Tendencia Militar Como combinar

Saiba tudo sobre uma das maiores tendências da moda inverno 2015 e veja como deixar o look ainda melhor!

O inverno se aproxima e com ele as novas tendências da estação, que já começam a sair das vitrines para as ruas. Uma das novidades, que nem é tanta novidade assim, é o estilo militar, que já andou exibindo seu verde exército, suas boots e roupas camufladas em invernos passados. No entanto, em 2015 a tendência é de cortes mais femininos, looks mais charmosos, peças internacionais que ganham uma releitura mais brasileira. Entre os clássicos must have do estilo destacam-se os casacos inspirados nas parkas dos militares americanos dos anos 50 e nos anoraques esquimós, aqueles casacões sem abertura frontal forrados de pele até o capuz. Balenciaga, Alexander Wang e Stella McCartney sofisticaram o modelo: o primeiro com texturas plastificadas, o segundo com recortes geométricos e a terceira com suas versões em tricô.

Além das grandes grifes, as maiores lojas de rede do país já estão com suas roupas em estilo militar nas araras, das boots às boinas e chapéus, tudo muito confortável e quentinho, do jeito que a roupa de inverno deve ser. Além das estampas tipicamente militares, como as camufladas, as coleções chegam com o verde musgo como carro-chefe, e muitos trench coats, casacos ajustados e abotoados na frente, cortes pesados nos vestidos e um certo ar destroyed que só faz aumentar o charme. Para acompanhar tudo isso, nada melhor do que as boots ou coturnos, que têm tudo a ver com os modelos, dos shorts e vestidos às calças. Só deve tomar cuidado quem tem as pernas grossas na hora de coloca-las de fora, porque esse tipo de calçado as deixa mais cheinhas. Aí vale a pena trocar por um sapato fechado mais simples, que alongue mais as pernas.

De uma forma geral, no entanto, a tendência militar é um estilo fácil de ser combinado, principalmente com tons neutros. A blusa militar, aquela camuflada aberta na frente e de mangas compridas, continua em alta e fica ótima com jeans, coturno e camiseta básica branca, por exemplo, ou simplesmente por cima do clássico tubinho preto. A estampa também pode aparecer em minissaias, legguings (que ficam ótimas comscarpim) ou cobrindo um look mais básico ainda, com short, camiseta e bota de camurça. Já a parka fica perfeita para ser usada com vestidos leves ou um jeans bem justo, do tipo skinny.

Os tons de caqui e bege também estão em alta e valem ser combinados com o verde musgo. A cintura vem bem marcada nessa estação, por isso deixe as roupas de cintura baixa para o próximo verão, quem sabe. Por hora a ordem é peças superiores acinturadas, saias e calças com a cintura no lugar. Quem quiser fugir um pouco da rigidez militar e dar um toque mais feminino pode apostar nos acessórios, como lenços com brilho e echarpes mais femininas. Você também pode deixar o coturno um pouco de lado: além do scarpim, sandálias altas de tiras, ankle boots mais delicados e sapatilhas também estão valendo para compor um lookbem bacana. As mochilas do tipo exército são outra forte tendência, mas se não quiser deixar o look muito caracterizado, opte por bolsas mais femininas, de couro, ou clutches, que podem ter spikes, tachas ou qualquer detalhe metalizado. Assim você ficará confortavelmente aquecida e na moda durante todo o inverno.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).