11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Nova Febre: Água Micelar

Conheça todos os benefícios da água micelar e saiba como fazer uso dela.

Hoje em dia, principalmente nas grandes cidades, a poluição está por toda parte e para manter o rosto sempre saudável e livre de sujeiras e oleosidade é preciso cuidar diariamente da pele facial. Entre os produtos que ajudam na recuperação das células e no cuidado com peles mais delicadas, está a água micelar. Trata-se de uma nova febre entre as brasileiras. A água micelar já é famosa na França e, além de dispensar tônicos e demaquilantes e prometer uma pele mais bela e saudável, é capaz de remover as sujeiras mais profundas da pele. Tudo isso sem prejudicar o equilíbrio fisiológico de cada mulher.

Como funciona?

A água micelar age na pele, assim como os produtos já conhecidos. A diferença é que ela costuma apresentar quase zero de incidências de alergias em peles mais sensíveis, além de absorver a sujeira da pele sem deixar danos. O produto é uma solução a mais de limpeza com moléculas solúveis em água e óleo. Sua composição pode conter ainda extratos botânicos e zinco. É uma espécie de agregado de moléculas com características apolares e polares. Ou seja, o produto cuida da pele da melhor forma.

Como usar?

Antes de citar todos os benefícios da água micelar, vamos explicar como ela deve ser usada. Em primeiro lugar, a água micelar deve ser aplicada com a ajuda de um algodão e sempre que sentir que sua pele está precisando de limpeza – não use os dedos. Aplique-a também antes da maquiagem e ao voltar para casa, quando quiser retirar a maquiagem no fim do dia. Vale lembrar que é preferível evitar a área dos olhos e, além disso, não é necessário enxaguar o rosto para retirar a água micelar posteriormente, uma vez que ela não contém produtos químicos e servirá, aliás, como um ótimo hidratante para ajudar a revitalizar a pele.

Explore, de forma mais detalhada, todos os benefícios da água micelar:

Promove a limpeza facial

A água micelar é perfeita para higienizar o rosto, pois é um produto formado por micelas, que são moléculas que ajudam a remover o sebo e todas as impurezas que vão se acumulando na pele ao longo do dia. Atualmente, as micelas estão presentes na grande maioria dos cosméticos de boa qualidade. Elas ajudam a transportar ativos e vitaminas e, combinadas com a água, trarão uma limpeza de pele perfeita.

Não agride a pele

Muitos produtos que estão disponíveis no mercado para esse propósito acabam agredindo a pele por conter substâncias fortes. No caso da água micelar, trata-se de um cosmético natural – isento de álcool, agentes químico e conservantes – e ideal para limpar o rosto de forma profunda, já que, além de retirar impurezas e gorduras, não agride a derme. Dessa forma, sua pele não irá sofrer danos a longo prazo. Vale lembrar que é interessante usar a água micelar sobre a cútis diariamente, no período da manhã e à noite.

Hidratação

Além de higienizar e não agredir a pele, a água micelar também serve como um ótimo produto para hidratação, uma vez que ajuda a fechar os poros e melhorar a cútis, resgatando o brilho da pele. Se usada diariamente, as gorduras tendem a desaparecer de forma considerável. Após a ginástica ou de um dia de praia, por exemplo, aplique algumas gotas sem esfregar ou enxaguar para ajudar a recuperar a cútis.

Serve para qualquer tipo de pele

Com a água micelar, você não vai precisar ficar procurando por produtos específicos para sua pele ou com aquela preocupação de ter algum efeito colateral. Para peles normais, ela irá servir como um ótimo limpador, tônico e removedor de maquiagem, com efeitos que são potentes e promovem uma limpeza mais elevada. Quanto às peles sensíveis, a água micelar não irá danificar a cútis, removendo a maquiagem sem danos. É interessante frisar que, após sua aplicação, você não precisa de outro hidratante.

É prática e não causa acne

Para a alegria daquelas com pele mais oleosa, a água micelar não causa acne – ao contrário dos demaquilantes comuns, a água micelar ajuda a hidratar a pele do rosto. Quando a maquiagem é muito pesada e concentrada, o indicado é recorrer aos produtos tradicionais a fim de evitar resíduos. A praticidade também é uma vantagem da água micelar. Como ela possui agentes calmantes e não necessita de ser retirada da pele posteriormente, é possível abrir mão do tônico. Ou seja, todo aquele ritual de limpeza diário da pele pode ser reduzido a algo muito mais prático, ideal para o dia a dia.

CTA Assine o BLOG Dra Luciana Pepino 2
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).