspecto estará muito próximo do resultado. Somente após 6 meses é que a paciente poderá obter a aparência definitiva da região.

Como vimos, a ninfoplastia é uma cirurgia íntima feminina utilizada para reduzir os pequenos lábios vaginais, corrigir assimetrias e resolver problemas relacionados à dor ou incômodo durante as relações sexuais. Contudo, para garantir a eficácia do procedimento, é fundamental escolher um bom cirurgião plástico e observar os cuidados pós-operatórios.

Gostou deste artigo? Para ampliar os seus conhecimentos sobre o assunto, conheça os diferentes tipos de cirurgia feminina íntima!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).