Ninfoplastia: tudo o que você precisa saber

ninfoplastia

Entenda um pouco mais como se dá essa cirurgia voltada para a região íntima da mulher

Ultimamente, as mulheres andam perdendo o receio na hora de procurar pela ninfoplastia, cirurgia plástica que tem como objetivo remover o excesso de pele da região da vulva. Isso acontece quando o tamanho dos pequenos lábios ultrapassa o dos grandes lábios, o que compromete a autoestima de quem se enquadra nesse dilema, perdendo até mesmo a libido. Por mais que a busca tenha caráter estético, quem procura por ela pode sentir vergonha da situação, sem contar a dor e o desconforto que é sentido ao usar calças justas, biquíni e até mesmo durante a relação sexual.

Mas por que isso acontece na região genital feminina?

O excesso de pele pode começar a acontecer na puberdade por um motivo de desenvolvimento anormal, que acarreta no crescimento desproporcional dos pequenos lábios vaginais. Anabolizantes e hormônios também podem ser responsáveis por esse quadro, bem como motivos genéticos.

Por quais outros motivos a mulher busca pela ninfoplastia?

Por vezes, o desconforto estético fala mais alto quando uma mulher recorre a este procedimento, mas há outros casos um pouco mais sérios: dificuldades na higienização e incômodo durante relações sexuais. Inclusive, há casos de escurecimento dos pequenos lábios, o que deixa a paciente ainda mais inibida.

Quais são os tipos cirúrgicos da ninfoplastia?

Além de reduzir o tamanho dos pequenos lábios (labioplastia), há mulheres que reduzem o Monte de Vênus, um procedimento que ocorre por meio de uma lipoaspiração da região pubiana para remover o acúmulo de gordura acima do púbis. Há também a correção dos grandes lábios para lhes devolver a simetria.

A operação não compromete em nada a sensibilidade na região e é realizada por meio de anestesia local ou sedação, com alta após o procedimento.

Como se dá a cirurgia?

O procedimento é focado no excesso de pele, da parte que fica mais visível. Muito se imagina que os pequenos lábios serão eliminados, mas não é verdade. Só a parte externa é tratada durante a operação. Os resultados melhoram a anatomia da vulva, o que deixa a mulher satisfeita e mais confiante.

De acordo com um artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a ninfoplastia é buscada em 95% dos casos para devolver a harmonia e a simetria dos lábios vaginais por questões estéticas. Se ainda tiver dúvidas, não hesite em conversar com o cirurgião plástico e fazer todas as perguntas pertinentes que lhe ajudarão na tomada de decisão.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. sheila disse:

    Gostaria de saber a faixa de valores para ninfoplastia.

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Sheila!
      Infelizmente não tenho como informar valores sem antes avaliar você pessoalmente, pois cada caso é um caso.
      Como sempre digo, a consulta presencial é muito importante, pois é nesse momento que o especialista fica sabendo de mais informações essenciais sobre o paciente – como o histórico médico.
      Depois disso é que conversamos sobre valores.

      Para mais detalhes sobre o agendamento de consultas, peço que entre em contato por telefone, por gentileza. Nossas secretárias terão o maior prazer em atendê-la. No link abaixo você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp

      Beijos!

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp